O prefeito eleito de Patrocínio, Deiró Moreira Marra não se fez presente no encontro em Uberaba, onde os prefeitos eleitos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba criaram o G70 e fizeram o diagnóstico da região. A reunião aconteceu nesta segunda-feira (28), em Uberaba e teve a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab.
Luciana Rodrigues- Jornal de Uberaba
O G70 promoverá reuniões periódicas. A iniciativa é das associações microrregionais (Amvale, Amvap, Ampla e Amvarig) e conta com o apoio da AMM. Os prefeitos Paulo Piau (Uberaba), Aracely de Paula (Araxá), José Eustáquio (Patos de Minas), Caio Heitor (Frutal), Odelmo Leão (Uberlândia), representando as cidades-polos, compuseram a Mesa de Trabalho, que resultou na assinatura de Ata da Criação do G70.
Uma das grandes preocupações que emergiram dos prefeitos durante o encontro do G70 foi obviamente a questão financeira. Voz unânime é que o governo federal precisa definir claramente quais os tributos serão destinados aos Estados e aos municípios. Entendem os prefeitos que se a União continuar ficando com 75% dos impostos arrecadados, todos os municípios vão quebrar, se é que já não estão quebrados…
Gilberto Kassab
Durante o encontro, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab firmou compromisso de apoiar a expansão do parque tecnológico de Uberaba. Ele falou, ainda, sobre as dificuldades financeiras enfrentadas por alguns municípios e da luta pela criação de um novo pacto federativo no país.No seu discurso o ministro falou sobre os atrasos e avanços da tecnologia no país, citando como exemplo a implantação da urna eletrônica no processo eleitoral, que segundo ele é um sistema de “credibilidade inquestionável”, que é implantado em poucos lugares do mundo. Ele também colocou como avanço o fato da declaração do IR (Imposto de Renda) ser feito 100% pela internet, bem como serviços bancários, se for de interesse do cliente. Em compensação, citou como atraso a rede de tecnologia do SUS (Sistema Único de Saúde). “Se tivemos um sistema no mundo interligando os municípios, estados e governo federal, teríamos como aplicar melhor os recursos públicos na área de saúde”, observa.
O Ministro Gilberto Kassab firmou compromisso de apoiar a expansão do parque tecnológico de Uberaba. Ele falou, ainda, sobre as dificuldades financeiras enfrentadas por alguns municípios e da luta pela criação de um novo pacto federativo no país.
Prefeitos região
O prefeito Paulo Piau lembrou que há projetos que precisam ser terminados, bem como outros que requerem investimento, cujo foco é o desenvolvimento econômico, visando a geração de emprego e rendas para a população.
O prefeito eleito de Araxá, Aracely de Paula lembrou que a região é referência e tem potencialidades que podem ser “o motor que vai arrastar o país neste momento de crise”.
Já o prefeito eleito de Uberlândia, deputado federal Odelmo Leão Carneiro, fez cobranças específicas a AMM (Associação Mineira dos Municípios) e ABM (Associação Brasileira dos Municípios), ao afirmar que encaminhou propostas para auxiliar os municípios, mas que não obteve retorno. “Alguns prefeitos tomarão posse em cidades que estão literalmente quebradas. É uma situação crítica. Se não houver iniciativa específicas do Estado e da União para auxiliar os prefeitos, os municípios estarão inviabilizados”, avaliou.
Caio Heitor, prefeito eleito de Frutal, destacou que o Triângulo e Alto Paranaíba oferecem muito a Minas e ao Brasil e que todos os prefeitos da região sonham muito, mas que é preciso realizar.
Representando a região de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, o prefeito eleito, José Eustáquio, além de confirmar a participação ativa no movimento do G70, mostrou preocupação com o escoamento de produção da região, que deve ser pensado e debatido com os governos do Estado e Federal visto que interfere diretamente no desenvolvimento econômico, sendo essencial a duplicação de diversas rodovias.
O prefeito de Pirajuba e vice-presidente licenciado da AMM, Rui Ramos, ressaltou a importância dos prefeitos ingressarem na justiça federal, solicitando 15% do montante da multa da repatriação, nos mesmos moldes do que fizeram os Estados.
You must be logged in to post a comment Login