Agricultura

Café de pequeno produtor é escolhido para a Edição Especial de fevereiro na Dulcerrado

Publicado em

Polliana Dias / ASCOM Expocaccer | Foto: Orleno Adriane

 Aconteceu no dia 05 de fevereiro mais um lançamento do café Edição do Produtor na Dulcerrado. Pelo terceiro mês consecutivo, a cafeteria traz uma edição especial, sendo o escolhido como fornecedor dos grãos especiais o cooperado Valdir Donato, proprietário da Fazenda Salitre e Santo Antônio, situada em Patrocínio. O cafeicultor que tem como base de seu negócio a agricultura familiar foi o vencedor do primeiro Prêmio de Qualidade Fairtrade, realizado em 2015 pela APPCER (Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado) e comemora o reconhecimento da qualidade de seu produto.

 

“Vejo este destaque da Dulcerrado como algo muito positivo, um reconhecimento do nosso trabalho e é muito importante ver que a qualidade alcançada foi reconhecida. Tanto este reconhecimento quanto o Prêmio de Qualidade Fairtrade são formas de incentivo para driblarmos as adversidades e continuarmos batalhando na cafeicultura”, afirma Donato que é paranaense e filho de cafeicultor, descobrindo na Região do Cerrado Mineiro um lugar promissor para dar continuidade ao sonho da família de cultivar café, longe das geadas do Paraná.

 

Café com sabor de conquista

O café de fevereiro é um Catuaí Vermelho com notas florais e doces; sabor de garapa e frutas cítricas como laranja. A acidez é cítrica e o corpo é a amanteigado, com finalização longa e agradável. Tamanha qualidade impressiona os paladares mais exigentes, sendo esta qualidade um dos pilares do trabalho da família de Valdir que tem no café não só seu negócio, mas também uma paixão transmitida de pai para filho.

Leia Também:  COLUNA DO DIA 02/04/2022 - POR VANDERLEI LACERDA

 

Motivo de orgulho para Valdir e sua família, as conquistas com este café orgulham também os membros da APPCER, sobretudo o presidente Carlos Behrend, que tem em Valdir, o segundo associado a fornecer café para a Edição do Produtor da Dulcerrado. “É muito importante produzir qualidade e, hoje, o pequeno produtor também tem esta responsabilidade. Além disto, temos na Expocaccer um espaço muito maior do que individualmente teríamos, sendo que este fator nos fortalece para buscarmos qualidade em nossos processos. Realmente o café do Valdir é maravilhoso, merece o destaque alcançado e é motivo de orgulho para todos nós”.

 

Com a casa cheia para o lançamento da Edição do Produtor, o presidente do Conselho de Administração da Expocaccer, Lázaro Ribeiro, enfatizou a importância da parceria com a APPCER, sendo “uma honra muito grande em tê-la como parceira, pois temos observado que com a APPCER os recursos estão chegando no pequeno produtor e estes estão conseguindo melhorar sua qualidade de vida e suas condições de trabalho. Ficamos felizes por ver este crescimento, pois eu, como produtor, sei das dificuldades em se produzir café e a APPCER está conseguindo seu diferencial através dos recursos conquistados. Esperamos que esta parceria dure para sempre”.

Leia Também:  GUIMA CAFÉ PARTICIPA DA EDIÇÃO ESPECIAL RAÍZES, FRUTO DA PRODUÇÃO REGENERATIVA QUE FOI LANÇADO PELA EXPOCACCER

 

Sobre a Edição do Produtor

A Edição do Produtor foi criada com o objetivo valorizar os cafés produzidos com foco na qualidade, em microrregiões da Região do Cerrado Mineiro, que ressaltam características particulares no sabor e valorizam o trabalho do cooperado na geração e continuidade da qualidade da bebida. O café da Edição do Produtor é uma edição limitada e, por isso, conta com vários fornecedores de grãos para este produto ao longo do ano.  A edição oferece o café nas versões Torrado e Moído e em Grão que podem ser apreciados ou adquiridos na Dulcerrado Cafés Especiais do Produtor ou através da loja virtual acessando o site: www.dulcerrado.com.br .

 

As fotos do lançamento e vídeo com o Produtor podem ser visualizadas no endereço eletrônico:www.facebook.com/dulcerradocafesespeciaisdoprodutor e mais informações sobre o café Edição do Produtor podem ser encontradas no site: www.dulcerrado.com.br .

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Agricultura

Ipea diz que crescimento do PIB do agronegócio, em 2023, será de 15,5%

Published

on

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta segunda-feira (25.09) uma nova projeção para o valor adicionado (VA) do setor agropecuário em 2023 e a primeira estimativa para 2024.

Os pesquisadores revisaram a estimativa de crescimento do setor de 13,2% para 15,5%. Essa revisão foi justificada pelo desempenho acima das expectativas no segundo trimestre, pelas revisões positivas nas previsões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para as principais culturas agrícolas e pelo bom rendimento na produção de bovinos e aves.

O valor adicionado da agropecuária representa o total produzido no setor, descontando o consumo intermediário, ou seja, o uso de bens e serviços de outros setores durante a produção, como insumos, máquinas e equipamentos.

O setor agropecuário já havia registrado um crescimento de 18,8% no primeiro trimestre e continuou sua expansão no segundo trimestre, com um aumento de 17% em relação ao mesmo período de 2022. Esse crescimento foi impulsionado em grande parte pelo aumento estimado de 61,4% na produção de soja na região Sul.

Leia Também:  GUIMA CAFÉ PARTICIPA DA EDIÇÃO ESPECIAL RAÍZES, FRUTO DA PRODUÇÃO REGENERATIVA QUE FOI LANÇADO PELA EXPOCACCER

Outra contribuição significativa veio do milho, cuja estimativa de crescimento foi revisada de 11,5% para 16%, especialmente devido ao avanço previsto de 17,5% na segunda safra.

O Ipea também destacou que quatro das cinco principais culturas agrícolas tiveram revisões significativas em suas estimativas de crescimento da produção. Além da soja e do milho, as produções de cana-de-açúcar e algodão também foram revisadas para cima e devem impactar positivamente o terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. A cana-de-açúcar teve uma previsão de alta revisada de 6,6% para 8,6%, enquanto o algodão teve a maior revisão, de 2,9% para 10,0%.

No que diz respeito aos produtos pecuários, as produções de bovinos e frangos também superaram as expectativas no segundo trimestre, com aumentos de 10,8% e 7,2%, respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2022. Isso levou o Ipea a revisar suas projeções para essas duas culturas, com estimativas de crescimento agora em 7,0% e 6,3%, respectivamente.

Para 2024, o Ipea prevê um cenário de estabilidade, com um ligeiro aumento de 0,4% no valor adicionado do setor agropecuário. No entanto, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê que a produção de soja aumentará 5,1%, enquanto o milho e o algodão devem apresentar quedas de 9,1% e 5,5% em suas produções, respectivamente.

Leia Também:  Produtor que teve gado eletrocutado por rede elétrica em Patrocínio deve receber R$45 mil da CEMIG

A pecuária, especialmente os segmentos de frangos e suínos, deve ter um bom desempenho, enquanto a perspectiva para a produção de bovinos é um aumento de apenas 0,1%, apesar de representar a maior contribuição para o valor adicionado do setor agropecuário.

Com informações do Canal Rural

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE BH

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA