
Segundo o reitor e pároco, Márcio Ruback, haverá vasta programação entre os dias 15 de julho e 15 de agosto. Veja também a preparação dos mantos para a coroação
Após 2 anos sem receber fieis devido à Covid-19, a Festa de Nossa Senhora da Abadia será retomada, em Romaria. Destino de muitos romeiros devotos, o santuário prepara programação especial para os fiéis. Veja também como é a preparação dos mantos para a coroação da santa.
Segundo o reitor e pároco do Santuário, Márcio Ruback, serão 30 dias de festa. As celebrações vão começar no dia 15 de julho, e serão finalizadas em 15 de agosto, dia de dedicado à santa. “É com muita esperança e entusiasmo que queremos fazer uma grandiosa festa, visto que tivemos 2 anos parados. Resolvemos fazer 30 dias com Maria, com uma programação vasta. Vamos acolher durante os 15 primeiros dias as paróquias e cidades de toda a região, sendo cada dia para receber uma paróquia para celebração de missa e coroação em louvor de Nossa Senhora”, disse o reitor.
Apesar das celebrações começarem em julho, a abertura oficial está marcada para o dia 6 de agosto. No entanto, missas, confissões, cavalgadas e procissões estão agendadas para todos os dias que antecedem o feriado. “A programação vem acompanhada de vários eventos. Dia 23 de julho começam as cavalgadas. Dia 28 tem uma grande cavalgada de Franca (SP). No dia 30 haverá um desfile cívico com a participação de várias cidades. No dia seguinte, teremos um momento muito especial com a romaria dos motociclistas. Está prevista uma missa campal com a participação de mais de 5 mil motociclistas e, depois, faremos uma procissão até Monte Carmelo, onde haverá almoço na Praça Cultural, com renda revertida para o santuário”, contou Ruback.
Segundo o pároco, também está prevista romaria dos ciclistas no dia 7 de agosto. Eles vão participar de missa campal às 15 horas e, na sequência, vão seguir em procissão pelas ruas da cidade. No dia 11, 50 carros de boi vão desfilar pela cidade em homenagem à Nossa Senhora da Abadia.
Festa de Nossa Senhora da Abadia vai ter comemorações presenciais em Romaria
OBRAS
Para receber os fiéis, o santuário passa por algumas obras. De acordo com Márcio Ruback, as intervenções são fruto de parceria com a Prefeitura de Romaria e emendas parlamentares. A previsão é que parte das obras seja entregue antes do início das celebrações. “A primeira etapa será entregue até o dia 15 de julho, que é a reforma da praça, ornamentação, palanque, para fazer que o ambiente seja acolhedor para os romeiros”, afirmou.
Conforme o reitor, a área interna do santuário, como a capela de Nossa Senhora da Abadia foi reformada e a igreja também passou por obra. Os custos foram pagos por verbas de patrimônio cultural. “Dentro da igreja, trocamos o precipitério, os móveis, para que possamos nos adequar e fazer o pedido para alcançarmos o título de basílica, visto que a devoção começou aqui”, concluiu o pároco.
MANTOS
Fiéis fazem doações de mantos para imagem de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria
Parte muito importante para a festa e os romeiros, a coroação de Nossa Senhora da Abadia é acompanhada da utilização de manto confeccionado especialmente para o momento. Todos são doados por devotos. “É um privilégio muito grande cuidar desses mantos, pois tenho para mim que todos são abençoados. Que eles têm a bênção de Nossa Senhora e podemos tocar. É uma ação importante e gratificante para minha vida”, disse a responsável pelos mantos, Solange Aparecida Pires.
Segundo Pires, alguns são bem especiais, sendo que um deles tem mais de 100 anos. Qualquer pessoa pode doar um manto, porém, é preciso tomar alguns cuidados. “Para doar, a pessoa pode entrar em contato com o santuário, que passamos mais informações, pois o manto precisa ter a medida certa para ser usado. A pessoa pode doar o tecido e pedimos para confeccionar ou pode pedir para fazer, desde que tenha o tamanho correto”, concluiu.
Por Leonardo Patrus, TV Integração — Romaria