
Serviços estão concentrados nas fundações e bases que servirão de suporte para a colocação dos equipamentos; planejamento apontado pela Prefeitura prevê conclusão do serviço no fim de setembro
Vinte pontos diferentes da zona rural de Uberlândia começaram a receber a estrutura para instalação das câmeras de videomonitoramento, que serão distribuídas em distritos, comunidades e estradas vicinais do município. Conforme a Prefeitura, os serviços estão concentrados nas fundações e bases que servirão de suporte para a colocação dos equipamentos. Os locais estão sendo preparados pela Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil.
A expectativa é a conclusão desta etapa seja no fim de setembro. Posteriormente, outros 20 pontos também serão videomonitorados, chegando a 40 endereços atendidos.
Ao todo, serão 84 câmeras, que vão poder auxiliar na identificação de placas de veículos, captação e processamento de imagens de alta resolução. Ainda segundo a Prefeitura, os equipamentos serão divididos em 39 pontos de leitura de placas, 43 câmeras de alta resolução e duas câmeras do tipo “olho vivo”, para monitoramento ativo e com acompanhamento 24 horas.
O investimento inicial será de R$ 890 mil, podendo chegar a R$ 2,6 milhões, com recursos provenientes da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil. A ordem do serviço foi assinada no fim de maio. “Por meio da instalação dessas câmeras, as forças de segurança receberão uma contribuição a mais nos trabalhos de elucidação de furtos, roubos e crimes diversos que, por vezes, afetam não somente o centro urbano do nosso município”, destacou o secretário de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, Ivan Nunes.
OPERAÇÃO E PARCERIA
A empresa licitada para implementação do serviço é a Método System, de Belo Horizonte. A ação é realizada em parceria entre a Prefeitura de Uberlândia, a Polícia Militar e o Sindicato Rural de Uberlândia (SRU).
G1 Triângulo e Alto Paranaíba e TV Integração – Uberlândia