Agricultura

Terezinha reeleita, e diz que assentamento tem muito a fazer.

Publicado em

A Presidente do assentamento PA São Pedro, Terezinha de Fátima Silva, (na foto 1 a direita  com sua secretára) esclarecer à população acerca de mal entendidos publicados sobre o mesmo assentamento.

Em reunião ordinária mensal da Associação São Pedro, (constada em ata), ocorrida em 05/10, conforme Estatuto, foram afixados 02 Editais de Convocação (13/10 – registro de chapa e 20/10 processo eleitoral).

Nesta reunião encontrava-se presente a advogada do Sindicato, a qual leu o Edital e fez colocações ao mesmo; disse que não advogaria nesta causa, pois seria antiético, mas que o Edital era válido já que era condizente com o Estatuto da Associação que deveria ser seguido na íntegra.

Observa-se que nesta referida reunião, houveram manifestações de vandalismo para impossibilitar o andamento deste processo, bem como a Patrulha Rural se fazia presente.

Com relação à colocações de alguns assentados, explicamos que  dentre os manifestantes, a assentada Neusa era suplente de fiscal e sua filha era primeira tesoureira da Diretoria em vigor até dia 04/11. Neste período não houve nenhum questionamento da mesma com relação à integridade da Diretoria.

Leia Também:  PESQUISADORES DA EPAMIG E DA EMBRAPA CAFÉ ORIENTAM CAFEICULTORES SOBRE O QUE FAZER APÓS AS GEADAS

Com relação à Presidente não há nenhuma comprovação de que a mesma é agressiva verbalmente e que “massacra” as pessoas. Ao contrário disto o que se percebe é um excesso de zelo e responsabilidade da mesma, uma vez que para este cargo é necessário ser positivo, caso contrário a luta pelo movimento nacional pode se perder. Tanto isto é verdade que na eleição ocorrida em 20/10, Terezinha foi reconduzida por aclamação dos presentes.

Por fim quero deixar claro que este “conflito” citado não existe; há divergências de opiniões que devem ser avaliadas nas reuniões ordinárias; nada que não possa ser resolvido à partir do diálogo, pois “roupa suja se lava em casa”.

Este tipo de atitude muito me preocupa porque isto tudo é muito pequeno diante da luta que representamos e que temos sido vitoriosos. Questiono, no entanto as pessoas que estão pegando carona neste caso, e incitando os assentados a se rebelarem, pois são pessoas não ligadas ao assentamento que estão alimentando uma divergência que não existe, provocando discussões e discórdia.

Leia Também:  Cracolândia em pleno Centro, em via de ser assentamento do Sem Teto

Enquanto isto o assentamento ainda não possui condições adequadas para qualidade de vida que almejamos. Comigo na Diretoria avançamos muito: pagamos dívidas na Receita Federal, fizemos a reforma da sede, adquirimos um freezer, conseguimos melhorias nas estradas, dentre outras, mas  muito ainda se tem que fazer. Portanto conclamo a todos assentados que permaneçamos unidos, e que as pessoas mal intencionadas com objetivos escusos e politiqueiros respeitem um movimento que é nacional e que preconiza direitos humanos e melhoria de vida de qualquer cidadão brasileiro.

Finalizando gostaria de agradecer a oportunidade e convidar a todos para posse da nova Diretora, dia 04/11, 20 hs, na sede da Associação.

Atenciosamente

Diretoria Associação Comunidade São Pedro

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Agricultura

Ipea diz que crescimento do PIB do agronegócio, em 2023, será de 15,5%

Published

on

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta segunda-feira (25.09) uma nova projeção para o valor adicionado (VA) do setor agropecuário em 2023 e a primeira estimativa para 2024.

Os pesquisadores revisaram a estimativa de crescimento do setor de 13,2% para 15,5%. Essa revisão foi justificada pelo desempenho acima das expectativas no segundo trimestre, pelas revisões positivas nas previsões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para as principais culturas agrícolas e pelo bom rendimento na produção de bovinos e aves.

O valor adicionado da agropecuária representa o total produzido no setor, descontando o consumo intermediário, ou seja, o uso de bens e serviços de outros setores durante a produção, como insumos, máquinas e equipamentos.

O setor agropecuário já havia registrado um crescimento de 18,8% no primeiro trimestre e continuou sua expansão no segundo trimestre, com um aumento de 17% em relação ao mesmo período de 2022. Esse crescimento foi impulsionado em grande parte pelo aumento estimado de 61,4% na produção de soja na região Sul.

Leia Também:  Supervisor de Serviços - Empresa Confidencial contrata

Outra contribuição significativa veio do milho, cuja estimativa de crescimento foi revisada de 11,5% para 16%, especialmente devido ao avanço previsto de 17,5% na segunda safra.

O Ipea também destacou que quatro das cinco principais culturas agrícolas tiveram revisões significativas em suas estimativas de crescimento da produção. Além da soja e do milho, as produções de cana-de-açúcar e algodão também foram revisadas para cima e devem impactar positivamente o terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. A cana-de-açúcar teve uma previsão de alta revisada de 6,6% para 8,6%, enquanto o algodão teve a maior revisão, de 2,9% para 10,0%.

No que diz respeito aos produtos pecuários, as produções de bovinos e frangos também superaram as expectativas no segundo trimestre, com aumentos de 10,8% e 7,2%, respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2022. Isso levou o Ipea a revisar suas projeções para essas duas culturas, com estimativas de crescimento agora em 7,0% e 6,3%, respectivamente.

Para 2024, o Ipea prevê um cenário de estabilidade, com um ligeiro aumento de 0,4% no valor adicionado do setor agropecuário. No entanto, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê que a produção de soja aumentará 5,1%, enquanto o milho e o algodão devem apresentar quedas de 9,1% e 5,5% em suas produções, respectivamente.

Leia Também:  Eliana exibe boa forma impressionante em vídeo no mar: ‘Muito Britney vibes ? ameiii

A pecuária, especialmente os segmentos de frangos e suínos, deve ter um bom desempenho, enquanto a perspectiva para a produção de bovinos é um aumento de apenas 0,1%, apesar de representar a maior contribuição para o valor adicionado do setor agropecuário.

Com informações do Canal Rural

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE BH

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA