Claudia MachadoColunistasSaúde

Sono e Saúde

Participe do Grupo no Telegram

 

Aconteceu nos dias 11 e 12/09 no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, o Simpósio Internacional de Tratamento Clínico-Cirúrgico da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono do qual tive a satisfação de participar. A evolução da ciência, as pesquisas recentes cada vez mais comprovam que muitos problemas de saúde podem ser desencadeados por noites mau dormidas.

Dra Claudia - foto

Uma consequência grave é com relação ao sistema cardíaco. Privar-se de sono pode reduzir a capacidade de manutenção da pressão arterial, pois diminui a capacidade de dilatação dos vasos sanguíneos, podendo levar à hipertensão. O sono ruim pode interferir no ritmo cardíaco, provocando arritmia cardíaca em pessoas com propensão às doenças do coração.

Privar-se de sono pode ainda desregular a síntese de hormônios de saciedade e apetite, dificultando a perda de peso, podendo causar obesidade. Além do mais, a falta de sono interfere na produção de agentes importantes de defesa do organismo, podendo aumentar a propensão a doenças devido à baixa imunológica.

Noites mal dormidas podem também interferir na transmissão dos impulsos elétricos que regulam a sensação de dor, aumentando a percepção dolorosa, fazendo com que pessoas com privação de sono tenham mais dificuldades de tratar a dor crônica.

A privação de sono pode aumentar a produção de hormônios relacionados ao estresse. Esses hormônios em excesso podem fazer com que o organismo fique resistente à insulina, dificultando o processamento de glicose, levando à predisposição ao diabetes do tipo 2. Os hormônios do estresse também têm ação vasoconstritora.

Assim sendo é muito importante que se busque uma melhor qualidade de sono. Em muitos casos medidas simples podem ajudar, em outros é preciso a atenção interdisciplinar do médico do sono, pneumologista, otorrinolaringologista, psiquiatra e o dentista como formação em Odontologia do Sono.

Uma boa noite de sono é fundamental para a manutenção da saúde!

 

Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado

Especialista em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular/ Odontopediatria/Ortopedia Funcional dos Maxilares/ Odontologia do Sono

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncios Detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios