Esporte

CAP, campeão e sobe pra elite do Futebol Mineiro

Publicado em

CAP retorna ao profissional após 11 anos

consegue dois acessos em pouco mais de um ano e está de volta à elite do Campeonato Mineiro


Degrau a degrau. Foi assim que o Clube Atlético Patrocinense retornou ao profissional após 11 anos, conseguiu dois acessos em pouco mais de um ano e está de volta à elite do Campeonato Mineiro após 23 anos – a última vez foi em 1994. A vitória do Nacional de Muriaé sobre o Betinense por 1 a 0, neste sábado, no estádio Soares de Azvedo, em Muriaé, pela nona rodada do hexagonal final do Módulo II do Mineiro, coroou o projeto organizado e pés no chão do time da cidade de Patrocínio, sob comando do técnico Rogério Henrique, com vaga na principal divisão estadual em 2018.

 
Patrocinense volta à elite do Mineiro após 23 anos (Foto: Gilber Barros)

Patrocinense volta à elite do Mineiro após 23 anos (Foto: Gilber Barros)

A volta ao futebol profissional não veio de uma hora para outra. Liderado pelo presidente Maurício Cunha, o Patrocinense arrecadou recursos com sócios-contribuintes bem antes da inscrição na Segunda Divisão do Mineiro – a famosa terceirona –, em 2016. Com dinheiro em caixa, quitou dívidas trabalhistas antigas do clube, parcelou a dívida com a Federação Mineira de Futebol (FMF), voltou à ativa e disputou o campeonato.

Após boa primeira fase na Segunda Divisão, o CAP não repetiu as boas atuações e resolveu trocar o “rei do acesso” Luiz Eduardo do comando. Eugênio Souza assumiu, mas ficou dois jogos – com duas derrotas. O ponto chave da crescente do Patrocinense foi a chegada do “desconhecido” técnico Rogério Henrique, ex-Jacutinga, no início do returno do Hexagonal Final. O treinador mudou a cara do time, adotou o discurso de humildade e convenceu. Com quatro vitórias e um empate, ficou a um ponto do acesso ao Módulo II do Mineiro.

 

Rogério Henrique assumiu o time na Segunda Divisão e levou CAP à elite do Estadual (Foto: Alair Constantino/Dono do Apito)Rogério Henrique assumiu o time na Segunda Divisão e levou CAP à elite do Estadual (Foto: Alair Constantino/Dono do Apito)

Rogério Henrique assumiu o time na Segunda Divisão e levou CAP à elite do Estadual (Foto: Alair Constantino/Dono do Apito)

 

O gerente de futebol Estéfano Caetano permaneceu, alguns jogadores chaves também, assim como a comissão técnica, a começar pelo comandante Rogério Henrique. Em campo, tudo dando certo. O CAP continuou invicto até a nona rodada da primeira fase, quando perdeu com reservas para o Uberaba. Classificado com tranquilidade para o Hexagonal Final, manteve a boa campanha defensiva chegou a quatro vitórias e um empate e assumiu a ponta.

 

Torcida teve papel importante na campanha do acesso do Patrocinense (Foto: Paulo Barbosa)Torcida teve papel importante na campanha do acesso do Patrocinense (Foto: Paulo Barbosa)

Torcida teve papel importante na campanha do acesso do Patrocinense (Foto: Paulo Barbosa)

No início do returno, uma derrota e um empate fizeram com que o CAP fosse ultrapassado nos critérios de desempate pelo Boa Esporte, e seguiu na cola do time de Varginha. As duas equipes se enfrentaram na última terça-feira, empataram e dependiam de um tropeço do Betinense neste sábado. Com o resultado da partida, o Patrocinense retorna à elite do futebol Mineiro com uma rodada de antecedência.

 

—————————————————

Fotose reprotagem: Rede Hoje

cap-campao-6

 

 O título deu aos patrocinenses razões de sobre para comemorar pelas ruas da cidade


 Por Luiz Antônio Costa | Rede Hoje | Rádio Módulo FM


O Clube Atlético Patrocinense conquistou o título de campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro, na tarde deste sábado (20), em seu último confronto válido pelo estadual. No calendário patrocinense, o 20 de maio de 2017, passa a ser uma data história. Foi o dia da conquista do primeiro título mineiro do Módulo II. O Clube Atlético Patrocinense é o campeão mineiro de 2017, com uma festa monumental da torcida. 

Leia Também:  Governo Municipal, CAP e FMF realizam reunião visando o Campeonato Mineiro 2023

O Nacional de Muriaé veio pronto para fazer o cai cai, mas quando acordou, já tinha levado 4 gols. E eram 20 minutos do primeiro tempo. 

Jogando pela 10a e última rodada do hexagonal final do Campeonato Mineiro, CAP terminou a competição em 1o , com 21 pontos; o Boa foi o outro classificado com 19. De quebra, Quilder fez o seu sétimo gol e saiu como artilheiro da competição.

 

cap-campeao-comemora-com-torcida 


Após o apito final os jogadores foram comemorar com a torcida grená

 

O JOGO. Após conquistar uma das vagas para a divisão de elite mineira, semana passada, na penúltima rodada, deste sábado(20), o Patrocinense recebeu o Nacional de Muriaé, no Júlio Aguiar, diante da sua torcida, na partida que valia o título. O Nacional de Muriaé entrou em campo com apenas nove jogadores do visitante.

 

O CAP subiu em 1990 sendo vice-campeão, decidindo o título com o Araxá no Estadio Fausto Alvim. E já tinha sido campeão da terceira no início da década de 2000, quando bateu o América de Alfenas no Estádio Pedro Alves do Nascimento na final também por 4 gols, como aconteceu neste sábado.

 

Mas, este jogo contra o Nacional de Muriaé, no Estádio Júlio Aguiar, teve um gostinho diferente: o CAP subiu à Primeira Divisão do Campeonato Mineiro como campeão.

 

cap-campeao-22

 

A águia fez várias apresentações e fez o público vibrar várias fezes…

 

cap-campeao-19

 

… com o zagueiro Juninho …

 

cap-campeao-113

 

… com o capitão Mário César …

 

cap-campeao-20

 

… dando espetáculo …

 

cap-campeao-21

 

… e fazendo gol

 

FESTA O DIA TODO. A festa da torcida Grená começou uma hora antes do jogo. Mascote do Patrocinense, a Águia, deu um show arrancando aplausos da torcida. Fez gols, depois pousou nos braços do jogador Juninho e recebeu um afago; entregou a faixa de capitão ao meia Mário Sérgio e ainda fez graça para a torcida posando no alambrado pelo menos três vezes.

 

camp-campeao-feminina

 

O time já entrou em campo com festa da torcida feminina puxada por Denga (Elenísia Delfino), a torcedora símbolo do CAP.

 

O time já entrou em campo com festa da torcida feminina que saiu a frente do jogadores puxada pela “baronesa” Denga (Elenísia Delfino), a torcedora símbolo do CAP.

 

MATANDO O JOGO. Quando a bola rolou, todos sentiram que o NAC não queria jogo e iria provocar o cai cai. O CAP foi rápido. A dois minutos, Mário César pegou uma pancada do meio da rua e o goleiro Lucas Fritz fez uma defesa espetacular e colocou pra linha de fundo. Na cobrança do escanteio por Pedrinho e Jackson Five, no segundo pau, escorou de cabeça e fez o primeiro gol do jogo: CAP 1 a 0.

 

cap-campeao-ademir

 

O atacante prata da casa, Ademir, fez o segundo gol 

 

Três minutos depois, ao cinco minutos de jogo, era a vez do atacante prata da casa, Ademir, meter de fora da área e fazer um golaço: 2 a 0.

 

Aí começou o cai cai. Saindo de campo o lateral Valdeir, alegando contusão. Depois o goleiro Lucas Fritz tentou por duas vezes e acabou desistindo da farsa.

 

Reiniciado o jogo e aos 15 minutos, depois de troca de passes excelente do ataque o CAP, André Alves preparava para finalizar, Iran cometeu um pênalti. Quilder vai para a cobrança e toca no canto direto do goleiro Lucas Fritz, que foi na bola, mas não deu. 3 a 0 para o Patrocinense que estava consolidando o título mineiro.

 

 

cap-campeao-caicai

 

Com nove em campo, jogadores do NAC fizeram o cai cai para evitar uma goleada maior

 

TIRO DE MISERICÓRDIA. Aí, cai outro jogador do Nacional. O atleta é retirado de campo, jogo continua e no cruzamento de Bruno Lima pela esquerda, Pedrinho subiu entre os zagueiros e cabeceou para as redes. CAP 4 X 0 NAC.

Leia Também:  Cuiabá é goleado pelo Atlético Mineiro na Arena Pantanal

 

O centro avante Igor cai e diz que está contundido e que não tem mais condição de jogo. O juiz, Cleisson Veloso Pereira, então esperou o tempo e encerrou o jogo porque o Nacional não tinha número legal para continuar a partida. O árbitro do jogo colocou na súmula “aos 22 minutos do 1º tempo de jogo, não dei prosseguimento à partida, devido ao número insuficiente de atletas da equipe do Nacional Atlético Clube. Após esperarmos o tempo

regulamentar, fui informado pela comissão técnica do referido clube, que os 3 atletas que haviam se lesionados, não teriam condições de retornar ao campo de jogo

 

 cap-campeao-comemora-com-torcida2

 Ao apito final do arbitro, jogadores e torcida passaram a comemorar…

 

COMEMORAÇÃO. Após o encerramento da partida com 22 minutos do primeiro tempo, o torcedores começaram a gritar “é campeão”, mas ainda um pouco contido, porque o jogo em Uberaba não havia terminado. Quem podia, foi para dentro do campo esperar o resultado de Uberaba x Boa. A Secretaria de Esportes aproveitou para prestar várias homenagens ao time campeão, a ex-atletas como Gulina – centro avante de muito destaque nas décadas de 180 e 1990 pelo CAP -, e outras.

  

cap-campeao-comemora-com-torcida3

 

… no estádio..

 

Em Uberaba, o Boa Esporte que dependia de uma vitória para brigar pelo título, não saiu do empate, sem gols, contra o Zebu. A Coruja(Boa) ficou com o vice-campeonato, mas já havia garantido, junto com o CAP, sua vaga de volta para o Módulo I do Campeonato Mineiro. Em Nova Serrana, Betinense e Tupynambás cumpriram tabela e fizeram um jogo sem gols na Arena do Calçado.

 

cap-campao-5 

… nas ruas e na praça, só depois do término do jogo entre Uberaba e Boa …

 

Quando veio a notícia do término do jogo em Uberaba a festa começou no estádio, se estendeu para as ruas da cidade com uma enorme carreta e para no Praça Santa Luzia, onde centenas de pessoas se reuniram para comemorar.

 

cap-campeao14

 

… grande parte da torcida saiu pelas ruas em comemoraçaõ ..

 

Campanha do CAP. 20 jogos, 12 vitórias, 06 empates, 02 derrotas, 31 gols; Artilheiro da competição: Quilder – 7 gols 

 

cap-campeao10

 

… jogadores comemoram

 

FICHA DO JOGO

Jogo: CLUBE ATLÉTICO PATROCINENSE 4  X  0 NACIONAL ATLÉTICO CLUBE

Motivo: 10a rodada do Hexagonal Final do Campeonato Mineiro Módulo II

Local: Estádio Júlio Aguiar – Patrocínio – MG

Data: 20/05/2017 – 16h00

 

CAP.: Cleisson; Fumaça, André Alves e Bruno Lima; Mario César, Léo Mineiro e Dedê; Pedrinho, Jackson Five, Ademir e Quilder. Técnico: Rogério Henrique

NAC.: Lucas Fritz; Iuri, Marcão, Valdeir; Elder, Aurélio, Iran, Igor e João Willian. Técnico: André Alexandre (Andrezinho)

 

ARBITRAGEM: Cleisson Veloso Pereira; auxiliares, Helen Aparecida Gonçalves e Douglas Almeida Costa; 4a árbitro; Wagner Ferreira de Souza; observador, Alessandra Carla Peixoto.

 

Diretoria campeã (Foto: Isabela Resende)

DIRETORIA

 

Time campeão

 

cap-campeao11

 

OS OUTROS JOGOS:

 

Em Uberaba, o Boa Esporte empatou, sem gols, contra o Zebu. Em Nova Serrana, Betinense e Tupynambás cumpriram tabela e fizeram um jogo sem gols na Arena do Calçado.

