Cidade

Prefeito e vice falam sobre audiência pública da Vale Fertilizantes

Publicado em

O prefeito de Patrocínio, Lucas Campos de Siqueira, e seu vice, Roberto Queiroz do Nascimento (Betinho) participaram do programa Show da Tarde nesta quarta-feira (30) na rádio Difusora. Na pauta, a audiência pública convocada pela Vale fertilizantes para essa mesma data (30), no Catiguá Tênis Clube.

Unidos, Lucas e Betinho conclamaram a população patrocinense para participar efetivamente da audiência.

“A audiência não é um ponto final, mas é o espaço para a sociedade patrocinense mostrar o que pensa sobre o projeto”, disse o vice-prefeito Betinho.

Para o prefeito, “a audiência é um momento importante, onde a população terá a oportunidade de se manifestar e cobrar o que a própria Vale apresentou em seu projeto original”.

Durante a entrevista, Lucas e Betinho deixam claro que Patrocínio não é contra a vinda da Vale, “mas que os investimentos sejam da forma como fora apresentado inicialmente”.

“A implantação da planta química gera mais emprego, mais receita para o município e uma cadeia de desenvolvimento para Patrocínio, com a vinda de outras empresas. Por isso temos que lutar unidos, sem vaidades, pelo melhor para nossa cidade”, conclamou Dr. Lucas.

Leia Também:  PREFEITO DEIRÓ ENVIA À CÂMARA MUNICIPAL O REAJUSTE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS E NOVE CESTAS BÁSICAS EM 2022

O prefeito lembrou ainda que Patrocínio se preparou para a chegada da Vale Fertilizantes, no que competia ao governo municipal no protocolo de intenções assinado entre o Governo Estadual e a mineradora em 2011. “Corremos atrás do IFTM para preparar nossa mão de obra. Organizamos e promovemos O Mapa da Mina, para preparar nossos empresários e fornecedores. Investimos pesado em educação e capacitação de nossa mão de obra. Fizemos todo o dever de casa, e o que queremos agora não é nada mais do que foi proposto pela Vale”, relatou.

Betinho insistiu na atuação dos deputados federal e estadual, Deiró e Silas, junto aos Poderes para intervir por Patrocínio politicamente. “Não podemos aceitar os investimentos da forma que está sendo proposto pela Vale”.

“O protocolo de intenções foi assinado entre Governo de Minas e a Vale em 2011 por isso é uma questão política”, acrescentou Dr. Lucas.

Na audiência marcada para hoje (30), a Supram – Superintendência Regional de Regularização Ambiental – vai falar em nome do Governo do Estado e colher todos os subsídios necessários para depois fazer o relatório e emitir parecer.

Leia Também:  ACIP/CDL confirmam Feira Comercial na FENACAFÉ

“Se todos nós falarmos as mesmas coisas e exigirmos as mesmas coisas, teremos condições de sermos ouvidos. Temos que nos despir de vaidades para revertermos o quadro. Espero que todos estejam presentes a audiência para fazer a defesa em prol de Patrocinio”, concluiu o prefeito.

Escrito por Ascom-PMP
Quarta, 30 de setembro de 2015

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Cidade

ESCOLHA OS NOMES DOS NOVOS CÃES DA POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS

Published

on

Legenda das fotos: Filhotes nasceram em agosto; votação começa nesta sexta-feira (22/9) e vai até 3/10

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou, nesta sexta-feira (22/9), uma campanha para escolher os nomes dos novos integrantes da instituição: dois filhotes de cães, resultado do cruzamento das raças pastor alemão com pastor belga malinois.
A população poderá escolher entre as seguintes opções: Athos, Argos ou Horus, para o primeiro filhote; e Colt, Rock e Sig, para o segundo. A votação termina em 3/10. O resultado será divulgado em 4/10, quando é celebrado o Dia Mundial dos Animais. Para votar clique www.policiacivil.mg.gov.br/site-pc/enquete/responder
Os pais dos filhotes, os cães policiais Luna e Glock, foram selecionados pela excelência em trabalhos e boa saúde. A aquisição de cães pela PCMG pode ocorrer por meio de compra, criação própria ou doação de terceiros, obedecidas as formalidades legais, conforme previsto na Resolução número 8.263.

TREINAMENTO
Conforme a equipe da Coordenação de Operações com Cães (COC) da PCMG, nessa fase, os filhotes, nascidos no dia 16/8, passam por treinamentos de obediência, controle e de detecção. Os animais, por meio de reforços, começam a ter contato e entender qual odor ele deve buscar.
Ainda sobre o treinamento, o coordenador da COC, investigador Mateus Picinin, explica: “A partir de 35 dias, iniciam-se exercícios simples de captura de movimentos e, principalmente, de socialização, sempre baseado em atividades lúdicas para o cão”.
Segundo ele, “A evolução é gradativa e de acordo com a resposta de cada filhote. É importante salientar que nem todos mostram aptidão para o trabalho. O tutor já pode ser designado nesse momento ou conforme a adaptação de cada um”.

Leia Também:  Servidoras do TCE participam de evento sobre engenharia sanitária e ambiental

CANIL DA PCMG
A COC da PCMG está localizada na capital e conta com nove cães, das raças border collie, cocker spaniel, pastor alemão e pastor belga de malinois, além de outros seis em avaliação e preparação.
Os cães da PCMG são preparados para a localização de entorpecentes, treinados de forma responsável, sem contato direto com a droga. A partir da Resolução 8.263, a preparação desses animais será estendida para mais áreas, como por exemplo localização de cadáver e de pessoas.
Em ações policiais, os cães são transportados em carro próprio, adaptado, com ventilação, ar condicionado e iluminação, facilitando o manejo do animal.
Em média, os cães atuam na instituição até os 8 anos, quando passam por avaliações mais constantes, podendo chegar até 10 anos, quando serão aposentados. Depois disso, os cães são doados seguindo critérios do COC, tendo como prioridade o policial que o acompanhou durante sua jornada. Somente este ano, a COC já foi empenhada em 70 acionamentos, entre apoios policiais e operações e eventos.

Leia Também:  HOLOFOTE - 20/04/2023

TRABALHO TERAPÊUTICO
Por meio de parceria com o Hospital Paulo de Tarso, os cães da PCMG participam também do trabalho de Terapia Assistida por Animais, que consiste em acompanhar pacientes com dificuldades motoras na realização de exercícios fisioterapêuticos, sempre acompanhados com um profissional da saúde.
O contato com os animais resulta em inúmeros benefícios ao paciente, que libera hormônios relacionados ao prazer e bem-estar, impactando em melhoras na saúde motora, emocional e psicológica.

Crédito das imagens: PCMG / Divulgação

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE BH

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA