Policial

Emergência MG: 190, 197 e 193 poderão ser acionados via internet

Publicado em

Divulgação/PCMG

Emergência MG: 190, 197 e 193 poderão ser acionados via internet

Projeto pioneiro no país permite atendimento virtual e amplia alcance de chamadas direcionadas para polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros.

Foi lançado, nesta quarta-feira (29/11), pelo Governo do Estado, o programa Emergência MG, serviço de acionamento do 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar) via internet. O sistema já está em funcionamento na cidade de Lagoa Santa, por um período de teste por 30 dias, e em breve será expandido para toda Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e demais cidades do estado.

O serviço de atendimento virtual é pioneiro no país e promove a mobilização integrada das polícias e Corpo de Bombeiros via chat. Também poderá ser acionado por meio de site próprio EMERGENCIA MG , pelo aplicativo de serviços do Governo de Minas – MG App e pelo aplicativo de mensagens Telegram.

O novo projeto também é uma ação inclusiva, pois permite o acionamento das polícias e bombeiros por pessoas surdas. A interface com a tecnologia permite, de forma segura, o compartilhamento de localização, envio de fotos e vídeo chamadas. Essa última aplicação pode ser decisiva, por exemplo, na ligação de uma mãe para os bombeiros durante um pedido de socorro para o filho engasgado.

Leia Também:  APÓS ROUBAR CARGA DE CAFÉ AVALIADA EM 400 MIL REAIS E MANTER MOTORISTA REFÉM, DUPLA FOI PRESA PELA PC DE UBERLÂNDIA

O governador testou a funcionalidade do sistema, ao lado do secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, e de representante das forças de segurança.

“A segurança pública do estado avança e fica cada vez melhor com essa nova funcionalidade. Por meio dessa ferramenta, temos absoluta convicção de que daremos um passo muito grande para ampliar o acesso da população às forças de segurança porque passaremos a ter o recurso de mensagem, que pode ser enviada de qualquer local”, avaliou.

Romeu Zema também destacou os recursos de imagem, vídeo chamada e geolocalização no novo sistema. “Muitas vezes, alguém que está em perigo não pode falar, mas tem condição de escrever, enviar fotos, etc. Então, o novo sistema é um passo muito importante para a segurança do mineiro”, ressaltou o governador.

“Vale lembrar que, agora, os surdos também poderão fazer uso desse equipamento, uma evolução. É muito gratificante saber que nós estamos dando mais esse passo, lembrando que tudo que já existe, como a chamada telefônica, continuará funcionando da mesma maneira. O Emergência MG é mais uma opção de atendimento”, acrescentou o governador.

Funcionamento

No início do próximo ano, o projeto será expandido para outras nove cidades, também da Região Metropolitana, incluindo a capital Belo Horizonte. São elas: Betim, Confins, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

Leia Também:  PRF apreende Maconha durante fiscalização de veículo na BR 153 em Frutal (MG)

A intenção é que a expansão do projeto seja gradativa e que o terceiro passo seja a implantação em 43 cidades atendidas pelo Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad), que fica na Cidade Administrativa, alcançando uma média de 7 milhões de pessoas.

O estado todo deve ser abarcado, assim como todos os aplicativos de mensagem.

A escala gradativa busca garantir total segurança à alta demanda gerada pelo 190, 197 e 193.

Integração

O Emergência MG, coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foi desenvolvido de forma integrada, com ampla participação da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Sejusp, da Prodemge, da TabControl e da Seplag.

MG App

O MG App – aplicativo oficial do Governo de Minas – terá menu exclusivo para atender o cidadão que acionar o Emergência MG (190, 193, 197), localizado na tela inicial do aplicativo.

Por meio do app, será possível acessar a plataforma de interação com facilidade, pois o aplicativo já envia a identificação do cidadão, simplificando o atendimento.

Texto adaptado da Agência Minas

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cidade

CAMPANHA “SAFRA SEGURA : COLHEITA PROTEGIDA, COMUNIDADE EM PAZ” É LANÇADA PARA FORTALECER A SEGURANÇA RURAL NA REGIÃO DE PATROCÍNIO

Published

on

Iniciativa do CRSPP – Conselho Rural de Segurança Preventiva de Patrocínio e Polícia Militar, visa arrecadar doações da comunidade para promover o Projeto Olho Vivo Rural, garantindo a tranquilidade durante o período de escoamento da produção agrícola.

POR ASCOM CRSPP

Nesta segunda-feira, 22 de julho, às 9h, o CRSPP- Conselho Rural de Segurança Preventiva de Patrocínio, juntamente com a Polícia Militar, lançará, oficialmente, a Campanha Safra Segura: Colheita protegida, Comunidade em paz. O lançamento aconteceu na sede do 46º Batalhão da Polícia Militar.
A campanha tem como objetivo arrecadar doações da comunidade agrícola, empresarial e sociedade para angariar recursos financeiros e fortalecer o Projeto Olho Vivo Rural, promovendo a segurança e a tranquilidade na zona rural durante o período da colheita. A campanha que tem início em julho, acontecerá até abril de 2025 e abrange toda a produção agrícola de Patrocínio e região. “Durante a colheita, os agricultores enfrentam desafios significativos relacionados à segurança, incluindo o risco de assaltos e roubos de carga. A campanha visa mitigar esses riscos através da mobilização da comunidade e da contribuição direta para as patrulhas rurais, aumentando a proteção das propriedades e garantindo a segurança dos agricultores e seus familiares”, avalia o empresário, produtor rural e presidente do CRSPP, Alex Mendes.
As doações podem ser feitas ao CRSPP com parte da produção agrícola, PIX ou transferência bancária para o Conselho Rural, sendo necessária a validação da doação por meio do telefone 34) 99929-1650. As doações por meio de produção agrícola podem ser enviadas aos armazéns parceiros e apoiadores da campanha: Expocacer, Porta do Céu, Copa 10, Alto Cafezal e LC Leilão. Caso o doador não consiga levar a doação, o CRSPP providenciará a logística necessária.
Os armazéns parceiros só receberão doações acompanhadas da Nota Fiscal de Doação e do termo de doação devidamente preenchido e assinado.

Leia Também:  Dupla suspeita de adulterar veículos é presa pela PCMG em Uberlândia

PROJETO OLHO VIVO
Um dos projetos do Conselho Rural são as câmeras de segurança para utilização na expansão do Projeto Olho Vivo Rural da Polícia Militar. As câmeras de segurança são de última geração, com tecnologia de leitura de placas, para a expansão do sistema olho vivo da Polícia Militar na área rural de Patrocínio.
O projeto “Olho Vivo” Rural, tem objetivo de maximizar o potencial da Polícia Militar na prevenção criminal, com retorno imediato do investimento das empresas para a comunidade do município de Patrocínio e região.
Os armazéns parceiros só receberão doações acompanhadas da Nota Fiscal de Doação e do termo de doação devidamente preenchido e assinado.

SOBRE O CRSPP
O CRSPP – Conselho Rural de Segurança Preventiva de Patrocínio-MG, é uma entidade dedicada a promover a segurança na zona rural através de projetos como o Olho Vivo Rural. Com a colaboração da comunidade e de parceiros estratégicos, o CONSEP trabalha para garantir um ambiente mais seguro e protegido para todos os moradores da zona rural.

Leia Também:  PRF apreende Maconha durante fiscalização de veículo na BR 153 em Frutal (MG)

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PATROCÍNIO

COLUNA MINAS GERAIS

MINAS GERAIS

POLICIAL

FAMOSOS

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA