Aprovação do processo foi feito nesta segunda-feira (15) pelo Papa Francisco. Local tem 153 anos e passou recentemente por uma reforma para se adequar aos critérios do Vaticano.
Por g1 Triângulo e TV Integração
O Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, foi elevado à basílica. A aprovação do processo foi feito na segunda-feira (15) pelo Papa Francisco, no Vaticano, e confirmada pela Diocese de Uberaba.
haverá a reunião entre o secretário da diocese e o reitor do santuário para definir a data da cerimônia que vai formalizar a instalação da basílica.
O termo basílica é concedido para reconhecer um templo santo, de grande importância espiritual e histórica, que promove a evangelização e uma devoção especial, nesse caso de Romaria, à Nossa Senhora da Abadia.
O Santuário de Nossa Senhora da Abadia tem 153 anos e passou recentemente por uma reforma para se adequar aos critérios do Vaticano para que ganhasse o novo título.
Devoção à N. S. da Abadia teve início no Século XI

A história de devoção à Maria como Nossa Senhora da Abadia teria começado no Século XI, em uma região conhecida como Montanhas do Bouro, em Portugal. Nessa época, era comum as invasões de outros povos à Península Ibérica. Por isso, os monges dos mosteiros da região escondiam imagens sacras dentro de grutas, para evitar que esses materiais fossem saqueados.
“Uma vez, um cavaleiro português, que se sentia muito sem motivação e desorientado por ter perdido a esposa e o filho, foi às montanhas para ficar uns dias no mosteiro. Por lá, ele viu uma luz forte vinda da montanha, que o incomodou por três dias. Ele foi lá ver o q
ue é qual a motivação daquela luz e, chegando em uma pequena gruta encontrou a imagem de Nossa Senhora”, explicou ao g1 o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Abadia em Uberlândia, Padre José Anchieta, em entrevista em agosto de 2022.
Segundo Anchieta, o cavaleiro teria levado a imagem que encontrou até uma abadia, que é o local onde os monges se reuniam. A palavra “abadia”, inclusive, significa “casa do Pai”.
“Então, as pessoas começaram a saber que foi encontrada uma imagem de Nossa Senhora no mosteiro. Os fiéis iam até lá e comentavam: ‘vamos lá na abadia?’ E aí, ela se tornou Nossa Senhora da Abadia”, acrescentou o padre.
Junto com a colonização portuguesa na América do Sul, a devoção por Nossa Senhora da Abadia chegou ao Brasil. Com o avanço dos bandeirantes rumo ao interior do país, garimpeiros se estabeleceram na região conhecida Água Suja, no Triângulo Mineiro.
“Os garimpeiros vieram para Água Suja para garimpar e aqui se esconderam. No Século XIX, eles fizeram um voto a Nossa Senhora de que, se não fossem convocados para a Guerra do Paraguai, construiriam uma capela em homenagem a ela”, continuou Anchieta.
De fato, os garimpeiros não foram para a guerra, e uma capela foi erguida pelos fiéis na região da cidade de Romaria, onde, hoje, está um dos principais santuários em homenagens à Nossa Senhora da Abadia no Brasil.
Fé no caminhar
Todos os anos, milhares de fiéis de várias partes do país saem em peregrinação para Romaria. A pé, a cavalo ou de bicicleta, os “romeiros”, como são conhecidos os peregrinos, vão até a basílica como forma de devoção à Maria para agradecer pelas bênçãos recebidas e para fazer pedidos.