Agricultura

Coopa e Expocaccer oferecem workshops durante o 23º Seminário do Café

Publicado em

A parceria firmada pela Coopa e Expocaccer para o 23º Seminário do Café da Região do Cerrado promete movimentar o evento que acontece entre os dias 06 e 09 de outubro no centro de convenções do Parque de Exposições Brumado dos Pavões. O espaço, além de unir as duas maiores cooperativas de Patrocínio, oferecerá workshops para os cafeicultores e visitantes do evento.

Com temas diferenciados, a expectativa é que o público presente no Seminário do Café obtenha conhecimentos específicos sobre técnicas de produção e classificação de café, bem como sobre o serviço prestado pelas duas cooperativas na assessoria técnica e comercial, cujo propósito é a agregação de valor ao negócio do cooperado.

Temas relevantes
Os workshops serão realizados nos dias 07 e 08, no período de 15 as 17h, no estande das cooperativas. No dia 07 o tema trabalhado será “Como produzir um café campeão”, apresentando técnicas inovadoras de pós-colheita que auxiliam no aumento da qualidade do café, técnicas estas que foram aplicadas por cafeicultores que tiveram seus cafés como campeões dos principais concursos de café, contando ainda com depoimentos destes para incentivar os participantes a também experimentarem as técnicas que serão apresentadas.

Leia Também:  Simony recebe surpresa em quarto de hospital durante tratamento: “música!”

Já no dia 08 será realizado o curso “Alquimia do Café”. Este papresentará técnicas de análise sensorial com foco nos atributos qualitativos do café. O diferencial fica para as dinâmicas que além de auxiliarem na análise, favorecem a finalização do workshop com a prova de xícara (cupping). O curso demonstrará ainda como reconhecer os principais sabores e aromas dos cafés da Região do Cerrado Mineiro.

As inscrições são limitadas e poderão ser feitas no estande das cooperativas. Ao final do curso será oferecido certificado.

Mais conhecimento
Também presente no evento, a Cafeteria Dulcerrado oferecerá workshop “Métodos de Preparo” de café filtrado , “Tendências de Consumo” e : “A arte da harmonização”. AS inscrições podem ser feitas no estande da Dulcerrado durante o evento.

Parceria que vai além
Além do estande e dos workshops, a Coopa e a Expocaccer também estarão presentes na programação oficial do evento com a Apresentação “Como negociar pequenos volumes de café obtendo o máximo”, a qual contará com a participação de integrantes das duas cooperativas e da APPCER – Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado. A apresentação acontece no dia 09, às 14h na sala Café do Cerrado e as inscrições podem ser feitas no site:www.seminariodocafé.com.br .

Leia Também:  Personalidades homenageadas durante Mérito Legislativo 2019

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Agricultura

Ipea diz que crescimento do PIB do agronegócio, em 2023, será de 15,5%

Published

on

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta segunda-feira (25.09) uma nova projeção para o valor adicionado (VA) do setor agropecuário em 2023 e a primeira estimativa para 2024.

Os pesquisadores revisaram a estimativa de crescimento do setor de 13,2% para 15,5%. Essa revisão foi justificada pelo desempenho acima das expectativas no segundo trimestre, pelas revisões positivas nas previsões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para as principais culturas agrícolas e pelo bom rendimento na produção de bovinos e aves.

O valor adicionado da agropecuária representa o total produzido no setor, descontando o consumo intermediário, ou seja, o uso de bens e serviços de outros setores durante a produção, como insumos, máquinas e equipamentos.

O setor agropecuário já havia registrado um crescimento de 18,8% no primeiro trimestre e continuou sua expansão no segundo trimestre, com um aumento de 17% em relação ao mesmo período de 2022. Esse crescimento foi impulsionado em grande parte pelo aumento estimado de 61,4% na produção de soja na região Sul.

Leia Também:  FENICOOPA 2020 celebra uma nova fase da COOPA

Outra contribuição significativa veio do milho, cuja estimativa de crescimento foi revisada de 11,5% para 16%, especialmente devido ao avanço previsto de 17,5% na segunda safra.

O Ipea também destacou que quatro das cinco principais culturas agrícolas tiveram revisões significativas em suas estimativas de crescimento da produção. Além da soja e do milho, as produções de cana-de-açúcar e algodão também foram revisadas para cima e devem impactar positivamente o terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. A cana-de-açúcar teve uma previsão de alta revisada de 6,6% para 8,6%, enquanto o algodão teve a maior revisão, de 2,9% para 10,0%.

No que diz respeito aos produtos pecuários, as produções de bovinos e frangos também superaram as expectativas no segundo trimestre, com aumentos de 10,8% e 7,2%, respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2022. Isso levou o Ipea a revisar suas projeções para essas duas culturas, com estimativas de crescimento agora em 7,0% e 6,3%, respectivamente.

Para 2024, o Ipea prevê um cenário de estabilidade, com um ligeiro aumento de 0,4% no valor adicionado do setor agropecuário. No entanto, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê que a produção de soja aumentará 5,1%, enquanto o milho e o algodão devem apresentar quedas de 9,1% e 5,5% em suas produções, respectivamente.

Leia Também:  Represa se rompe e casas são inundadas em Patrocínio-MG

A pecuária, especialmente os segmentos de frangos e suínos, deve ter um bom desempenho, enquanto a perspectiva para a produção de bovinos é um aumento de apenas 0,1%, apesar de representar a maior contribuição para o valor adicionado do setor agropecuário.

Com informações do Canal Rural

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE BH

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA