Quirino e equipe são exonerados por investigar corrupção na Fenacafé

Quirino e equipe são exonerados por investigar corrupção na Fenacafé.
Na manhã de quinta-feira santa(17/04) essa foi a bomba, fato intitulado pelo site maisumonline, quando noticiou as Portarias de exoneração do Assessor Técnico de Integridade e Compliance (Juliano Quirino) e os seus três componentes do setor, sacramentando a vacância ampla, total e irrestrita no setor.
Não se sabe se a iniciativa Compliance será encerrada, ou se o prefeito tem a intenção de nomear uma nova equipe para o setor.
https://www.instagram.com/p/DIiEC_KMi6i/?igsh=MWt3ZTZydDlkbHg5bg==
telhado de vidro.
NR: A decisão, certamente, já gerou uma crise institucional nos primeiros 100 dias de atuação e reverbera em toda a administração.
Segundo justificativa de criação, a pasta Compliance, criada pela administração atual, tem a função de investigar ações de corrupção e possíveis delitos.
Extrapolou, deveria investigar atos dos governos passados, porém, diante de uma enxurrada de denúncias do governo atual, começou a receber denúncias do governo GB/MC, dando indicativos de corrupção, superfaturamento de equipamentos, contratos de shows e muito mais, envolvendo secretários, entidades, organizadores e, logicamente, fornecedores.
A crise poderia ser finalizada em 4 paredes.
Pela falta de experiência administrativa e política, em resolver conflitos, o prefeito Gustavo Brasileiro, mediante as investigações, optou pôr fim no modus operandi e exonerou todos do Compliance de modo a coibir as investigações e não dar esclarecimentos aos fatos criminosos da Fenacafe 2025.
O fato poderia ser resolvido dentro de 4 paredes, numa conversa amigável, colocando que o departamento criado visa apenas os governos passados e adversários, não podendo se ater à nova gestão. Claro.
Agora, conhecendo o exonerado assessor técnico, Juliano Quirino, que foi um dos principais, ou seja, o corajoso, quem bateu no peito e disse: "o nosso candidato é Gustavo Brasileiro". Não abrindo mão dessa posição, colocando: "se a Greyce não for a candidata, o nosso candidato é GB". E assim, alicerçou a candidatura, aliando e agregando a oposição patrocinense, que há anos não tinha vez no poder, eliminado o possível candidato Thiago Malagoli.
Diante do perfil de Juliano Quirino, autor de inúmeras denúncias no MP contra promotores, ex-prefeitos, secretários e etc., o caldo certamente vai entornar , se não abaixarem o fogo imediatamente.
O certo é que, em momento algum, a administração esclareceu os valores destinados à Fenacafé 2025, não houve transparência em licitação e em parceria privada com o realizador, sindicato rural e agência organizadora.
Informou em lançamento a grade de shows, e os valores investidos seriam menor que a edição anterior. Enganou, dizendo que a cerveja seria R$ 6,00, mas não foi preciso e claro ao dizer que seria cerveja "pilha", artigo do cdc código do consumidor e que a alimentação teria preços módicos.
Muitas coisas ficaram e estão obscuras e poderão ser matéria de inquérito e investigação na Câmara e no Tribunal de Justiça.
Além das provas de superfaturamento da Fenacafé, ainda existe em mãos, provas de caixa dois de campanha eleitoral, áudios e outras coisitas mais que podem comprometer. Acervo já distribuído em várias mãos que podem comprometer o grupo de "mãos limpas" do atual governo.
Pior a emenda que o soneto, tentaram arrumar algo e deixaram pior do que estava. O motivo da exoneração irá se estender e poderá atingir o tradicional Sindicato Rural de Patrocínio (60 anos), a Top Empreendimento, Cia PBR de Ródeio, fornecedores, secretários e comissões organizadoras, e respingar até mesmo no menor servo da equipe.
Porém, sabemos que no país da pizza e na terra dos disparates, tudo pode acabar em nada, mas se tratando de Quirino, pode levar tempo, mas as apurações chegam ao veredito.
Frase antológica, o povo que põe e o mesmo que tira.
A finalizar a Quaresma, na luz divina, vem refletindo quem e quem, o bicho tá solto.
A expressão “pior a emenda que o soneto” significa “tentar arrumar algo e deixar pior do que estava”. Ela surgiu por causa do poeta português Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765-1805). Segundo consta, uma pessoa que desejava tornar-se escritor pediu a ele que lesse um poema que ela havia escrito e que anotasse o que deveria ser melhorado. Ao receber o texto de volta, notou que Bocage não havia anotado nada. Pensou que havia feito uma obra-prima, mas, ao conversar com ele, descobriu que ele havia achado o texto tão ruim que nem valia a pena corrigir, porque a emenda/correção deixaria o texto pior do que já era. Assim, a frase tornou-se uma espécie de ditado popular: muitas vezes, é melhor começar tudo de novo, não há jeitinho capaz de melhorar aquilo que nasceu ruim demais!!!
"SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E RECURSOS HUMANOS
PORTARIA Nº 13.911/2025
Portaria Nº 13.911/2025
EXONERA ASSESSOR TÉCNICO DE INTEGRIDADE E COMPLIANCE.
O Prefeito Municipal de Patrocínio-MG, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município e;
Considerando o disposto no inciso I do art. 68 da Lei Complementar nº 060/2009 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município.
RESOLVE
Art. 1º - Exonerar, JULIANO ALAN QUIRINO, do cargo em comissão de Assessor Técnico de Integridade e Compliance, Nível XV, anexo III da LC. nº 246/2025, a partir de 22/04/2025.
Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Patrocínio-MG, 16 de abril de 2025.
GUSTAVO TAMBELINI BRASILEIRO
Prefeito Municipal"
https://www.instagram.com/p/DIiE
C_KMi6i/?igsh=MWt3ZTZydDlkbHg5bg==
Qual é a sua reação?






