
O vereador Odirlei Magalhães descreveu o presente de grego que a comunidade do Distrito de São João da Serra Negra e a própria cidade de Patrocínio recebeu da administração Municipal, governo Deiró Marra, que propõe instalar o Aterro Sanitário, próximo à comunidade de São João da SerraNegra, encostado na fonte, nascente das águas mineral Serra Negra, em cima do lençol freático que influencia a bacia do córrego Feio que abastece a cidade de Patrocínio.
Para o parlamentar essa possibilidade não foi bem analisada, pois descredencia uma riqueza que figura na bandeira da cidade, município estancia Hidromineral, não explorada a contento, que futuramente será contaminada por chorume, com metais pesados e protozoários que pode contaminar as águas do Córrego Feio.

Observou, em Patrocínio, tem um índice grande, de casos de câncer, sendo uma cidade que mais tem casos no Hospital do Câncer de Barretos, muitos apontam as águas contaminadas por defensivos agrícolas e agora pode aumentar e com o surgimento de novos casos e outras doenças. O fato não faz jus a conservação do manancial e nem mesmo os investimentos em saúde, com Pronto Socorro novo e hospital regional. O que esta sendo proposto é retroceder nesses quesitos ambientais, saude e sociais.
Em vídeo o vereador apontou alguns pontos relevantes e afirmou que irá acionar o Ministério Público Ambiental para coibir tal agressão à população patrocinense e são joanense. Em off, considerou o fato como presente de troia, ou seja a cereja do bolo, veja: São João tem rodovia com nome de Deiró Marra, com pista de caminha entre São João e Guimarânia, teve inumeras obras, reformas de poliesportivo, campo de futebol, creche, posto de saúde, instalação de ETA-Estação de Tratamento de água, não paga nem consumo de água e nem pelo tratamento de esgoto, teve a ampliação de cemitério e loteamento. Teve uma atenção especial, mas somos geradores de receita e emprego rural que abastece e movimenta o agro na região.
E com essa tentativa de implantação desse Aterro sanitário, a 2 km da comunidade, colocou tudo por terra, todo prestigio, nos dando a “cereja do bolo” a contaminação da terra, do ar e da água da cidade. Ainda mais quando, vemos que a lei sancionada, menciona que o aterro Sanitário poderá receber lixos de outras cidades, atendendo a consórcio intermunicipal. Pergunto, qual cidade da região está apta e quer receber resíduos, lixos, contaminação, doenças, mortes. Tudo indica, que só Patrocínio , sinal de desamor ao povo desse torrão rangeliano.

Veja a transcrição do video realziado pelo vereador abordando o futuro caos do lixão naquela
Você que acompanha nosso mandato de Vereador aqui no município de Patrocínio. Hoje é 17 de janeiro de 2022 e eu estou aqui as margens da BR 365 a 14 km da cidade de Patrocínio, em frente ao trevo de acesso à comunidade de Rua de Crioulos, pertinho da Pif Paf Alimentos. Nesse local a Prefeitura de PTC pretende instalar um aterro sanitário. Lixao.
Em dezembro de 2021, já havia criticado essa ideia após ouvir uma entrevista do Secretário de Meio Ambiente, Antônio Geraldo, noticiando a implantação do aterro próximo ao trevo do Hotel Serra Negra. Assustei com aquela noticia e me posicionei contrário registrando inclusive nota de repudio no plenário da Câmara. Ocasião da discussão da possibilidade da vinda da cervejaria Heiniken (incoerência). Imaginei que aquela ideia não prosperaria tamanha era sua incoerência.
Porém no dia 16 de dezembro de 2022, recebi uma ligação do produtor rural que arrenda essa área para plantio de milho e cará, relatando que uma equipe da prefeitura esteve no local , quando disseram, que a Prefeitura já teria a posse judicial de uma área de 40 hectares do imóvel. E voltariam em breve para demarcar e cercar a área e já iniciar as obras de instalação do aterro sanitário. Esse produtor rural pedia ajuda para não perder sua produção de milho e cará caso a Prefeitura fosse realizar a limpeza da área de imediato para a construção do aterro.
Diante desses fatos procurei informações pessoalmente com o Secretário de Meio ambiente Sr. Antônio Geraldo de Oliveira, que confirmou a intenção da Prefeitura em instalar o aterro sanitário no local. Relatando e confirmando a existência de um processo de desapropriação para essa finalidade em andamento.
Ao ter acesso ao processo de desapropriação da referida área, tomei conhecimento do decreto municipal de desapropriação de 13 de julho de 2022 assinado pelo Prefeito Deiro Marra e inclusive já efetuou o pagamento judicial de R$ 900 mil reais pelos 40 hectares desapropriados e concedida a posse provisoria por decisão judicial.
No início de janeiro de 2023, o proprietário da área pediu a suspenção da liminar que deu posse provisória à Prefeitura, alegando falta de estudos geológicos que provem a aptidão da área para aterro e contestando também o valor pago em juízo pela Prefeitura e aguarda decisão da justiça para seus questionamentos.
Outra alarmanente e preocupante informação, esta inserido no decreto de desapropriação da Prefeitura de Patrocínio para a construção de aterro sanitário aqui na região de São João da Serra Negra aumentado diz que o local facilitará que outros municípios circunvizinhos que fazem parte de um consórcio intermunicipal que poderá depositarem seus resíduos no referido local. Pode-se deduzir então o grande volume de lixo que se pretende depositar nesse aterro trazido de outros municípios.
Estudando a legislação sobre aterros, fala que os solos para essa finalidade de aterro não podem apresentar processos de erosão, e é justamente o que está ocorrendo no local nesse momento e que precisa inclusive do manejo adequado para estancar essa erosão.

O vereador fez alguns questionamentos ,pois o fato incomoda muito e precisam ser respondidas em relação a intenção da Prefeitura de Patrocínio de instalar um aterro sanitário nesse local.
Pergunta 1 – Aqui, na região de São João da Serra Negra, a 4 km da sede do distrito, ao lado da estância hidromineral Serra Negra, a 1800 metros de distância da engarrafadora de água mineral Serra Negra é o melhor local para a Prefeitura de Patrocínio instalar um aterro sanitário?
Pergunta 2 – Aqui nessa área localizada a 650 metros de distância da Pif Paf, maior empresa alimentícia do município é o melhor local para a Prefeitura de Patrocínio instalar um aterro sanitário?
Pergunta 3 – Aqui nessa área localizada a 450 metros à montante da nascente de agua que abastece mais de 20 famílias da comunidade de Rua de Crioulos é o melhor local para a Prefeitura de Patrocínio instalar um aterro sanitário?

Diante da inconformação da escolha do local por esses inúmeros e breves analises, em receber o lixo de Patrocínio e de cidades vizinhas .O Vereador afirmou que está acionando ainda essa semana o MP do Meio Ambiente para nos ajudar a buscar dessas respostas. E que mais informações sobre essa questão você poderá acompanhar aqui nas redes sociais do Vereador Odirlei Magalhães,
Outro grave ponto apontado, denuncia do vereador Odirlei e ex-conselheiro do Codema – Conselho municipal de Proteção e Conservação do Meio Ambiente. Relembrou que o município anunciou há uns 4 anos na mídia, a Licença Ambiental do Aterro Sanitário de Patrocínio, deve estar vencendo e este ficou só no papel. Este projeto de instalação do Aterro sanitário foi aprovado, definido local próximo a MG 462, (Perdizes) a 10 km da cidade, com estudos geológicos e tudo mais. Porém, a licença não saiu do papel, pois houve gestão de parlamentar federal, que interviu na desapropriação do terreno para tal, pois pertencia a um amigo do deputado, que por sinal se diz ambientalista, não é patrocinense e mudou a implantação do aterro sanitário já licenciado. Ocasionando repentinamente a mudança de local, sem um estudo básico, sem uma justificativa clara e plausível.
O que cabe a este simples vereador e intervir, esclarecer, conscientizar, pois sou patrocinense, ocupo cargo de representativa legislativa, conheço a realidade de Patrocínio, a estância hidromineral, e os impactos que serão promovidos e sei o quanto o local, agora licenciado, ira prejudicar não só a comunidade de São João, mas toda população patrocinense.