VEREADOR PAULINHO PEÚCA QUESTIONA: "PATROCÍNIO CORRE O RISCO DE PERDER MINHA CASA, MINHA VIDA?"

O vereador Paulinho Peúca usou do Grande Expediente na Reunião Ordinária desta terça-feira, 11/3, para demonstrar sua preocupação sobre o risco que o governo municipal estaria correndo em perder os apartamentos do ‘Minha Casa Minha, Minha Vida’ destinados a Patrocínio. A cobrança diz respeito aos apartamentos cujo contrato com a CEF foi assinado no final de 2024 e que seriam construídos num terreno localizado no Bairro Cruzeiro da Serra.
INFORMAÇÕES DESENCONTRADAS
Segundo Peúca, as informações até o momento são desencontradas, pois ninguém sabe ao certo onde os apartamentos serão erguidos, razão pela qual o Secretário Municipal de Habitação, Paulo Roberto dos Santos precisa se manifestar oficialmente.
O vereador contou que visitou os três pontos anteriormente citados como prováveis locais para instalação do PMCMV e que, somente no Bairro Cruzeiro da Serra existe um canteiro de obras, porém sem homens trabalhando. “O povo de Patrocínio merece saber a quantas anda este projeto… se a iniciativa foi judicializada - como estão dizendo nas ruas -, se o local para construção dos apartamentos foi definido e o mais importante: quando será iniciado o cadastramento dos interessados. E não é o vereador Paulinho Peúca que quer saber… É a população carente de Patrocínio que merece uma resposta”, sintetizou.
DÉFICIT HABITACIONAL
O déficit habitacional em Minas Gerais tem crescido de forma alarmante, com um aumento de 30% entre 2016 e 2022, três vezes mais que a média nacional, o que colocou o Estado na segunda posição entre os mais afetados pelo problema. De acordo com a Fundação João Pinheiro, Minas já enfrenta um déficit de 556 mil moradias.
COMO FUNCIONA O PROGRAMA
Criado em 2009, o programa “Minha Casa, Minha Vida” foi estruturado para atender diferentes faixas de renda, com o objetivo de ampliar o acesso à moradia. A Faixa 1 contempla famílias com renda bruta de até R$ 2.640, enquanto as Faixas 2 e 3 atendem rendas maiores, chegando a R$ 8 mil.
Para participar, os interessados devem procurar a Caixa Econômica Federal e realizar uma simulação de financiamento, que ajuda a determinar o valor disponível para investimento na casa própria. O primeiro passo é verificar os imóveis disponíveis e as condições de financiamento. É necessário apresentar documentos que comprovem a renda familiar e a situação cadastral, fundamentais para a análise de crédito.
Após a aprovação, o contrato é formalizado, permitindo que o beneficiário tenha acesso ao imóvel. O acompanhamento do processo pode ser feito diretamente nas agências da Caixa ou pelos canais de atendimento do banco.
Qual é a sua reação?






