
Bastante entusiasmados, José Carlos Dias, provedor da Santa Casa de Patrocínio e o superintendente Augusto César Guimarães de Moura, receberam na tarde desta terça-feira, 15, representantes dos jornais impressos e dos sites de notícias da cidade para apresentar o Projeto de Revitalização e Expansão Estrutural daquela instituição de saúde, que no dia 15 de abril próximo completará 88 anos de vida.
O arrojado empreendimento, que já está em andamento, tem por objetivo mudar a cara do Hospital Santa Casa de Patrocínio tanto na questão física quanto no atendimento à população, seja no atendimento particular, convênios ou pelo SUS.
O destaque fica para investimento no diagnóstico por imagem e no bloco cirúrgico – que vai oferecer neurocirurgia de alta complexibilidade e cirurgias cardiovasculares -, áreas que vão solidificar a Santa Casa como referência regional ainda este ano, assim avaliaram ambos.
A ampliação da área física, com a construção do quarto andar, vai maximizar o leque de serviços da instituição.
É bom relembrar que a tradicional instituição de saúde patrocinense passou por uma delicada situação financeira há alguns anos. No momento atual, mostra-se totalmente recuperada administrativa e financeiramente, amplamente capacitada para os novos – e cada vez mais arrojados investimentos.
PROJETOS DE REVITALIZAÇÃO PARA BENEFICIAR SEUS CLIENTES
O Provedor da Santa Casa de Patrocínio, José Carlos Dias, destacou que a instituição contará com parceiros para estas obras. Além das pessoas que sempre contribuíram tem aqueles que priorizam a Santa Casa para atendimento juntamente com a classe política que tem ajudado bastante. “Estas melhorias são vários serviços que não existiam e agora fazerão parte dessa nova etapa que já iniciou e está em andamento, e muitas delas serão concluídas neste ano, essa construção é muito importante para nós, precisamos da ajuda de todos para que possamos continuar fazendo saúde com qualidade”, disse José Carlos Dias.
O Superintendente da instituição, Augusto César Guimarães de Moura, informou que são grandes projetos e alguns deles é a construção do quarto andar, com intuito de um serviço de diagnóstico por imagem mais próxima.
*Médicos da instituição e prestadores de serviços para facilitar o acesso e também diminuir drasticamente o tempo entre o atendimento médico e a realização dos exames diagnósticos;
* A expansão e a revitalização do centro cirúrgico onde será mais do que duplicado, a disponibilidade infra-estrutura da capacidade operacional, no qual tem quatro salas cirúrgicas e contará com mais cinco salas, sendo que, as mesmas vão suportar com estruturas prontas para neurocirurgia de auto complexibilidade e cirurgias cardiovasculares;
*Salas para hemodinâmicas, uma área de atuação da Cardiologia que diagnostica e trata doenças do coração e dos vasos sanguíneos através de cateteres, no qual o aparelho já está Santa Casa de Patrocínio para possibilitar o cateterismo e angioplastia;
*Sala vermelha no centro cirúrgico, para os casos de emergência daqueles pacientes que chegam ao hospital com risco eminente de morte e precisam entrar para um centro cirúrgico e que muitas vezes estas salas estão ocupadas, esta sala vermelha, ajudará também no fluxo da cirurgias agendadas eletiva.
“Precisamos de infra-estrutura, precisamos de equipamentos, estamos buscando também profissionais que venham trabalhar conosco para poder garantir a entrega do serviço com qualidade”, reforçou Augusto.
A expectativa das obras do projeto de revitalização e expansão da Santa Casa de Patrocínio é que sejam concluídas até o fim de 2025.
*Alex Guimarães Machado, Jornalista, especial para o JP / Com informações do Mais Um Online