
Na coletiva quinta-feira, o prefeito questionado sobre o impacto na administração e na pasta da educação, quanto ao decreto do presidente Bolsonaro, que reajustou em 33% o salário dos educadores.
Deiro afirmou que o Fundeb é insuficiência para propor esse reajuste no município. Sempre o município está locando receita própria para subsidiar a educação. Neste ano, diferente de muitos municípios, reajustamos em 8% salarial ao funcionalismo. E resta esperar os recursos da união para tal, a união não tem nenhum professor do ensino básico.
Disse ainda, acredita que essa equiparação salarial é justa, mas temos que ter essa receita e ainda não sabemos de sua origem.
O presidente Jair Bolsonaro anunciou (27) o reajuste de 33,24% para o piso salarial dos professores, em uma decisão que desagrada prefeitos e governadores pelo temor de uma pressão nas contas públicas e um efeito de bola de neve entre as demais categorias.
“É com satisfação que anunciamos para os professores, da educação básica, um reajuste de 33,24% no piso salarial”, escreveu Bolsonaro em suas redes sociais.
“Esse é o maior aumento já concedido, pelo governo federal, desde o surgimento da Lei do Piso.”Com o reajuste, o piso salarial da categoria passará dos atuais R$ 2.888,24 R$ para 3.848,29 para professores que tenham carga de 40 horas semanais.