Agricultura

Projeto de Lei de autoria Silas Brasileiro beneficiara agricultores Brasileiros

Publicado em

Na última quarta-feira (11), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados aprovou – por unanimidade – o Projeto de Lei n.º 2.899/2015, de autoria do Deputado Silas Brasileiro, que visa proibir a diferenciação de tratamento entre o agricultor familiar e o assentado da reforma agrária, em matéria de benefícios e serviços providos pelo Poder Público Federal, como, por exemplo, o crédito agrícola, a extensão rural e o provimento de infraestrutura física e social.

O Relator, Deputado Evandro Roman (PSD/PR), que apresentou o seu voto favorável ao PL, cumprimentou a intenção do Deputado Silas Brasileiro, ponderando em seu relatório que: “(…) não restam dúvidas de que se trata de um projeto meritório, de grande alcance social e justiça, uma vez que pretende estabelecer um tratamento igualitário a essas duas semelhantes categorias: do assentado e do pequeno agricultor familiar (…)”

O Deputado Silas Brasileiro comentou a aprovação de sua proposta, lembrando que é obrigação do Poder Público criar condições favoráveis ao trabalhador brasileiro. Proporcionar aos assentados da reforma agrária e aos agricultores familiares os mesmo benefícios, tornam as políticas públicas voltadas ao setor mais justa e igualitária.

Leia Também:  1ª Divisão de Patrocínio l América vs Brejo Bonito, primeiro jogo do mata-mata da semifinal, Brejo Bonito venceu o primeiro duelo, e empate entre Carajás e Viveiro do Markim

O projeto seguirá para apreciação do Plenário da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados e está aguardando a apresentação do parecer do relator.

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Agricultura

Ipea diz que crescimento do PIB do agronegócio, em 2023, será de 15,5%

Published

on

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta segunda-feira (25.09) uma nova projeção para o valor adicionado (VA) do setor agropecuário em 2023 e a primeira estimativa para 2024.

Os pesquisadores revisaram a estimativa de crescimento do setor de 13,2% para 15,5%. Essa revisão foi justificada pelo desempenho acima das expectativas no segundo trimestre, pelas revisões positivas nas previsões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para as principais culturas agrícolas e pelo bom rendimento na produção de bovinos e aves.

O valor adicionado da agropecuária representa o total produzido no setor, descontando o consumo intermediário, ou seja, o uso de bens e serviços de outros setores durante a produção, como insumos, máquinas e equipamentos.

O setor agropecuário já havia registrado um crescimento de 18,8% no primeiro trimestre e continuou sua expansão no segundo trimestre, com um aumento de 17% em relação ao mesmo período de 2022. Esse crescimento foi impulsionado em grande parte pelo aumento estimado de 61,4% na produção de soja na região Sul.

Leia Também:  FÁBIO MOZELLI consegue aprovação de projeto de LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE (R$ 240 mil PTC)

Outra contribuição significativa veio do milho, cuja estimativa de crescimento foi revisada de 11,5% para 16%, especialmente devido ao avanço previsto de 17,5% na segunda safra.

O Ipea também destacou que quatro das cinco principais culturas agrícolas tiveram revisões significativas em suas estimativas de crescimento da produção. Além da soja e do milho, as produções de cana-de-açúcar e algodão também foram revisadas para cima e devem impactar positivamente o terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. A cana-de-açúcar teve uma previsão de alta revisada de 6,6% para 8,6%, enquanto o algodão teve a maior revisão, de 2,9% para 10,0%.

No que diz respeito aos produtos pecuários, as produções de bovinos e frangos também superaram as expectativas no segundo trimestre, com aumentos de 10,8% e 7,2%, respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2022. Isso levou o Ipea a revisar suas projeções para essas duas culturas, com estimativas de crescimento agora em 7,0% e 6,3%, respectivamente.

Para 2024, o Ipea prevê um cenário de estabilidade, com um ligeiro aumento de 0,4% no valor adicionado do setor agropecuário. No entanto, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê que a produção de soja aumentará 5,1%, enquanto o milho e o algodão devem apresentar quedas de 9,1% e 5,5% em suas produções, respectivamente.

Leia Também:  1ª Divisão de Patrocínio l América vs Brejo Bonito, primeiro jogo do mata-mata da semifinal, Brejo Bonito venceu o primeiro duelo, e empate entre Carajás e Viveiro do Markim

A pecuária, especialmente os segmentos de frangos e suínos, deve ter um bom desempenho, enquanto a perspectiva para a produção de bovinos é um aumento de apenas 0,1%, apesar de representar a maior contribuição para o valor adicionado do setor agropecuário.

Com informações do Canal Rural

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE BH

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA