GeralNotícias

Pif Paf Alimentos comemora 54 anos e se consolida entre as maiores indústrias de alimentos do Brasil

A Pif Paf Alimentos completa 54 anos como uma das maiores indústrias de alimentos do Brasil, comemorando muitas conquistas e transformações. Mesmo com os desafios da economia brasileira, a companhia segue firme no seu plano de crescimento sustentável.

Nesta jornada, estar sempre próxima de todos os seus parceiros, que são as pessoas que constroem esta história – como colaboradores, fornecedores, clientes e comunidades em que a empresa está presente – sempre fez e continuará fazendo parte deste projeto de crescimento.

Para o CEO da Pif Paf Alimentos, Rodrigo Coelho, esse objetivo se fortalece no propósito da companhia – de “juntos, criarmos uma vida mais saborosa” (destacado na nova marca corporativa lançada este ano) e nas iniciativas sociais e ambientais, promovidas nas cidades em que a companhia está presente.

“Gerar oportunidades para as pessoas da família Pif Paf é investir na ‘nossa gente’, que é o ingrediente principal do nosso trabalho. Gerando benefícios e aprendizados para eles e para as comunidades que nos acolhem, como a de Patrocínio, estamos estimulando o desenvolvimento dessas regiões”, reflete Coelho.

“Gerar oportunidades para as pessoas da família Pif Paf Alimentos é investir na ‘nossa gente’, que é o ingrediente principal do nosso trabalho. Gerando benefícios e aprendizados para eles e para as comunidades que nos acolhem, como a de Patrocínio, estamos estimulando o desenvolvimento dessas regiões.”

Rodrigo Coelho – CEO da Pif Paf Alimentos

O jeito Pif Paf de ser socialmente responsável em Patrocínio

As ações sociais são um capítulo importante desta história. A começar pela Fundação Mendes Costa, instituição sem fins lucrativos, criada pela Pif Paf Alimentos há mais de 28 anos. A instituição já beneficiou mais de 100 mil pessoas, com ações de educação, relacionamento com as comunidades, voluntariado, diversidade, além de incentivo fiscal, doações, bonificações e patrocínios.

Entre os principais projetos está a Escola Maria Adelaide Mendes Costa, hoje com quatro unidades dentro das fábricas, incluindo uma em Patrocínio (inaugurada este ano). O objetivo é oferecer aos colaboradores, dentro do horário de expediente, ensino regular fundamental e médio, além de cursos de informática. Os funcionários também têm acesso à Universidade Corporativa Amplia, com 15 cursos gratuitos online para promover o desenvolvimento individual. 

A escola recebe pessoas como Sônia de Lourdes, mãe de quatro filhas e avó de dois, na Pif Paf Alimentos há 19 anos. Com a família encaminhada, Sônia entendeu que já era o momento de realizar seu maior sonho: voltar a estudar. Sem disfarçar a felicidade de estar novamente focada no saber, a colaboradora conta que recomeçou os estudos na escola da empresa em abril, com Matemática e Artes.

“Já aprendi sobre as equações de primeiro grau, regras de três, Teorema de Pitágoras. A Matemática está em tudo na vida, precisamos dela no dia a dia, como juros simples ou composto. Nas Artes, estou aprendendo a refletir sobre os significados de obras como o Abaporu da Tarsila do Amaral, a Monalisa de Leonardo da Vinci, até da arte indígena do Brasil. Também faço curso de informática”, conta

Agora que ampliou seus horizontes, Sônia já planeja os próximos passos. “Terminando essas duas matérias, quero estudar Geografia e História. Português vou deixar para o final, para me dedicar bastante. Ter acesso à escola, dentro do seu trabalho, é muito gratificante. Como eu, muitos funcionários da Pif Paf Alimentos desejam voltar a estudar, se formar, ter uma profissão. Também quero ir para a faculdade. Quero ser professora. Por isso, aproveito todos os momentos livres para estudar!”    

Solidariedade que alimenta a alma

Em Patrocínio, a companhia também promove o Pif Paf Solidária, com a doação de material escolar para as escolas públicas da cidade (180 kits neste ano), de produtos para a Feijoada da APAE de Patrocínio, além de campanhas locais do agasalho e ações de conscientização nos Dias Mundiais da Água e da Segurança dos Alimentos.

Ludimeire Geralda da Silva é uma das voluntárias do Pif Paf Solidária. Há 14 anos na área de Qualidade da empresa, ela destaca uma das ações mais recentes: a do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos (7 de junho), no projeto educacional Crê-Ser. “Montamos a peça de teatro “Heróis da Segurança dos Alimentos” para explicar, de forma divertida, os cuidados com a higiene, o manuseio correto dos alimentos. Eu me vesti de Tia Maçãzinha do Amor e duas senhoras da comunidade se fantasiaram de crianças, uma querendo fazer certo e, a outra, errado. Fizemos duas apresentações no dia, para cerca de 50 crianças.”

Ela destaca que a peça foi criada pela equipe de Qualidade da Pif Paf Alimentos de Patrocínio, envolvendo mais de 20 pessoas. “O melhor de tudo foi a emoção, das crianças e a nossa. Sentimos o quanto os pequenos precisam de atenção e carinho. Eles se sentiram importantes e nós também”, lembra Ludimeire.

BOX

Pif Paf Alimentos em Patrocínio

A Pif Paf Alimentos está há 23 anos em Patrocínio (MG), com um frigorífico de processamento de suínos. Há 18 anos, iniciou as atividades com a granja. Já a fábrica de ração foi inaugurada há 13 anos. Na unidade – que gera cerca de 1.300 empregos na região – são produzidos industrializados e cortes in natura de suínos.

Para o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, a equipe de Qualidade da Pif Paf Alimentos, de Patrocínio, criou e apresentou uma peça teatral para as crianças do projeto Crê-Ser
Equipe da Pif Paf Alimentos, de Patrocínio, em ação na Campanha do Agasalho da cidade
Equipe de Patrocínio atuando como voluntários nas escolas da cidade, por meio do programa Pif Paf Solidária
Material de conscientização para o Dia Mundial da Água

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo