
Nacionalmente, o mês de outubro é conhecido como ‘Outubro Rosa’ e é marcado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama.
A Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio tem realizado nos últimos cinco anos uma importante Campanha em Atenção à Saúde das Mulheres: a Campanha Municipal contra o Câncer do Colo do Útero.
Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio uniu as duas campanhas de prevenção ao câncer entre as mulheres – a do colo do útero e a de mama, dentro das ações do Outubro Rosa.
O objetivo é intensificar as ações e alertar as mulheres sobre a importância da realização dos exames preventivos, como a mamografia e o Papanicolau, que devem ser feitos de maneira regular, e assim, buscar uma atenção à saúde de qualidade através dos diagnósticos precoces que estão disponíveis na rede pública do SUS.
O câncer do colo uterino é uma doença grave que atinge milhares de mulheres todos os anos. Para se diagnosticar a doença o primeiro exame é o preventivo, o Papanicolaou, que deve ser realizado 1 vez por ano. A efetividade da detecção precoce, ou seja, a realização do exame anualmente, associado ao tratamento em seus estágios iniciais apresenta redução de 90% das taxas de câncer invasor, isto é, com lesões malignas.
O exame também pode detectar úlceras vaginais, candidíase, corrimentos e diversas doenças sexualmente transmissíveis.
O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas, com profissional de saúde capacitado (médico ou enfermeiro) nas Unidades Básicas de Saúde. Caso seja identificada alguma alteração suspeita, o profissional pedirá uma mamografia para confirmação diagnóstica. Já entre os 50 e 69 anos é recomendada a realização de mamografias de rastreamento, a cada dois anos. Mulheres com risco aumentado de desenvolver câncer de mama (as que têm mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino) devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos.
Ações
O projeto Outubro Rosa será realizado pelas Equipes de Saúde da Família e NASF nas Unidades Básicas de Saúde e em diversos pontos da cidade, através de parcerias com Instituições e empresas.
Capacitações para os profissionais enfermeiros e médicos da Atenção Primária estão contempladas dentre as ações propostas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Na última sexta-feira (2) foi realizada uma reunião com os enfermeiros das ESF e o Laboratório do Hospital do Câncer Dr. José Figueiredo, responsável pela análise e resultado dos Exames citopatológicos do colo do útero (Papanicolau).
No próximo dia 14 (quarta-feira) será realizada uma reunião dos médicos das ESF com a Médica Mastologista, Dra. Marcela Rosa Dias, sobre o Câncer de Mama.
Na semana de 19 a 23 de outubro serão realizadas atividades nas Unidades Básicas de Saúde.
Manhã: Sala de Espera (apresentação de vídeo e discussões)
Tarde: Coleta do exame Papanicolau para a faixa etária prioritária para o Ministério da Saúde. Exame clínico das mamas, com solicitação de mamografia conforme protocolo.
Tarde temática, com palestras, teatros e sorteio de brindes.
Fonte: Prefeitura de Patrocínio
JP também é gráfica!
Cartões de Visita, Panfletos, Cartazes, etc.
(34) 3831-1649
You must be logged in to post a comment Login