Uso inadequado do pronto socorro: 84% dos atendimentos não são de urgência

Em entrevista à Modulo FM, ao reporter André Costa, a secretária de Saúde, Luciana Rocha, foi questionada quanto à demora no atendimento no Pronto Socorro (UPA/PS). Ela afirmou que está dentro da normalidade.
A secretária destacou o uso inadequado do UPA/Pronto socorro, para os casos que não deveriam ser atendidos no pronto socorro.
Em números, afirmou que, nesses 4 meses, foram atendidos 44.789 pacientes. E 84% classificados como verde (não urgente), e desses, 44% sequer deveriam ter procurado o pronto socorro, pois esses casos foram considerados eletivos, ou seja, consultas que deveriam ser agendadas nas unidades de saúde nos bairros ou na policlínica. E enfatizou: "Não negamos atendimento a nenhum paciente."
Desse montante, 44 mil, apenas 67 pacientes foram considerados vermelhos (risco iminente de morte), e 6.800 pacientes (15%) foram classificados como amarelo.
A secretária alertou que o objetivo de uma UPA/PS é atender pacientes emergenciais, em conformidade com o Protocolo de Manchester.
Ou seja, 20 mil atendimentos poderiam ser realizados nas unidades de saúde dos bairros, pois na UPA/PS, o médico está para atender casos de gravidade.
Aumento de profissionais no PS:
A secretária municipal de Saúde, Luciana Rocha, informou que o Pronto Socorro (UPA/PS) teve o reforço de 1 médico tanto no período da manhã quanto à tarde.
No feriado da Semana Santa, houve o aumento de dois médicos.
Na segunda-feira, após a Fenacafé, houve o aumento de três médicos à tarde e à noite.
E com o novo feriado de 1º de maio, haverá um aumento de profissionais devido ao aumento da demanda, pois serão quatro dias com as unidades de saúde nos bairros fechadas.
Contratação de mais médicos e exames:
A secretaria anunciou o lançamento de um edital de credenciamento para todas as especialidades médicas e exames. Tanto para o PS quanto para as unidades de saúde, com o objetivo de diminuir a fila de espera por exames. E em breve, será lançado um edital para cirurgias e dar celeridades a esses procedimentos.
Novidades:
Atualmente, a policlínica conta com um infectologista, e o atendimento de pneumologia foi retomado, atendendo pacientes acamados com uso de balão de oxigênio nas residências. Além disso, foram contratados mais dois geriatras, e em breve haverá um hematologista.
Desde janeiro, a UPA/PS recebeu mais vinte técnicos de enfermagem, quatro enfermeiros e sete auxiliares de serviços gerais, nomeados por meio de concurso público.
E com o edital de credenciamento, a UPA/PS contará com mais quatro especialidades médicas: cirurgião geral, urologista, pediatria e ultrassonografia.
NR. Esclarecimentos, sugestão,: A secretaria de saúde, promover a producao de cartilha ou panfletos informativo, enumerando e classificando os casos de atendimento de saúde, vermelho., amarelo, verde e branco.
E os agentes de saúde, enfermeiros, médicos instruir os pacientes quanto ao objetivo dos serviços da upa /ps. De modo, desafogar os atendimentos, priorizar os casos de urgência emergencia.
E o paciente ciente, não ter que aguardar atendimento, que pode demorar horas, gerando insatisfacao e poderia ser resolvido na porta de casa, na unidades de saúde do seu bairro. Trabalho de educação.
Qual é a sua reação?






