RELIGIOSIDADE

Com 153 anos Santuário de Romaria é elevado à basílica pelo Papa Francisco

Publicado em

Aprovação do processo foi feito nesta segunda-feira (15) pelo Papa Francisco. Local tem 153 anos e passou recentemente por uma reforma para se adequar aos critérios do Vaticano.

Por g1 Triângulo e TV Integração

O Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, foi elevado à basílica. A aprovação do processo foi feito na segunda-feira (15) pelo Papa Francisco, no Vaticano, e confirmada pela Diocese de Uberaba.

haverá a reunião entre o secretário da diocese e o reitor do santuário para definir a data da cerimônia que vai formalizar a instalação da basílica.

O termo basílica é concedido para reconhecer um templo santo, de grande importância espiritual e histórica, que promove a evangelização e uma devoção especial, nesse caso de Romaria, à Nossa Senhora da Abadia.

O Santuário de Nossa Senhora da Abadia tem 153 anos e passou recentemente por uma reforma para se adequar aos critérios do Vaticano para que ganhasse o novo título.

Devoção à N. S. da Abadia teve início no Século XI

 

A história de devoção à Maria como Nossa Senhora da Abadia teria começado no Século XI, em uma região conhecida como Montanhas do Bouro, em Portugal. Nessa época, era comum as invasões de outros povos à Península Ibérica. Por isso, os monges dos mosteiros da região escondiam imagens sacras dentro de grutas, para evitar que esses materiais fossem saqueados.

Leia Também:  MUSEU TEM OBRAS RESTAURADAS

“Uma vez, um cavaleiro português, que se sentia muito sem motivação e desorientado por ter perdido a esposa e o filho, foi às montanhas para ficar uns dias no mosteiro. Por lá, ele viu uma luz forte vinda da montanha, que o incomodou por três dias. Ele foi lá ver o q

ue é qual a motivação daquela luz e, chegando em uma pequena gruta encontrou a imagem de Nossa Senhora”, explicou ao g1 o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Abadia em Uberlândia, Padre José Anchieta, em entrevista em agosto de 2022.

Segundo Anchieta, o cavaleiro teria levado a imagem que encontrou até uma abadia, que é o local onde os monges se reuniam. A palavra “abadia”, inclusive, significa “casa do Pai”.

“Então, as pessoas começaram a saber que foi encontrada uma imagem de Nossa Senhora no mosteiro. Os fiéis iam até lá e comentavam: ‘vamos lá na abadia?’ E aí, ela se tornou Nossa Senhora da Abadia”, acrescentou o padre.

Junto com a colonização portuguesa na América do Sul, a devoção por Nossa Senhora da Abadia chegou ao Brasil. Com o avanço dos bandeirantes rumo ao interior do país, garimpeiros se estabeleceram na região conhecida Água Suja, no Triângulo Mineiro.

Leia Também:  JUSTIÇA BLOQUEIA RECURSOS DE ACORDO COM A VALE DESTINADOS A ROMARIA

“Os garimpeiros vieram para Água Suja para garimpar e aqui se esconderam. No Século XIX, eles fizeram um voto a Nossa Senhora de que, se não fossem convocados para a Guerra do Paraguai, construiriam uma capela em homenagem a ela”, continuou Anchieta.

De fato, os garimpeiros não foram para a guerra, e uma capela foi erguida pelos fiéis na região da cidade de Romaria, onde, hoje, está um dos principais santuários em homenagens à Nossa Senhora da Abadia no Brasil.

Fé no caminhar

Todos os anos, milhares de fiéis de várias partes do país saem em peregrinação para Romaria. A pé, a cavalo ou de bicicleta, os “romeiros”, como são conhecidos os peregrinos, vão até a basílica como forma de devoção à Maria para agradecer pelas bênçãos recebidas e para fazer pedidos.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Agricultura

SEMMA PROMOVE AÇÕES PARA A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Published

on

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, juntamente com a SEMOP, secretaria de obras, e com o apoio do CODEMA, CBH PN1, policia Militar  e demais secretarias municipais convidam você e sua família para participar das ações da Semana do Meio Ambiente 2003, acontece durante o mês de junho e visa conscientizar os diversos públicos, estudantes, professores, produtores rurais, autoridades, comerciantes, atiradores, recicladores, profissionais liberais e toda comunidade motivando a reconhecerem o valor do nosso habitat. Participe.

“O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.”

“Origem do Dia Mundial do Meio Ambiente
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Leia Também:  Município decreta situação emergencial

Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos a partir daí.”

Palestra sobre Coleta Seletiva no Campus Patrocínio inaugura Semana Municipal de Meio Ambiente
Evento é parceria entre a Comissão de Coleta Seletiva Cidadã e a Prefeitura Municipal de Patrocínio

OIFTM Campus Patrocínio sediou, na manhã do dia 1º de junho, a Abertura da Semana Municipal de Meio Ambiente, com a realização da palestra Coleta Seletiva: a caminho da sustentabilidade.

Ministrada pela Supervisora de Planejamento em Estratégia Política Ambiental, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Maria Luiza Guimarães Queiroz, a palestra foi direcionada a estudantes e servidores.

A realização do evento é uma ação da Comissão de Coleta Seletiva Cidadã, em parceria com a Prefeitura Municipal de Patrocínio. Contou com a presença do Diretor Geral do Campus Patrocínio, Prof. Marlúcio Alves, e do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Antônio Geraldo de Oliveira.

Leia Também:  FESTA EM LOUVOR À NOSSA SENHORA DA ABADIA EM ROMARIA PODE SOFRER ALTERAÇÃO

Ao longo do mês de junho, a Comissão, com o apoio da Direção Geral, realizará diversas atividades, como visitas ao Aterro Sanitário e ao Lixão Municipal, também em parceria com a Secretaria de  Meio Ambiente.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE BH

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA