Durante o mês de novembro, todos os clientes poderão fazer seus exames de PSA com 50%de desconto e realizar um Check up laboratorial com condições especiais.
Ascom Hospital Med Center
O câncer de próstata é o se-gundo mais comum entre os homens brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele. Mas é o 2º tipo que mais mata homens em todo o mundo. Por isso, é fundamental não apenas ficar aguardando os sintomas de câncer de próstata: muitas vezes, eles podem ser discretos e até imper-ceptíveis.
O câncer de próstata raramente é diagnosticado antes dos 40 anos. Homens com história familiar da doença em parentes de primeiro grau (pai/irmãos) e também os de raça negra têm um risco mais elevado.
Diagnóstico
Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Um dos grandes problemas é que o câncer de próstata é silencioso.
Sintomas
Esse tipo de tumor é traiçoeiro. Na maioria dos casos, cresce lentamente e não apresenta sintomas até chegar a seu estado avançado. Nessas situações, os sintomas de câncer de próstata podem ser um jato de urina fraco ou reduzido, necessidade fre-quente de urinar, sensação de que a bexiga não esvaziou comple-tamente, dificuldade para iniciar ou interromper o ato de urinar, urgência para urinar, dor na parte baixa das costas, sangue na urina ou esperma e dificuldades em manter a ereção. Sintomas mais raros, mas que também podem sugerir o câncer de próstata, são a dor na passagem da urina, ao ejacular ou nos testículos.
Tratamento
O tratamento vai depender do tamanho do tumor e da idade da pessoa, mas pode incluir a remo-ção cirúrgica da próstata (prosta-tectomia radical), radioterapia, braquiterapia (colocação de se-mentes radioativas no local da próstata), hormonoterapia e uso de medicamentos. Quanto mais avançada é a idade do paciente e mais lento o quadro de evolução da doença, menos invasivo é o método que se procura fazer.
Recomendações
A partir dos 45 anos de idade (para quem não tem familiares com câncer) e a partir de 40 (para quem tem familiares com câncer), recomenda-se anualmente um exame de toque para, no caso da ocorrência de câncer de próstata, haver o diagnóstico precoce e diminuir os riscos que o tumor pode causar. Pessoas com familiares que tiveram câncer de próstata têm chances maiores de contrair a neoplasia, portanto devem ficar mais atentas ainda.
Se não há sintomas, o câncer de próstata pode ser diagnosticado a partir do exame de toque retal e exame de sangue – que vai verificar a dosagem de PSA, uma proteína encontrada no sangue específica para a próstata. Eles vão sugerir a necessidade ou não de se realizar a biópsia prostática que confirma o diagnóstico.
O câncer de próstata é uma doença comum e de fácil detecção precoce, desde que sejam rom-pidos os preconceitos e realizados os exames de prevenção anual-mente, para podermos ter uma oportunidade de lutar contra a doença, quando ela ainda nos dá chance. Por isso, não perca a sua chance.
Por Dr. Dirceu José Brigato Paviato
Urologista
You must be logged in to post a comment Login