Com juros altos, procura por aluguel cresce em BH e pressiona preços

Sugestão de imagem: https://pixabay.com/photos/belo-horizonte-mountain-landscape-468932/
Belo Horizonte é uma cidade conhecida por sua ótima infraestrutura, qualidade de vida e segurança.
Por conta destes fatores, o mercado imobiliário da região é muito procurado e está vivendo um ótimo momento nos últimos anos.
Mas, infelizmente, nem tudo são flores, pois com o aumento das taxas de juros, comprar um imóvel na cidade ficou mais caro.
Foi daí que o aluguel de imóveis veio como um alternativa, e até um tempo atrás, não era raro encontrar um apartamento para aluguel em BH por bons preços.
Porém, mais um problema apareceu: com a alta demanda, os imóveis para alugar em BH começaram a ficar mais caros.
Mas afinal, quais motivos fizeram o preço do aluguel subir em Belo Horizonte? Se você quer saber a resposta dessa pergunta, continue acompanhando por aqui!
Neste artigo, vamos mostrar para você quais foram os principais motivos que fizeram o mercado de aluguel em BH crescer.
Taxa de juros alta
Como falamos acima, a Selic, a taxa de juros usada no Brasil, está a 13,25% ao ano, o que torna o financiamento de imóveis mais caro.
Para driblar o preço da compra, a procura por imóveis para alugar aumenta, junto com os valores do aluguel.
Apesar de ser uma alternativa, com o aluguel alto, muitas vezes acaba até compensando comprar um imóvel, mas algumas pessoas têm ressalvas quanto a isso, devido a nossa economia, que está mais frágil nas últimas décadas.
Aumento na demanda = escassez de imóveis
Nos últimos tempos a procura por aluguel em Belo Horizonte cresceu muito, e mesmo com os preços altos, a cidade enfrenta problemas de escassez de imóveis.
Aliás, isso acontece principalmente em bairros localizados na região central ou em áreas mais valorizadas.
Vale ressaltar que a escassez também afeta diretamente o valor dos imóveis, tendo em vista que a oferta não consegue suprir a demanda.
Preferência pelo aluguel
Nem todas as pessoas que querem se mudar estão pensando em comprar um imóvel!
A preferência pelo aluguel sempre foi algo que existiu, porém, nos últimos anos, está se tornando uma tendência muito forte.
O aluguel oferece a oportunidade de viver em vários bairros em um curto período de tempo, sem ter toda a burocracia de comprar e vender o seu imóvel.
Com isso, muitas pessoas preferem alugar uma casa ou apartamento, o que aumenta ainda mais a demanda e os preços.
Aluguel por temporada
O Airbnb virou uma “febre” no país nos últimos anos, sendo a alternativa perfeita para quem aluga imóveis por temporada.
Porém, esta forma de aluguel por temporada é incentivada pela própria plataforma, e com isso, deixa o aluguel mais caro, tendo em vista que é mais lucrativo para os locadores.
Com isso, imóveis disponíveis para aluguel a longo prazo diminuem, aumentando assim o preço final do aluguel.
Especulação imobiliária
O valor do aluguel já está alto, porém, muitos proprietários acreditam que ele pode aumentar ainda mais nos próximos meses.
Com isso, os locadores resolvem não deixar o seu imóvel disponível para aluguel, tendo em vista que podem ter lucros maiores no futuro.
Além de contribuir com a escassez, esta ação também aumenta o valor do aluguel, o que certamente não é algo bom para quem procura um imóvel para alugar em BH.
Falta de políticas públicas
Este é um problema que diversas cidades do Brasil passam, principalmente os maiores municípios do Brasil, incluindo BH.
Em muitos casos, políticas públicas podem amenizar o valor do aluguel nas cidades, principalmente para a população de baixa renda.
Além disso, a construção de moradia popular e a melhoria da infraestrutura de bairros mais afastados do centro são outras alternativas para diminuir o valor do aluguel.
Porém, nem sempre essas medidas são eficientes ou até mesmo são colocadas em prática pelo governo, o que não é nada bom para a população.
E você, vive de aluguel em BH? Conta pra gente qual é a sua experiência e se você acha que está valendo a pena alugar um imóvel hoje em dia!
Qual é a sua reação?






