
A Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de Patrocínio – MG, realizou em suas dependências dia 25 de dezembro de 2022, uma linda festa natalina com a presença da diretoria executiva, voluntários, familiares e recuperandos. A data cristã, que simboliza o nascimento de Jesus Cristo, como não poderia deixar de ser, foi marcada por momentos de grandes emoções e alegria. Emoção pela presença e reencontro de mães, pais, filhos, netos e sobrinhos dos custodiados que há tempo não se viam. Muita alegria e contentamento por parte das crianças homenageadas com presentes e guloseimas.
A Prefeitura Municipal de Patrocínio por intermédio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos colaborou, de forma expressiva, com a construção do palco onde a peça teatral foi realizada.
Os presentes foram ofertados pelos funcionários do Fórum “Juiz Carlos Alberto Bastos de Matos” que, como fazem todos os anos, “adotam” as crianças, filhos (as) e enteados (as) dos recuperandos, menores de doze anos. Esse gesto reafirma a concepção cristã que o Natal não se resume somente em comer e beber, mas em ajudar e servir ao próximo.
E quem está mais próximo de nós senão os necessitados? Deus nos pediu: creiamos no nome do seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros. O gesto de servir e não apenas ser servido e amor ao próximo foi ao encontro, sem dúvida alguma, das palavras divinas.
O evento foi marcado, ainda, pela apresentação da peça teatral “Sonhos de Natal” composta de três atos e cinco cenas. O texto, direção, cenografia, coral e todos os arranjos utilizados foram elaborados e confeccionados pelos próprios recuperandos com aquiescência da direção da unidade. A peça foi a forma encontrada para homenagear os entes queridos.
Ao final, a presença do velhinho rechonchudo, de barba branca e traje de inverno vermelho, figura tradicional do Natal em todo o mundo estilizado por um recuperando, surgiu de surpresa entre os presentes, marcando e revestindo de grande alegria, principalmente as crianças, que além de receberem os presentes de suas mãos, ganharam abraços, tiraram dezenas de fotografias e certamente, aprenderam com o ato do bom velhinho o verdadeiro sentido da vida.
Setor de Comunicação da APAC de Patrocínio- MG
(SECAP)












