Tribunal de Justiça
TJMG realiza 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa
Publicado em
20 de novembro de 2023por
Da Redação
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), promove, entre os dias 20 e 24/11, a 25ª edição da Semana da Justiça Pela Paz em Casa. A campanha, criada em 2015, foi idealizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e é promovida, três vezes por ano, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com adesão de diversos tribunais do país.

A iniciativa tem o objetivo de agilizar o julgamento de processos relacionados à violência contra a mulher e dar visibilidade ao tema, ampliando a efetividade da Lei Maria da Penha e sensibilizando a sociedade para a importância de prevenir e combater as agressões que ocorrem no âmbito familiar por questões de gênero.
A superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Comsiv) do TJMG, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, afirmou que a campanha tem uma grande importância para a conscientização tanto dos juízes como dos parceiros, das vítimas e dos agressores, de forma a mostrar que o Poder Judiciário está aparelhado para dar uma resposta eficaz e rápida para os processos que envolvem violência doméstica e familiar contra a mulher.
“A Semana Pela Paz em Casa foi criada pela ministra Carmen Lúcia, quando era presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. É muito importante para mostrar as ações que o tribunal está desenvolvendo em defesa da mulher. E os 21 dias de ativismo judicial também serão uma boa oportunidade para demonstrar toda a atividade do Tribunal de Justiça, da Comsiv e dos juízes em prol da defesa da mulher”, disse a desembargadora.

A programação desta semana inclui a entrega dos selos Mulheres Libertas, nesta terça-feira (21/11), para pessoas e entidades da sociedade civil em agradecimento a trabalhos e projetos que contribuem para o empoderamento da mulher e para a prevenção e combate à violência doméstica. No mesmo dia, as recepcionistas do hall de entrada do Edifício-Sede do TJMG vão usar camisas personalizadas do programa Justiça em Rede, voltado ao enfrentamento à violência doméstica. E na quarta-feira (22/11) será realizada uma solenidade de formatura dos jovens capacitados pelo Núcleo Anne Frank, como mediadores para a exposição “Conhecendo Anne Frank – Deixe-me ser eu mesma”, que está exposta no 1º andar do TJMG.
Arte como ferramenta de sobrevivência
Outra ação prevista é a realização da feira de artesanato das mulheres do “Projeto Enquanto Espero – mulheres, mães de pessoas com deficiência que ressignificam a sua existência e protagonizam a própria história”. Sete expositoras apresentam seus trabalhos de segunda a sexta-feira (20 a 24/11) na área externa de entrada da unidade Raja do TJMG. Elas oferecem quitutes, bolsas, sacolas e bonecas de pano, porta-panetones, bijuterias, pesos de porta, chaveiros, peças sacras e espirituais e trabalhos em crochê e com retalhos.

Uma das idealizadoras do projeto é a pedagoga e assistente social Alba Cutrim, também artesã e expositora. Ela tem três filhos com deficiência e teve que parar seu trabalho e estudos para acompanhar os cuidados com eles, mas descobriu que também precisava de ajuda e cuidados. Ela teve depressão, síndrome do pânico e outros problemas porque sentia que não tinha opções. Em 2015 começou a desenvolver, com as outras mães, o projeto “Enquanto Espero”. A ideia era estimular as mulheres a fazerem algo produtivo enquanto acompanhavam os filhos em seus tratamentos.
“Mais de 90% das mulheres que estão conosco são mães solo e todas já sofremos todos os tipos de violência que se possa imaginar. Eu não sofri a violência física, mas sofri violência psicológica e patrimonial. Os meus filhos sofreram violência física e então eu fugi de casa para não virar estatística. Na época, o mais velho tinha 10 anos, o do meio tinha 8 e o mais novo não tinha nem 2 anos. Hoje, eles já são adultos e eu tive o apoio de minha mãe para sobreviver. E agora cuidamos de outras mulheres e mães que precisam de apoio”, disse Alba Cutrim.
Entre as expositoras também estão as artesãs Maria Abadia Veloso, com seus quitutes; Maria Benedita Ferreira, com peças em arte sacra; Solange Almeida e Adriana Mara, com produtos em tecido, como bonecas e bolsas; e Vânia Ramos, com terços, divinos, chaveiros espirituais e bijuterias.

21 Dias de Ativismo
Considerado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, o 25/11 dá início à campanha do TJMG de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Serão feitas publicações contínuas nas redes sociais até 10/12, quando se celebra o Dia dos Direitos Humanos.
No dia 27/11, a juíza Roberta Chaves Soares, do 4º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Belo Horizonte e membro da Comsiv, vai ministrar uma palestra sobre o tema, dentro das atividades da 5ª Semana da Integridade e da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). O evento será no plenário do prédio Gerais da Cidade Administrativa de Minas Gerais, organizado pela Minas Gerais Participações S/A (MGI).
A juíza Roberta Chaves ministra a palestra ao lado da promotora de Justiça Thereza Cristina Rodrigues Dias Corteletti sobre a questão da violência de gênero e reflexos nas relações domésticas e de trabalho. “Vamos falar sobre a violência doméstica crescente no estado de Minas Gerais, a eficácia das medidas protetivas, bem como a violência de gênero nas relações de trabalho, dificultando o acesso das mulheres nas mais diversas esferas de poder”.
Em âmbito mundial, a Organização das Nações Unidas no Brasil promove, em 2023, a campanha “UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas”, uma iniciativa global do secretário-geral das Nações Unidas, entre os dias 20/11 e 10/12. A hashtag de divulgação é #NãoTemDesculpa.
No Brasil, o foco da campanha neste ano é mobilizar parcerias para investir em prevenção para erradicar a violência contra mulheres e meninas e garantir que cada mulher e cada menina possa viver uma vida livre de violência. Menos de 0,2% da ajuda governamental global é direcionada para a prevenção da violência de gênero. A campanha enfatiza que é necessário um investimento mais sustentável para prevenir a violência contra mulheres e meninas. Mais informações na página da ONU Brasil.
Veja aqui as imagens do primeiro dia do evento.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG
Tribunal de Justiça
Ministro Afrânio Vilela é homenageado com a Medalha Desembargador Guido de Andrade
Published
2 dias agoon
1 de dezembro de 2023By
Da Redação
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou, nesta sexta-feira (1/12), da homenagem da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) ao novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Afrânio Vilela. O ministro foi agraciado com a Medalha Desembargador Guido de Andrade, maior honraria concedida pela Amagis àqueles e àquelas que prestaram relevantes serviços à magistratura.

Afrânio Vilela foi empossado como ministro do STJ no dia 22/11, ocupando a vaga do falecido ministro Paulo de Tarso Sanseverino, após ter seu nome indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Além da entrega da medalha, a presidência da Amagis inaugurou um espaço com placas em homenagens a ex-ministros do STJ oriundos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais: Saulo de Figueiredo, empossado em 1989; Paulo Medida, em 1991; e o próprio Afrânio Vilela, em 2023.
Cultura e fidalguia
O presidente José Arthur Filho afirmou ser uma honra participar de mais uma homenagem ao ministro Afrânio Vilela. “Para mim é uma grande alegria tê-lo no Tribunal da Cidadania. Minas Gerais está muito bem representada com Afrânio Vilela no STJ “, afirmou o presidente José Arthur Filho.
Segundo o presidente do TJMG, o ministro Afrânio Vilela se destaca pela cultura, fidalguia, pela harmonia e pelos serviços prestados à magistratura. “Os magistrados aqui presentes mostram o prestígio de Afrânio Vilela e a união da categoria, que desde o início apoiou em peso a caminhada do novo ministro ao STJ “, ressaltou.
Valorização moral
O ministro Afrânio Vilela salientou que receber a comenda Desembargador Guido de Andrade significa uma grande valorização moral. “Quem ostenta no peito está comenda tem a responsabilidade de dar continuidade ao nome e trabalho deste cidadão que foi Guido de Andrade”, disse o ministro.
“Em segundo plano, afirmo que é uma grande alegria receber esta medalha que leva o nome de um homem que foi meu amigo pessoal e que acompanhou minha carreira na magistratura desde o início. Fui juiz auxiliar de Guido quando ele exerceu a função de corregedor-geral e o ajudei quando foi eleito para a 1ª vice-presidência do TJMG”, acrescentou.

Júbilo
O presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, disse que o momento é duplamente especial. Primeiro em poder festejar a memória do desembargador Guido de Andrade, segundo ele, um magistrado com carreira extraordinária.
“Ele foi um homem avançado, das pontes, da tolerância, exercendo os cargos de corregedor-geral de Justiça e presidente da Amagis. E entregar esta comenda ao novo ministro do Superior Tribunal de Justiça, o “Tribunal da Cidadania“, é um momento de júbilo”, enfatizou.
O presidente da Amagis ressaltou ainda que a magistratura mineira esperou ansiosamente pela indicação do então desembargador Afrânio Vilela ao STJ. “Agora é momento de festejar a chegada do ministro Afrânio a Brasília. A magistratura mineira está muito bem representada no STJ”, afirmou.
Dispositivo de Honra
O dispositivo de honra da solenidade foi composto pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur Filho; pelo presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; pelo ministro do STJ, Afrânio Vilela; pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), Octavio De Nigris Boccalini; pela presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), Mônica Sifuentes; pelo diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura, desembargador Nelson Missias de Morais; pelo ministro do STJ, Arnaldo Esteves; e pela vice-presidente da Amagis e vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Rosimere das Graças do Couto.

Presenças
Também participaram da solenidade, o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior; a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Yeda Athias; os ex-presidentes do TJMG José Fernandes Filho e Pedro Bitencourt; os ex-presidentes da Amagis Alberto Diniz, Maurício Torres Soares e Carlos Lavenhagen; desembargadores e juízes do TJMG.
Medalha Guido de Andrade
A Comenda Desembargador Guido de Andrade foi instituída em 2007, com o objetivo de homenagear personalidades e instituições públicas e privadas, que prestaram relevantes serviços à Associação e ao fortalecimento da magistratura e do Judiciário.
O desembargador José Guido de Andrade, que dá nome à comenda da Amagis, foi um ícone da magistratura mineira, com conquistas em prol de todo o Poder Judiciário. José Guido formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais, em 1956. Foi promotor adjunto na comarca de Ipanema e promotor de Justiça na comarca de Ibiraci. Ingressou na magistratura e foi juiz nas comarcas de Resende Costa, São Gotardo, Carandaí e Juiz de Fora. Foi promovido a desembargador do TJMG em 1988.
Em 1995, foi vice-corregedor geral de Justiça e presidente da Amagis. Em 1997, José Guido foi eleito corregedor-geral de Justiça. Em 2001 foi eleito 1º vice-presidente do TJMG. Guido de Andrade faleceu em 2004.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG

Aprenda a fazer uma maravilhosa receita amada por todo mundo: Pudim de leite condensado

Em tarde de homenagens, Flamengo vence o Cuiabá no Maracanã e segue no G4 do Brasileirão

Palmeiras vence o Fluminense e dá passo importante rumo ao título do Brasileirão

Larissa Santos engata namoro e mostra anel de compromisso: ‘Conheça o gatoda La’

Gabi Luthai revela que estava grávida de gêmeos, mas perdeu um: ‘No comecinho’
PATROCÍNIO


NATAL 2023: COM A PRESENÇA DE UM EXCELENTE PÚBLICO, PAPAI NOEL CHEGOU À CIDADE DE PATROCÍNIO/MG!
Em clima de festa, aconteceu ontem, quinta-feira (1), a chegada do Papai Noel em Patrocínio/MG, através de uma grande...


CÂMARA MUNICIPAL PROMOVE O CURSO PRÁTICO PARA IMPLANTAÇÃO E USO DA NOVA LEI DE LICITAÇÕES
A Câmara Municipal de Patrocínio, por meio da Escola do Legislativo Paulo Sérgio de Morais, realizou nos dias 29 e...


OSCAR DO CAFÉ RECONHECE OS MELHORES GRÃOS DA REGIÃO DO CERRADO
Evento de premiação também teve leilão solidário, que arrecadou mais de R$ 240 mil, e saca de café vendida...
COLUNA MINAS GERAIS


Formiga sediará Seminário de Turismo
COLUNA MG Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Formiga sediará Seminário de Turismo A cidade de...


Multinacional fabricará cápsulas em Varginha
COLUNA MG Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Multinacional fabricará cápsulas em Varginha A Mocoffee, empresa...


Dengue em Uberlândia têm salto de 430%
COLUNA MG Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Dengue em Uberlândia têm salto de 430% O...
MINAS GERAIS


Presidente do TRE participa da entrega de medalha para o Ministro Afrânio Vilela
O presidente do TRE, desembargador Octavio Boccalini, participou, nesta sexta-feira (1º), da solenidade de entrega da “Medalha Guido de Andrade”,...


Corregedor do TRE mineiro é condecorado em Curvelo
O desembargador Ramon Tácio de Oliveira, vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE, foi condecorado com a Medalha Desembargador Hélio...


Ministro Afrânio Vilela é homenageado com a Medalha Desembargador Guido de Andrade
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou, nesta sexta-feira (1/12),...
POLICIAL


3 de Dezembro: Dia do Delegado de Polícia
Divulgação/PCMG A PCMG parabeniza todos os delegados de polícia. Fonte: Polícia Civil de MG COMENTE ABAIXO: Post Views: 17 Leia...


PCMG deflagra operação Morpheu em Santa Maria do Suaçuí
Divulgação/PCMG Nessa quinta-feira (30/11), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, em Santa Maria do Suaçuí, região Leste do...


Polícia Civil prende suspeito de abusar da sobrinha em Diamantina
Divulgação/PCMG Um homem, de 42 anos, foi preso preventivamente pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em Diamantina, região Central...
FAMOSOS


Larissa Santos engata namoro e mostra anel de compromisso: ‘Conheça o gatoda La’
Neste domingo (3/12), Larissa Santos surpreendeu ao revelar publicamente que está namorando. Em viagem romântica com o novo eleito pelo Ceará, a...


Gabi Luthai revela que estava grávida de gêmeos, mas perdeu um: ‘No comecinho’
Após anunciar que está grávida do primeiro filho com o marido, Teo Teló, Gabi Luthai compartilhou um pouco mais sobre a...


Fernanda Rodrigues exibe cliques inéditos do casamento de Paulinho Vilhena: ‘Lindo’
Amiga de longa data de Paulinho Vilhena, Fernanda Rodrigues postou em suas redes sociais, cliques do casamento do ator com Maria Luiza...
ESPORTE


Em tarde de homenagens, Flamengo vence o Cuiabá no Maracanã e segue no G4 do Brasileirão
No último jogo no Maracanã da temporada 2023, o Flamengo venceu o Cuiabá por 2 a 1 na tarde deste...


Palmeiras vence o Fluminense e dá passo importante rumo ao título do Brasileirão
O Palmeiras está cada vez mais próximo de conquistar seu 12º título do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, a equipe de...


Atlético-MG vence o São Paulo e título do brasileirão será definido na última rodada
O São Paulo perdeu por 2 a 1 para o Atlético Mineiro, neste sábado (02.12), no Mineirão, o que mantém...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
EDUCAÇÃO7 dias ago
Equipe do IFTM Campus Patrocínio vence Torneio de Robótica em Araxá
-
Policial4 dias ago
Emergência MG: 190, 197 e 193 poderão ser acionados via internet
-
Notícias4 dias ago
BEM BRASIL PLANEJA NOVA FÁBRICA FORA DE MINAS GERAIS ATÉ 2027
-
Notícias4 dias ago
Secretaria de Agricultura e Pecuária realiza entrega de mudas para a população