
A notícia é maravilhosa para nossa região, mais um grau de evolução na área da saúde.
O interessante que os políticos da região, cada qual no seu lado e longe um do outro, desunidos, assumem a paternidade da habilitação. Todos são pai de filho bonito. Porém quem ganha é a comunidade e honras a quem realmente pleiteou essa conquista, sejam diretoria, médicos, autoridades, políticos e nossa comunidade.
O fato se deu pela Portaria GM/MS 332, de 16 de fevereiro de 2022, assinada pelo Ministro Marcelo Queiroga e publicada na data de hoje 17/2, edição 34, seção 1, página 195 do Diário Oficial da União, e a Santa Casa de Misericórdia agora está habilitada como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Neurocirurgia.
Conforme o artigo 2º da referida Portaria, a partir de agora fica estabelecido recurso montante anual de R$ 1.043.370,07, a ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade – MAC do Estado de Minas Gerais e Município de Patrocínio.
O recurso irá garantir o custeio de quaisquer ações e serviços de média e alta complexidade.
O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência, regular e automática do montante estabelecido ao Fundo Municipal de Saúde de Patrocínio, em parcelas mensais.
A porta de entrada para os pacientes que necessitarem desse serviço será o Pronto Socorro Municipal e toda rede municipal de saúde, em sua gestão plena do SUS.
A habilitação vai permitir a agilização do atendimento de casos mais graves, para mais conforto e tranquilidade aos pacientes e familiares e nessa especialidade os pacientes não serão transferidos para outros centros de saúde fora de Patrocínio para realizar uma cirurgia e outros procedimentos.