GeralNotícias

UBERABA PODE GANHAR CONDOMÍNIO RESIDENCIAL EXCLUSIVO PARA IDOSOS

Por g1 Triângulo – Uberaba

Uberaba pode ganhar um condomínio residencial exclusivo para pessoas idosas nos próximos anos. Um projeto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em parceria com a Prefeitura, recebeu R$ 800 mil em recursos na Lei Orçamentária de 2023 do Município para a execução das obras.
A proposta inicial é que 50 casas sejam construídas próximo à Unidade de Atenção ao Idoso (UAI). As residências estarão sob administração da Prefeitura e serão emprestadas para moradia de idosos mais necessitados, porém ativos. Os moradores serão selecionados a partir de critérios socioeconômicos que serão analisados e estabelecidos.
Ao g1, a professora da UFTM e coordenadora do projeto, Lislei Patrizzi, explicou que já existem projetos como esse em outras partes do Brasil. Porém, o diferencial do condomínio de Uberaba é a aplicação de princípios inovadores de estilo de vida. “A proposta é mudarmos a forma que pensamos e agimos em relação à velhice e processo de envelhecimento; frente a isso, esse residencial servirá como modelo de estilo de vida que promove a longevidade com qualidade de vida”, explicou.
Conforme a professora, a iniciativa é inspirada na experiência do complexo de Loma Linda, que fica na Califórnia, nos Estados Unidos. O local é uma das regiões com maior concentração de idosos centenários do planeta e tem como foco a promoção da saúde. “Por ser pesquisadora na área de envelhecimento humano, entendi que deveríamos buscar estratégias para sensibilizar as pessoas para um estilo de vida saudável, favorecendo uma velhice com a funcionalidade preservada”, acrescentou.
Segundo Patrizzi, não há uma previsão para a inauguração do condomínio. De acordo com a professora, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Uberaba ainda estuda as melhores possibilidades para a execução do projeto.

Projeto da UFTM em parceria com a Prefeitura recebeu recursos para a construção do espaço, que deve abrigar idosos de baixa renda da cidade. Proposta inicial é de montar 50 casas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo