O QUE É TROMBOEMBOLISMO PULMONAR, CONDIÇÃO QUE AFETOU O JOGADOR OSVALDO, DO VITÓRIA

Set 18, 2024 - 08:57
 0  153
O QUE É TROMBOEMBOLISMO PULMONAR, CONDIÇÃO QUE AFETOU O JOGADOR OSVALDO, DO VITÓRIA
Osvaldo, atacante do Vitória
almoço dudu

O atacante Osvaldo, do Vitória, passou por uma situação delicada nesta semana. Após sentir um incômodo torácico durante uma viagem de avião, o jogador foi internado no Hospital São Rafael, em Salvador (BA). O diagnóstico da equipe médica apontou que o atleta teve um tromboembolismo pulmonar (TEP), condição grave que pode ser fatal.
A Itatiaia conversou com Michele Andreata, médica pneumologista e paliativista da empresa Saúde no Lar, especializada em home care, para entender o que é tromboembolismo pulmonar. “Ocorre quando um coágulo, geralmente originado nas veias profundas das pernas (trombose venosa profunda), se desprende e migra para os pulmões, obstruindo uma ou mais artérias pulmonares. Essa obstrução pode causar diminuição ou interrupção do fluxo sanguíneo, comprometendo a oxigenação dos tecidos”, disse a especialista.
Osvaldo confirmou, em publicação no Instagram, que o problema surgiu após uma pancada que ele levou na perna. “O edema acabou gerando um coágulo que se deslocou, mas graças a Deus foi detectado a tempo”, escreveu o jogador.

MOTOS E MOTOS

CONDIÇÃO PODE SER FATAL
De acordo com Michele, o tromboembolismo pulmonar pode ser fatal, especialmente quando o bloqueio é extenso. “A gravidade varia de casos assintomáticos a situações graves com risco iminente de morte. O tratamento imediato é crucial para evitar complicações fatais, como insuficiência cardíaca aguda ou morte súbita. A rápida intervenção com anticoagulantes ou, em casos mais graves, com trombólise ou cirurgia, é fundamental para salvar a vida do paciente e melhorar o prognóstico”, pontuou.
Em nota, o Vitória informou, nessa terça-feira (17), que o atleta segue internado e está em tratamento do trombo na perna e do coágulo no pulmão. “O Departamento Médico do clube acompanha os procedimentos e definirá prazo de tratamento com o especialista que atendeu ao atleta no Hospital São Rafael”, diz o texto.

RISCO DE NÃO VOLTAR A JOGAR?
A reportagem também questionou à médica pneumologista se há possibilidade de Osvaldo não voltar a jogar futebol. Ela destacou que isso dependerá da recuperação do atleta, da resposta ao tratamento e da ausência de complicações, como hipertensão pulmonar tromboembólica crônica (HPTC). “Em casos controlados e sem sequelas significativas, é possível que o atleta volte a jogar. No entanto, se houver comprometimento pulmonar crônico ou outras complicações, a capacidade de continuar jogando profissionalmente pode ser afetada. Cada caso deve ser avaliado individualmente por uma equipe multidisciplinar”, disse.
A HPTC é uma complicação rara, mas grave, que pode ocorrer em cerca de 3 a 4% dos casos. Outra sequela possível é a síndrome pós-trombótica (comprometimento venoso crônico).

anuncie aqui
ptc academia

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

motos e motos