
Área jurídica da companhia concorre na categoria Setor Alimentício por boas práticas nos resultados da companhia
A Pif Paf Alimentos é finalista no prêmio Finance and Law Summit and Awards, na categoria Departamento Jurídico – Setor Alimentício, organizado pela Leaders League, e que será realizado em 28 de junho, em São Paulo. É a primeira vez que a companhia vai participar dessa premiação, organizada pela Leaders League, agência internacional de classificação e serviços empresariais fundada em 1996, em Paris, França, com foco nas áreas Jurídica, Private Equity & Serviços Financeiros; Capital humano; Inovação e Marketing; Gestão de Patrimônio e AM.
O diretor Jurídico e de Relações Institucionais da Pif Paf Alimentos, Cláudio Fernando Rocha da Silva, recebeu a indicação com satisfação e a considera um reconhecimento importante das estratégias que o setor jurídico tem traçado para acompanhar o crescimento do grupo. “Nosso jurídico vem dando suporte à companhia para que o plano de expansão – traçado há alguns anos e em curso atualmente – tenha êxito e para que as sinergias necessárias para as operações ocorrerem possam funcionar”, diz. Nos dois últimos anos, a Pif Paf Alimentos alcançou resultados positivos que reforçam suas diretrizes: foco na valorização das pessoas, nas melhores práticas de governança corporativa, ações sociais e cuidado com o meio ambiente, a partir de um plano diretor de ESG.
Cláudio Fernando reforça que “a gestão jurídica frente aos negócios do grupo tem sido relevante para que a indústria possa buscar melhores resultados financeiros, nas áreas tributária e trabalhista, bem como nos outros campos do direito, como o societário, regulatório e a área de contratos”.
Entre os resultados considerados muito satisfatórios pelo diretor jurídico está o planejamento tributário, pelo qual sua equipe tem buscado novas formas de executar o pagamento legal, mas com melhor retorno financeiro para a empresa. “Esse é um exemplo das ações proativas que estamos adotando na Pif Paf Alimentos, não apenas via setor jurídico. Temos elevado o nível de buscas por oportunidades neste sentido, de questões que afetam a empresa e podem realmente gerar redução de custos e melhorar nossos resultados”, acrescenta.
Para Cláudio Fernando, setores como o seu, em grandes empresas, hoje estão fadados ao fracasso se não se atualizarem. Segundo ele, é preciso ter uma visão jurídica moderna, um setor que atue conjuntamente, alinhado às estratégias da empresa. “O jurídico corporativo não pode mais ser reativo, esperando ações para então se defender. Pelo contrário, atuar no preventivo em busca de oportunidades para contribuir para melhorar os resultados é o nosso papel. E esse trabalho, quando realizado em equipe, se torna ainda mais relevante. No nosso time, temos ótimos profissionais de várias áreas do direito, para dar esse suporte global que a companhia precisa”, conclui.
Sobre a Leaders League
Fundada em 1996, em Paris, França, a Leaders League é uma agência internacional de classificação e serviços empresariais com foco nas áreas Jurídica, Private Equity & Serviços Financeiros; Capital humano; Inovação e Marketing; Gestão de Patrimônio e AM. Organiza mais de 20 eventos de alto nível em capitais globais como Paris, Nova York e São Paulo e produz rankings internacionais e conteúdo de notícias para os setores jurídico, financeiro, tecnologia e RH.
Sobre a Pif Paf Alimentos
Com sede corporativa em Belo Horizonte (MG), a Rio Branco Alimentos SA, conhecida por Pif Paf Alimentos, é a maior indústria frigorífica mineira, com cerca de 10.000 colaboradores , atua nas cadeias de produção verticalizada de aves e suínos, sendo uma das maiores empresas nacionais do segmento alimentício. É dona das marcas Pif Paf, Fricasa, Uniaves, Ladelli, Club V, Flip, Rio Branco, Pescanobre, entre outras.
Aos 53 anos, sua estrutura operacional é dedicada à produção, abate e processamento de frangos e suínos, e está distribuída em quatro estados – Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Santa Catarina -, abrangendo sete plantas industriais, sete fábricas de ração, cinco matrizeiros e três incubatórios, além de dez centros de distribuição e seis pontos de apoio. Seu mix contempla mais de 1.000 itens, como carnes, pescados, embutidos, massas, pratos prontos, pães de queijo, entre outros.