Geral

Araxá é a cidade menos violenta de MG, segundo estudo do Ipea

Publicado em

Considerando todo o país, município foi o 5º colocado. Dados foram coletados entre 2005 e 2015.


 

Araxá foi considerada a cidade menos violente do país (Foto: Reprodução/TV Integração)Araxá foi considerada a cidade menos violente do país (Foto: Reprodução/TV Integração)

Araxá foi considerada a cidade menos violente do país (Foto: Reprodução/TV Integração)

 

A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, é a 5ª colocada em um ranking divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o Atlas da Violência 2017, a cidade tem o índice de 6,8 no estudo e, com isso, ocupa a posição de destaque em todo o país. No estado, o município ficou em 1º lugar.

Os números são referentes a década de 2005 a 2015 e representam o índice de homicídio somado ao de Mortes Violentas por Causa Indeterminada (MVCI). De janeiro a maio de 2017, a Polícia Militar registrou dois assassinatos na cidade.

O assessor de comunicação da PM em Araxá, tenente Mateus Dias Campos, destacou que a principal motivação deste tipo de crime no município é passional. “Os homicídios na cidade, geralmente, não possuem relação com a criminalidade, eles ocorrem por questões passionais e desentendimentos familiares”, explicou.

Leia Também:  Felipão comanda primeiro treino na Cidade do Galo
 

Quase todas as cidades consideradas menos violentas ficam nas regiões Sul e Sudeste (Foto: G1 )Quase todas as cidades consideradas menos violentas ficam nas regiões Sul e Sudeste (Foto: G1 )

Quase todas as cidades consideradas menos violentas ficam nas regiões Sul e Sudeste (Foto: G1 )

Campos destacou que a diminuição no número dos assassinatos e de outros crimes na cidade se dá pelo trabalho repressivo, combinado com o preventivo. “Muitas estratégias passam pelo trabalho de prevenção e as campanhas realizadas pela PM junto à comunidade, as ações repressivas são necessárias, mas a conscientização está trazendo resultados muito positivos”, concluiu.

 

O Atlas da Violência 2017 analisou dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, referentes ao intervalo de 2005 a 2015, e utilizou também informações dos registros policiais publicadas no 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

No estudo, foram listados os 30 municípios potencialmente mais violentos e menos violentos do Brasil.

De acordo com os dados divulgados pelo Ipea, nenhuma cidade mineira foi classificada entre as mais violentas do país. A região com maior número de municípios entre os 30 mais violentos é a região Nordeste, com 18 cidades.

Leia Também:  Projeto Monitora terá câmeras de segurança instaladas no Parque de Exposições Brumado dos Pavões durante a Fenacafé 2019
 

Cidades mais violentas do país segundo o IPEA (Foto: Editoria de Arte/G1)Cidades mais violentas do país segundo o IPEA (Foto: Editoria de Arte/G1)

Cidades mais violentas do país segundo o IPEA (Foto: Editoria de Arte/G1)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Geral

SINDICATO DOS EMPREGADOS, TRABALHADORES ASSALARIADOS RURAIS E AGRICULTORES FAMILIARES NA AGRICULTURA, PECUÁRIA E SIMILARES DE PATROCINIO E REGIÃO.

Published

on

Reconhecido pelo Ministério do Trabalho sob o nº 331.100/72

Em: 11-03-74 – Publicado no DOU em 29-03-74 – CNPJ 18.174.334/0001-47 – Rua Joaquim Carlos dos Santos, 135 – Fone: (34) 3831-1494 – CEP 38.747.074 – Patrocínio / MG.

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Pelo presente Edital de Convocação, o Sindicato dos Empregados, Trabalhadores Assalariados Rurais e Agricultores Familiares na Agricultura, Pecuária e Similares de Patrocínio e Região (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio e Região), por seu presidente abaixo assinado, CONVOCA todos os associados e associadas no gozo de seus direitos sindicais (associados com mais de 06 – seis – meses), que estejam em dia com a mensalidade do mês de Agosto/2023, para participarem da Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada no dia 25 DE SETEMBRO DE 2023, às 18:00 horas, em primeira convocação, com a maioria legal, ou às 19:00 horas em segunda convocação, com qualquer número de associados presentes, tendo como local o Auditório da ACIP/CDL, situado na Rua Joaquim Carlos dos Santos, 141 – Centro Administrativo – Patrocínio – MG – CEP 38.747-074 (ao lado da Sede do Sindicato), para tomarem conhecimento e deliberarem a respeito da seguinte ordem do dia:

Leia Também:  PIB do agronegócio deve crescer 10,9% em 2023, segundo o Ipea

– Leitura, discussão e aprovação da ata da Assembleia anterior;

– Ratificação da compra do imóvel urbano, Lote de terreno nº 093, Quadra 45, Setor 12, Face B, medindo 11m de frente para a Rua Abadio Marques Nader, nº 307, com 30,50m pelas laterais, com 335,50m² de área total, situado no centro de Patrocínio/MG, conforme Memorial Descritivo realizado em 12.07.2023, com acréscimo de área de 16,38m², totalizando 351,88m² (trezentos e cinquenta e um metros e oitenta e oito decímetros quadrados), sendo os proprietários do imóvel o presidente do Sindicato Joel da Silva Carvalho; conselheiro fiscal Israel da Silva Pinheiro; Doralice da Silva Pinheiro; Alice da Silva Carvalho e Samuel da Silva Pinheiro;

– Pedido de autorização com deliberação da Assembleia para a diretoria juntamente com a assessoria jurídica do Sindicato tomarem medidas administrativas e judiciais, referente a aquisição dos Lotes nº 165, 117, 104 e 90 – Quadra 66 – Setor 50, no distrito de São João da Serra, município de Patrocínio/MG, adquiridos irregularmente pelo diretor presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio em 20.04.2016, conforme instrumento particular de compra e venda, lotes caucionados a Prefeitura Municipal de Patrocínio. Patrocínio – MG, 15 de setembro de 2023.

Leia Também:  Cassio Remis, Adriana de Paula, Dr Ari e De. Renato Andrade  viabilizam recursos para a Saúde e APAE

Joel da Silva Carvalho – Presidente

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE BH

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA