GeralNotícias

PIF PAF ALIMENTOS É UMA DAS 100 EMPRESAS MAIS INOVADORAS EM TI DO PAÍS

A Pif Paf Alimentos está no ranking nacional “As 100+ Inovadoras no Uso de TI 2021”, elaborado pela IT Mídia, líder no mercado de eventos e conteúdo de tecnologia no Brasil. O case Sou Digital, programa de transformação estratégica digital desenvolvido ao longo do ano, foi o responsável pela indicação da empresa para esse seleto grupo. O projeto tem o objetivo de implementar uma cultura digital na companhia, além de preparar e capacitar os colaboradores para lidar cotidianamente com a tecnologia, criando oportunidades para todos e reforçando um dos valores da Pif Paf: Inovação.

“Receber um reconhecimento de uma instituição renomada em todo o Brasil, concorrendo com grandes empresas, com muita gente boa de diversos tipos de negócio, e ficando entre as 100+ inovadoras do país e entre os três melhores do nosso segmento, é a sinalização de que estamos no caminho certo em nossa jornada de transformação digital. Temos um programa robusto, inovador e que vai transformar nossa empresa para uma consciência digital”, diz o diretor de Tecnologia da Informação, Antônio Minier, que esteve presente na premiação, realizada durante o IT O Grande Encontro, em Mogi das Cruzes (SP).

O Sou Digital envolve toda a empresa e é sustentado por cinco pilares: criatividade, agilidade, complexidade de processos, tecnologia e cognição. Potencializados, eles são ferramentas para o amadurecimento e o desenvolvimento das pessoas e da própria empresa. “Trata-se da busca por uma cultura digital para todos os cerca de 11 mil colaboradores. Imagine que a Pif Paf é um avião com cinco motores, que, juntos, têm a capacidade de nos transportar até o destino final da consciência digital. Uma das asas é para preparar as pessoas; a outra asa, a empresa. Os cinco motores impulsionam o avião”, exemplifica Minier.

Trilhas formativas

Para alimentar os motores e sustentar as asas, foram formados 14 squads (pelotão ou esquadrão, que, no ambiente corporativo, são pequenos times de pessoas), com cerca de 130 colaboradores. Os squads são temáticos, dentro da estratégia a ser trabalhada na companhia (custos, cliente, fiscal, sustentabilidade, mercado etc). Cada equipe passa por uma trilha formativa, com duração de três anos. No primeiro ano, que foi de 2020 a 2021, o grupo da “asa de pessoas” fez a Trilha Um, com treinamentos sobre mapeamentos de processos, gestão de mudança, organização ágil e técnicas de criatividade para resolver problemas. Ao final de cada fase, são desenvolvidas várias atividades em conjunto, contextualizadas com desafios do dia a dia. “Eu vejo os squads como 14 startups: dali podem surgir ideias incríveis, nas quais podemos querer investir e adotar na prática”, destaca o gerente de TI.

Como a outra “asa” do avião, a empresa também fez a trilha, mas com temáticas voltadas para o negócio, como agilidade e digitalização de processos. “Propusemos também uma mudança no design organizacional, com ativos tecnológicos. Nesse contexto, os grupos trabalharam a jornada de dados, a simplificação de processos e o índice, único no mercado, baseado em três vértices: maturidade do processo, criticidade e maturidade digital”, explica Minier. O cronograma das trilhas seguirá em 2022, com diferentes programações.

PIF PAF ALIMENTOS
Premiação da Pif Paf ocorreu em evento no interior paulista
O diretor de Tecnologia da Informação, Antônio Minier, representou a empresa no IT O Grande Encontro

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo