Agricultura

varanda do Conselho Comunitário de Samambaia é conquista da vereadora Adriana de Paula

Publicado em

A Comunidade Rural de Samambaia aguardava há muitos anos a construção da varanda anexa ao salão comunitário. É notória em Patrocínio a importância dos barracões dos conselhos comunitários para as comunidades rurais, tendo em vista ser realizadas nele a maioria das atividades coletivas. A ausência da varanda causava enormes dificuldades, tendo em vista ser necessário o aluguel de tendas para melhor comodidade dos participantes das festivas.

Desde que foi eleita vereadora em 2012, Adriana de Paula, têm se empenhado junto ao prefeito Dr. Lucas Siqueira para que a obra fosse realizada. Após muito trabalho, dedicação e esforço conjunto da vereadora, da presidente do conselho comunitário, Alcione Rosa e dos dedicados moradores de Samambaia o sonho está se tornando realidade.

As obras iniciaram na quarta-feira, (11/11), e após o termino, a varanda receberá o nome de “Sinvaldo Alves de Matos”. Adriana de Paula, através do processo de lei n°221/2015 apresentado e aprovado na Câmara Municipal de Patrocínio, homenageou o dedicado ex presidente do conselho comunitário de Samambaia.

Leia Também:  Centro de Educação Infantil Pedro Bernardes Dias é reformado

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Agricultura

Ipea diz que crescimento do PIB do agronegócio, em 2023, será de 15,5%

Published

on

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta segunda-feira (25.09) uma nova projeção para o valor adicionado (VA) do setor agropecuário em 2023 e a primeira estimativa para 2024.

Os pesquisadores revisaram a estimativa de crescimento do setor de 13,2% para 15,5%. Essa revisão foi justificada pelo desempenho acima das expectativas no segundo trimestre, pelas revisões positivas nas previsões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para as principais culturas agrícolas e pelo bom rendimento na produção de bovinos e aves.

O valor adicionado da agropecuária representa o total produzido no setor, descontando o consumo intermediário, ou seja, o uso de bens e serviços de outros setores durante a produção, como insumos, máquinas e equipamentos.

O setor agropecuário já havia registrado um crescimento de 18,8% no primeiro trimestre e continuou sua expansão no segundo trimestre, com um aumento de 17% em relação ao mesmo período de 2022. Esse crescimento foi impulsionado em grande parte pelo aumento estimado de 61,4% na produção de soja na região Sul.

Leia Também:  Centro de Educação Infantil Pedro Bernardes Dias é reformado

Outra contribuição significativa veio do milho, cuja estimativa de crescimento foi revisada de 11,5% para 16%, especialmente devido ao avanço previsto de 17,5% na segunda safra.

O Ipea também destacou que quatro das cinco principais culturas agrícolas tiveram revisões significativas em suas estimativas de crescimento da produção. Além da soja e do milho, as produções de cana-de-açúcar e algodão também foram revisadas para cima e devem impactar positivamente o terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. A cana-de-açúcar teve uma previsão de alta revisada de 6,6% para 8,6%, enquanto o algodão teve a maior revisão, de 2,9% para 10,0%.

No que diz respeito aos produtos pecuários, as produções de bovinos e frangos também superaram as expectativas no segundo trimestre, com aumentos de 10,8% e 7,2%, respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2022. Isso levou o Ipea a revisar suas projeções para essas duas culturas, com estimativas de crescimento agora em 7,0% e 6,3%, respectivamente.

Para 2024, o Ipea prevê um cenário de estabilidade, com um ligeiro aumento de 0,4% no valor adicionado do setor agropecuário. No entanto, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê que a produção de soja aumentará 5,1%, enquanto o milho e o algodão devem apresentar quedas de 9,1% e 5,5% em suas produções, respectivamente.

Leia Também:  Cirurgião Dentista patrocinense conquista o Título de Mestre em Odontologia pela Universidade de Uberaba

A pecuária, especialmente os segmentos de frangos e suínos, deve ter um bom desempenho, enquanto a perspectiva para a produção de bovinos é um aumento de apenas 0,1%, apesar de representar a maior contribuição para o valor adicionado do setor agropecuário.

Com informações do Canal Rural

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE BH

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA