Cidade

Codema e  Meio Ambiente cassam Certidão  da Vale Fertilizantes.

Publicado em

O governo municipal  nos últimos dias vem  tendo reuniões com os diretores da Vale, visando entendimento quanto a exploração do Fosfato no município. E segundo informações,  tem  negociado compensações para cidade, isso em obras, como o calçadão da Praça Santa Luzia,  asfaltamento do Cristo Redentor,  canalização do esgoto Morada Nova / Jardim sul etc.  Mas diante  da cassação da Certidão, indica que a Mineradora Vale não cedeu aos pedidos do Governo Municipal, com isso inicia a briga Vale x Município.  

Na audiência pública quando da liberação da  licença de operação, vários foram as compensações, uma delas de levar o  Centro de Reabilitação de animais para Patos de Minas e  os mesmo diretores que hoje cassam a licença,  a frente dos órgãos de  ambiental, passaram batidos nas compensações, naquela oportunidade.  Com a exploração do minério,o município recebe R$ 74 oriundos de ICMS da mineração.

Codema e Secretaria de Meio Ambiente caçam Certidão de 

Conformidadede empreendimento gerido pela Vale Fertilizantes

Asscom – Prefeitura Municipal de Patrocínio

Um dos principais papéis do Governo Municipal é zelar pelo respeito ao cumprimento do devido processo legal na esfera administrativa.

Leia Também:  MOSAIC FERTILIZANTES DOA MAIS DE 105 TONELADAS DE ALIMENTOS PARA COMUNIDADES DE MINAS GERAIS

Por esse motivo, aconteceu na manhã de hoje (31) uma reunião entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA) e entidades da sociedade civil, onde foi feito o anuncio sobre a revogação da certidão de conformidade da Vale Fertilizantes, uma vez que a mesma não estava em conformidade com a legislação municipal.  

A Lei Municipal 3596/2002 que organiza o funcionamento do CODEMA em Patrocínio, diz em seu Artigo 5º, que necessariamente, toda certidão de conformidade deve passar pela aprovação do CODEMA, o que no caso específico do empreendimento gerido pela Vale Fertilizantes não foi realizado.

Na oportunidade para dar explicações técnicas de suas áreas e embasar a decisão tomada, fizeram o uso da palavra o vice-prefeito municipal, Gustavo Brasileiro, o procurador do Município, Dr. Anderson Aprígio, o secretário municipal de Meio Ambiente, Caio Veloso e o presidente do CODEMA, Antônio Geraldo.

NR – Diante, da declaração do Codema e Secretaria, a Vale não está em conformidade com a legislação municipal e ainda não foram esclarecido os tramites futuros das duas partes. Mas tudo indica que chegará as barras da Justiça e a Vale reivindicará seu direitos de exploração definidos nos tramites  da Licença operacional, concedida. E certamente muitos episódios  narraremos entre Vale x Município

Leia Também:  Itabirito - Solenidade de Formatura do PROGEA celebra compromisso com o meio ambiente

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Cidade

ESCOLHA OS NOMES DOS NOVOS CÃES DA POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS

Published

on

Legenda das fotos: Filhotes nasceram em agosto; votação começa nesta sexta-feira (22/9) e vai até 3/10

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou, nesta sexta-feira (22/9), uma campanha para escolher os nomes dos novos integrantes da instituição: dois filhotes de cães, resultado do cruzamento das raças pastor alemão com pastor belga malinois.
A população poderá escolher entre as seguintes opções: Athos, Argos ou Horus, para o primeiro filhote; e Colt, Rock e Sig, para o segundo. A votação termina em 3/10. O resultado será divulgado em 4/10, quando é celebrado o Dia Mundial dos Animais. Para votar clique www.policiacivil.mg.gov.br/site-pc/enquete/responder
Os pais dos filhotes, os cães policiais Luna e Glock, foram selecionados pela excelência em trabalhos e boa saúde. A aquisição de cães pela PCMG pode ocorrer por meio de compra, criação própria ou doação de terceiros, obedecidas as formalidades legais, conforme previsto na Resolução número 8.263.

TREINAMENTO
Conforme a equipe da Coordenação de Operações com Cães (COC) da PCMG, nessa fase, os filhotes, nascidos no dia 16/8, passam por treinamentos de obediência, controle e de detecção. Os animais, por meio de reforços, começam a ter contato e entender qual odor ele deve buscar.
Ainda sobre o treinamento, o coordenador da COC, investigador Mateus Picinin, explica: “A partir de 35 dias, iniciam-se exercícios simples de captura de movimentos e, principalmente, de socialização, sempre baseado em atividades lúdicas para o cão”.
Segundo ele, “A evolução é gradativa e de acordo com a resposta de cada filhote. É importante salientar que nem todos mostram aptidão para o trabalho. O tutor já pode ser designado nesse momento ou conforme a adaptação de cada um”.

Leia Também:  Em 30 dias inicia as obras do Pelotão de Meio Ambiente e  Rodoviária no 46º BPM

CANIL DA PCMG
A COC da PCMG está localizada na capital e conta com nove cães, das raças border collie, cocker spaniel, pastor alemão e pastor belga de malinois, além de outros seis em avaliação e preparação.
Os cães da PCMG são preparados para a localização de entorpecentes, treinados de forma responsável, sem contato direto com a droga. A partir da Resolução 8.263, a preparação desses animais será estendida para mais áreas, como por exemplo localização de cadáver e de pessoas.
Em ações policiais, os cães são transportados em carro próprio, adaptado, com ventilação, ar condicionado e iluminação, facilitando o manejo do animal.
Em média, os cães atuam na instituição até os 8 anos, quando passam por avaliações mais constantes, podendo chegar até 10 anos, quando serão aposentados. Depois disso, os cães são doados seguindo critérios do COC, tendo como prioridade o policial que o acompanhou durante sua jornada. Somente este ano, a COC já foi empenhada em 70 acionamentos, entre apoios policiais e operações e eventos.

Leia Também:  Novo 'Condomínio do Idoso' será construído em Uberlândia

TRABALHO TERAPÊUTICO
Por meio de parceria com o Hospital Paulo de Tarso, os cães da PCMG participam também do trabalho de Terapia Assistida por Animais, que consiste em acompanhar pacientes com dificuldades motoras na realização de exercícios fisioterapêuticos, sempre acompanhados com um profissional da saúde.
O contato com os animais resulta em inúmeros benefícios ao paciente, que libera hormônios relacionados ao prazer e bem-estar, impactando em melhoras na saúde motora, emocional e psicológica.

Crédito das imagens: PCMG / Divulgação

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE BH

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA