Economia

Vale terá 15 dias para se defender e não ter atividades suspensas

Publicado em

 Escrito por André Luiz Costa / Rádio Rainha da Paz
Esta imagem é do primeiro dia de transporte de fosfato de Patrocínio para Araxá em dezembro (Foto: Arquivo ASCOM/PMP)

Um processo tramita na Procuradoria de Patrocínio e o resultado pode ser até mesmo a suspensão das atividades da Vale no Município. A razão da ação é que em 2015 a Prefeitura, ainda na gestão Lucas Siqueira, concedeu à mineradora uma declaração de conformidade com a licença ambiental o que possibilitou o início das atividades da empresa. Porém, o CODEMA — que é o órgão de defesa ambiental do município — não foi consultado para a emissão da declaração, o que teria que ter acontecido.

As informações são do procurador Anderson Aprígio em entrevista à Rádio Rainha da Paz. De acordo com ele, uma lei municipal obriga que haja parecer do CODEMA para empreendimentos de porte com potencial poluidor — o que não aconteceu nesse caso.

Deiró decide

A Procuradoria vai notificar em breve a Vale do processo e a mineradora terá 15 dias úteis a partir da notificação para fazer sua defesa. Após a Vale se manifestar a Procuradoria vai fazer uma análise jurídica da defesa da empresa e o prefeito Deiró Marra vai decidir o posicionamento do município, que pode até mesmo pedir a suspensão das atividades da Vale até que o CODEMA emita seu parecer se a mineradora está ou não cumprindo todas as normas ambientais.

Leia Também:  Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres inicia suas atividades

Ainda segundo o procurador Anderson Aprígio, não é possível dizer, após a defesa da Vale, o tempo que levará para a Procuradoria realizar o levantamento jurídico do caso e o prazo para a decisão do prefeito, até porque se o CODEMA tiver mesmo que emitir um parecer vai depender das análises técnicas do órgão.

A reportagem da Difusora teve acesso a informações extraoficiais e a primeira  intenção do Município, era a cassação do documento,  cassação da Certidão de Conformidade, dada a Vale Fertilizantes em 2014, mas houve a orientação de que não se faz a cassação sem uma notificação prévia da situação demandada, sendo assim houve esse decreto de notificação a Vale, protocolado segundo Caio nesta quinta-feira 18.

Começou em dezembro, mas só extraindo

A Vale iniciou suas extrações em Patrocínio no fim de dezembro do ano passado. À época, a informação repassada à imprensa foi de que a capacidade produtiva da mina de Patrocínio é de 6,5 milhões de toneladas de fosfato por ano, podendo chegar a até 7 milhões em anos futuros, que serão transportadas para serem beneficiadas em Araxá — o que é também uma crítica em Patrocínio uma vez que no município só acontecerá a extração resultando em muito menos emprego e renda que o previsto no início do projeto da mineradora.

Leia Também:  VEREADOR MAIS BEM VOTADO DE MONTE CARMELO É DEFENSOR DE ANIMAIS ABANDONADOS

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Economia

CÂMARA DA MULHER EMPREENDEDORA DAS ACIP/CDL INDICA CÍNTIA VASCONCELOS PARA RECEBER O PRÊMIO “MULHERES ALÉM DAS GERAIS”

Published

on

A empresária Cíntia Modesto de Vasconcelos, proprietária do Salão Cíntia Vasconcelos Cabelos Reais, foi escolhida pela Câmara da Mulher Empreendedora das ACIP/CDL como a homenageada do Prêmio “Mulheres Além das Gerais” em 2023, uma iniciativa da Federaminas Mulher. A premiação será realizada em 20 de outubro, como parte da programação do 25º Congresso da Federaminas, no Grande Hotel Termas de Araxá.
Com 37 anos de idade e formada em Letras pela UNICERP, Cíntia é especialista em Língua Inglesa e Gestora Escolar. Durante 18 anos, atuou como professora de Língua Inglesa em diversas escolas da região, deixando sua marca como educadora em instituições como o Centro de Idiomas CCAA e All, Colégio Atenas, Colégio Prisma, Colégio ABC Anglo e no IFTM Campus Patos de Minas.
Em 2021, Cíntia fez uma mudança significativa em sua carreira ao deixar a segurança do emprego CLT para empreender. Desde 2015, ela já atendia diversas mulheres como cabeleireira especialista em cachos sem química. Durante a pandemia, enxergou uma oportunidade de crescimento ainda maior nessa área e inaugurou o primeiro e único salão especializado em cachos sem química, atendendo não só Patrocínio, mas toda a região.
Além de seus serviços como cabeleireira, Cíntia é a criadora dos Métodos: Cebesta Cabelão e CACHUDA Express, que têm alunas não apenas em várias partes do Brasil, mas também em locais como Canadá, EUA e França. Seu empreendimento não se trata apenas de transformar cabelos, ele restaura a identidade e a autoestima das mulheres negras e de cabelos crespos, cacheados e ondulados. Cíntia também oferece apoio às mulheres que estão passando pela transição capilar.
O Prêmio “Mulheres Além das Gerais” é uma iniciativa que visa reconhecer o talento das mulheres que se destacam por sua atuação nas diversas cidades mineiras. As homenageadas são indicadas pelos conselhos e câmaras da mulher existentes nas várias regiões do Estado, no âmbito das associações comerciais.

Leia Também:  Sem motivo divulgado 31ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal é cancelada

Da Redação com Fábio Moura

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE BH

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA