NotíciasSaúde

SOCIEDADE SE MOBILIZA PARA IMPLANTAR BANCO DE SANGUE EM PATROCÍNIO

A necessidade da instalação de um banco de sangue em Patrocínio está mobilizando os cidadãos e as instituições privadas com objetivo de mobilizar o poder público municipal e estadual e os órgãos responsáveis por esta implantação.

Hoje, quem quer fazer uma doação de sangue tem que ir à Patos de Minas ou a Uberlândia.

De acordo com um dos responsáveis por essa mobilização, o jornalista Alex Guimarães, “não é de hoje que existe a necessidade de um banco de sangue aqui em Patrocínio, são muitos os que se dirigem à outras cidades para fazer esta doação. Sabemos ainda que a alta procura de doadores tem aumentado durante esse período de pandemia e, com o Hospital do Câncer crescendo, aumentará ainda mais essa demanda.”

Com a criação do Banco de Sangue em Patrocínio será possível aumentar o número de doadores de sangue no Município e, consequentemente, os estoques de sangue dos hemocentros de toda a região, em parceria com os hospitais. “Temos uma comunidade solidária e de grande interesse em auxiliar o próximo e isso já é um grande passo para essa conquista”, conclui Alex.

De acordo com o Dr. Gilberto Ramos, Hematologista e Hemoterapeuta da UFMG, responsável pelo setor Transfusional do Hospital Odilon Behrens e integrante da equipe do Hemominas no Estado, a montagem de um banco de sangue não é fácil. É necessário reunir um conjunto de pré-requisitos específicos para conseguir a autorização para montar um estabelecimento do tipo. Ele se comprometeu de reunir as informações necessárias para que isso aconteça em Patrocínio e colocar a equipe envolvida em contato com a direção do Hemominas em Belo Horizonte.

A reportagem do Jornal de Patrocínio entrevistou o cardiologista Dr. Eduardo Messias (leia-se Clínica do Coração) e relatou que entrou em contato a Júnia Morais, que é presidente do Hemominas. “De início precisamos de um pedido e de uma avaliação da Vigilância Sanitária e que após isso eles avaliam para criar o Centro de Hemoterapia em Patrocínio, no caso o Hemominas. É muito importante isso, pois depois tem todas as diretrizes. Para montar o Hemominas é necessário e precisa-se contratar um médico Hemoterapista, orientou Dr. Eduardo Messias.

Segundo ele “Patrocínio tem toda a condição porque aqui hoje temos dois hospitais, com cirurgias de grande porte, vem aí o Hospital do Câncer e Patrocínio querendo ou não é uma cidade que já atende uma microrregião importante do Estado, é uma cidade desenvolvida e que merece demais ter. “Dou todo meu apoio, toda minha força, estou disposto a ir com vocês em Belo Horizonte no Hemominas e quero fortalecer a saúde de nossa terra”.

APOIADORES

A campanha já ganhou vários apoiadores para a instalação do Banco de Sangue em Patrocínio. Jornal de Patrocínio, Santhyago Capelli, AgroBeloni, Expresso União, Cafebras, Expocaccer, Leite & Corte, Clínica do Coração, Unicerp, Doadores de Patrocínio, TG 04-020, Bebidas Marra, 46º Batalhão de Polícia Militar, ACIP, CDL, Sindcomércio, Rotary Club Novas Gerações e Pif Paf Alimentos.

Dr. Eduardo Messias
BANCO DE SANGUE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo