GeralNotícias

PATROCINENSE ILDA PELIZ RECEBE O DIPLOMA “BERTHA LUTZ 2022”

No último dia 23 de março, no Plenário do Senado Federal, a patrocinense Sra. Ilda Ribeiro Peliz, em solenidade bastante prestigiada, recebeu o Diploma Bertha Lutz, concedido pelo Senado Federal como reconhecimento a pessoas que, no País, tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero.

BERTHA LUTZ

A bióloga e advogada paulista Bertha Maria Julia Lutz foi uma das figuras mais significativas do feminismo e da educação no Brasil do século XX. Aprovada em um concurso público para pesquisadora e professora do Museu Nacional do ano de 1919, tornou-se a segunda brasileira a fazer parte do serviço público no Brasil. Bertha Lutz tornou-se um símbolo, uma inspiração para outras mulheres agirem, também, de modo assertivo em busca de seus próprios anseios e, assim, perseguirem os anseios de uma classe.

ILDA RIBEIRO PELIZ

A patrocinense Ilda Ribeiro Peliz é Secretária de Modalidades Especializadas de Educação no Ministério da Educação MEC, foi funcionária concursada do Banco do Brasil por 28 anos e presidente da Associação Brasileira de Assistências às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias / ABRACE por 21 anos.

À nossa reportagem do JP, Ilda Peliz disse-nos que o Diploma Bertha Lutz traz essa expectativa aos tempos atuais, para que a luta pela igualdade de gênero permaneça viva e se renove em outras mulheres que venham a simbolizar, da mesma forma, a intransigência com a injustiça, com a violência ou com alguma outra forma de subordinação da mulher ao homem.

Com esse objetivo, para se efetivar a entrega do Diploma Bertha Lutz, todos os anos são escolhidas mulheres que se tornaram símbolos modernos das lutas femininas, seja por seu papel de liderança, seja pelo destaque no exercício de seu ofício.

“Este é o espírito da premiação: a exortação à sensibilidade feminina”, salientou Ilda.

*Alex Guimarães Machado, Jornalista, especial para o JP

Fotos: Wallace Martins

BERTHA LUTZ 2022
Homenageadas sendo recebidas no gabinete do Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e outros senadores
Das 20 homenageadas, três são de Brasília: PD Michelle Bolsonaro, Ministra Flávia Arruda e Ilda Ribeiro Peliz

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo