O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, se reuniu nesta sexta-feira (27/10) com o desembargador Afrânio Vilela, cujo nome foi aprovado na quarta-feira (25/10) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário do Senado Federal para a vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Encontro foi realizado nesta sexta-feira (27/10), em Belo Horizonte (Crédito: Gláucia Rodrigues/TJMG)
Também participaram do encontro, o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Renato Dresch; o superintendente Administrativo Adjunto de Governança, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; e a superintendente Administrativa Adjunta de Gestão Estratégica, desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso. O desembargador Afrânio Vilela agora aguarda nomeação e a posse.
O presidente José Arthur Filho elogiou o futuro ministro e ressaltou a alegria de ter um mineiro no STJ. “É um prazer e uma honra receber aqui o Afrânio Vilela. Essa foi uma candidatura de Minas Gerais. Nós nos vinculamos de mãos entrelaçadas para que o Estado tivesse um representante no tribunal da cidadania. O desembargador representa profundamente a cultura de Minas, um exemplo de magistrado, de ser humano, de homem, e pessoa espetacular que, tenho certeza, irá representar de maneira efetiva o nosso tribunal”, disse.
O desembargador Afrânio Vilela cumprimentou magistradas e magistrados mineiros, agradecendo ao presidente José Arthur Filho por ter abraçado a candidatura de Minas Gerais ao STJ. “É justo que se reconheça que essa força causou a união aqui em Minas e repercutiu no Planalto Central, de modo que o Estado, de agora em diante, fique legitimado a ter um representante no tribunal da cidadania. É justo que tenha gratidão e agradeça a todas e a todos que de alguma maneira contribuíram para o sucesso dessa indicação”, considerou.
O magistrado ainda avaliou que Minas Gerais é um estado que comunica com todas as regiões brasileiras e está, agora, no tribunal da cidadania. “Minas sempre teve esse protagonismo no mundo Jurídico. O Poder Judiciário do Estado não contava, até agora, com um dos seus membros no STJ. Então, até mesmo para efeito de uma distribuição republicana no modo de se conhecer e decidir as grandes causas da nação. E Minas sintetiza tudo isso, é importante que o Poder Judiciário tenha seu representante específico no tribunal superior de Justiça”, finalizou.
Visita foi para tratar de questões relacionadas à Comarca de Nova Serrana (Crédito: Euler Junior/TJMG)
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu, nesta terça-feira (28/11), a visita do deputado estadual Fábio Avelar, para tratar de questões referentes à Comarca de Nova Serrana, na região Centro-Oeste do Estado.
O encontro contou com a participação do juiz auxiliar da Presidência, João Luiz Nascimento de Oliveira, e do secretário de Governança e Gestão Estratégica (Segove), Guilherme Augusto Mendes do Valle.
O presidente do TJMG disse que Nova Serrana é uma cidade desenvolvimentista, com um volume de serviços muito expressivo. “Foi uma honra receber aqui o deputado estadual para conversarmos sobre questões relacionadas ao Judiciário no município”, disse.