Está funcionando em uma sala do Fórum de Patrocínio desde a última segunda-feira (14) o Núcleo do Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar (PROCEVE). Com duas profissionais cedidas pelo Governo Municipal, a coordenadora do Núcleo Tamara Couto Duarte e a psicóloga Lílian Faria de Queiroz..
O programa vai permitir buscar soluções conciliatórias entre alunos, pais e instituições escolares, respaldando a autoridade dos educadores em relação aos alunos, estabelecendo atividades com fins educativos como penalidade posterior a advertência verbal ou escrita para se repararem danos causados ao ambiente das escolas.
O Idealizador do projeto “Justiça na Escola” o Juiz de Direito da Vara Criminal e da Infância e Juventude, Dr. Serlon Silva Santos conta que as ações realizadas pelo projeto percebeu a necessidade de tratar as questões de indisciplina e deparamos com o PROCEVE, que é de criação do Dr. Sérgio Harfouche, Procurador de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, e o convidamos para vir para cá, ele fez a explanação e o município abraçou a ideia e a representante do Ministério Público local e por isso nós conseguimos essa implantação”
De acordo com a Promotora de Justiça de Execuções Penais, da Infância e Juventude, Dra. Monique Mosca Gonçalves, o objetivo maior do PROCEVE é garantir a autoridade dos profissionais da educação para melhorar o ambiente escolar e combater qualquer tipo de violência, favorecendo a qualidade do ensino.
A coordenadora do Núcleo do PROCEVE, Tamara Couto Duarte, lembra que a principal necessidade do projeto é mostrar às crianças e adolescentes vejam a responsabilidade dos atos de indisciplinas cometidos por eles nas escolas e somente serão atendidas crianças a partir do 1º ano do ensino fundamental.
Asscom PMP
You must be logged in to post a comment Login