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

#   Equipe PG J V E D GP GC SG %
1 CA PATROCINENSE CA PATROCINENSE – CAMPEÃO 21 10 6 3 1 15 6 9 70
2 BOA BOA 19 10 5 4 1 11 6 5 63
3 BETINENSE BETINENSE 14 10 4 2 4 9 9 0 47
4 NAC. MURIAÉ NAC. MURIAÉ 13 10 4 1 5 9 12 -3 43
5 UBERABA UBERABA 9 10 2 3 5 6 13 -7 30
6 TUPYNAMBAS F.C. TUPYNAMBAS F.C. 6 10 1 3 6 9 13 -4 20

PG: Pontos Ganhos | J: Jogos | V: Vitórias | E: Empates | D: Derrotas | GP: Gols Pró | GC: Gols Sofridos | SG: Saldo de Gols | %: Aproveitamento

 

cap-campeao15

 

Veja as fotos do título

cap-campeao-16

 

cap-campeao-16.pg

 

cap-campeao-23

 

cap-campeao2

 

cap-campeao-18

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Esporte

Palmeiras termina preparação para pegar o Red Bull Bragantino

Published

on

O Palmeiras se reapresentou nesta sexta-feira (29), na Academia de Futebol, depois do empate sem gols com o Boca Juniors-ARG, no estádio La Bombonera, em Buenos Aires (ARG), pela partida de ida da semifinal da CONMEBOL Libertadores. O segundo encontro com os argentinos ocorrerá na próxima quinta (05), às 21h30, no Allianz Parque – vitória por qualquer placar garante a vaga na final, e um novo empate leva a decisão para os pênaltis.

A delegação retornou de Buenos Aires na madrugada e pernoitou nas instalações do centro de excelência. Os atletas que atuaram por mais de 45 minutos seguiram o cronograma de trabalhos regenerativos pela manhã na parte interna do centro de excelência. O restante do grupo realizou atividades técnicas e táticas no campo à tarde.

Os atletas que não foram titulares contra o Boca Juniors treinaram no período da tarde (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O zagueiro Murilo acredita que o empate na Bombonera pode ser considerado um bom resultado, já que jogos desse nível na Libertadores são sempre complicados. “Jogo na Argentina, na casa deles, com estádio lotado, torcida gritando, e nós suportamos muito bem. O Boca é uma equipe qualificada e com o empenho de todos conseguimos segurar. Agora é em nossa casa o jogo de volta, já estamos com essa mentalidade. É descansar para fazer um grande jogo na quinta-feira”, disse ele.

Leia Também:  IMUNIZAÇÃO CONTRA COVID-19 SÓ É EFETIVA APÓS AS DUAS DOSES DA VACINA

Disputando as semifinais da Libertadores pela 11ª vez (recorde absoluto entre os brasileiros), sendo a quarta consecutiva (recorde entre os brasileiros ao lado do Santos, de Pelé, entre 1962 e 1965), o Palmeiras busca uma vaga na final pela sétima vez (o que o tornaria recordista isolado entre os brasileiros, pois hoje está empatado com o São Paulo), sendo a terceira nas últimas quatro edições (que seria um recorde geral desde a implantação da final única, em 2019, ao lado do Flamengo).

Murilo celebrou mais um jogo sem sofrer gols e com boa atuação do sistema defensivo, além de projetar uma grande festa da torcida alviverde no Allianz Parque. “É fundamental nos jogos fora, principalmente em mata-matas, a zaga dar esse suporte. Eu e o Gómez pudemos cumprir bem uma missão muito importante de não levar gol para dar confiança aos atacantes. Pensando no jogo de volta, queremos fazer nosso resultado em nossa casa, então foi muito importante não levar gol lá. É fazer isso novamente em nossa casa para podermos sair com a classificação”, disse. “Sem dúvida, a torcida vai fazer uma grande festa e nos dar esse gás a mais para darmos o nosso melhor dentro de campo”, completou.

Leia Também:  Operação combate esquema de sonegação do tributo ICMS no Triângulo Mineiro e estado de São Paulo

Antes do Boca, o Verdão treina na tarde deste sábado (30), às 16h, na Academia de Futebol, e volta a campo no domingo (01), às 18h30, contra o Red Bull Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 44 pontos, o Maior Campeão do Brasil é o vice-líder da competição.

“Estamos na briga lá em cima no Brasileiro, o Palmeiras vem sempre dando o melhor. É um jogo difícil fora de casa, mas estamos nos preparando bem para todos os jogos”, finalizou Murilo.

O zagueiro Naves durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE BH

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA