Os desembargadores Marcos Henrique Caldeira Brant e Paulo de Tarso Tamburini Souza, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, foram homenageados, nesta quinta-feira (25/5), pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), no aniversário de 25 anos da 2ª Região de Polícia Militar (2ª RPM), “A Guardiã Metropolitana Oeste”.
Desembargador Paulo Tamburini, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, coronel Wagner Alan de Mattos e a esposa, Juliana de Mattos, servidora do TJMG ( Crédito : Divulgação/TJMG )
A solenidade de “jubileu de prata” da 2ª RPM foi realizada em um espaço de eventos em Contagem, com a presença do alto oficialato da PMMG, entre os quais o Chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Marcelo Ramos de Oliveira, o Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, e todos os coronéis Comandantes Regionais. Houve apresentação musical da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais. Estiveram presentes também representantes dos veteranos militares, instituições civis e autoridades do Legislativo e Executivo.
Minas Gerais é dividida em 19 Regiões de Polícia Militar (RPMs), uma divisão administrativa para melhor gerir o policiamento no Estado. Cada uma delas engloba diversos municípios, e é comandada por um Coronel. A 2ª RPM, com sede em Contagem, é responsável pelo policiamento ostensivo em 18 municípios da Região Metropolitana Oeste de Belo Horizonte, e é marcada por uma extensa zona rural e por cidades com um parque industrial robusto, de elevada representatividade da indústria de Minas, como Betim e Contagem. Conta com um efetivo de 3.200 militares e guarnece uma população de mais de 2 milhões de pessoas, distribuídas em uma área de 4,5 mil km².
Desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, ao receber a homenagem do coronel Wagner Alan de Mattos (Crédito: Divulgação/TJMG)
O comandante da 2ª RPM, coronel Wagner Alan de Mattos, agradeceu ao apoio que sempre recebeu do comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, e de todo o alto comando da PMMG na condução das ações. Ele frisou que o contínuo decréscimo nos índices de criminalidade na região se deve em grande medida à sólida base que foi construída pelos comandantes que o antecederam, e ressaltou também o profissionalismo e árdua dedicação de seus comandados.
“Todos os dias quando olho para a Galeria de fotos dos Ex-Comandantes, a minha responsabilidade aumenta diante dos feitos realizados antes de minha chegada. Hoje, olhamos para trás e vemos todas as conquistas e realizações que foram obtidas ao longo desses anos”, ressaltou o coronel Wagner Alan de Mattos.
Momento em que o desembargador Paulo Tamburini é agraciado (Crédito: Divulgação/TJMG)
“Somos parte de uma engrenagem e a energia realizadora de cada um aqui presente se traduz na eficácia e eficiência de nossa prestação de serviços. Somos 3.200 policiais militares, homens e mulheres, que saem todos os dias de suas casas para defender a sociedade mineira que circula, trabalha, reside, gera riqueza e presta serviços nessa porção territorial tão complexa e grandiosa. Temos a certeza de que é nossa obrigação buscarmos sempre a melhoria e a superação das dificuldades, sempre com o suporte de uma tropa preparada para o enfrentamento das adversidades, que rondaram e rondam a nossa 2ª Região de Polícia Militar”, acrescentou.
Para homenagear os militares que, representando toda a tropa da região, colaboraram para que resultados expressivos de redução criminal fossem atingidos, foi entregue o Troféu Guardião Metropolitano Oeste – Edição Especial Jubileu de Prata.
Já a Moeda Comemorativa Jubileu de Prata da Segunda Região foi instituída com o objetivo de agradecer as autoridades, colaboradores e militares que contribuem para o engrandecimento da PMMG, especialmente no âmbito da 2ª RPM.
O superintendente adjunto de Logística e Sustentabilidade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Wanderley Salgado de Paiva, representou o presidente da Corte mineira, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, durante cerimônia de entrega de 20 novas viaturas 4×4 para a Polícia Militar de Meio Ambiente, promovida pelo Governo do Estado e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) nesta segunda-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente.
Durante a solenidade, realizada no Centro Integrado de Operações do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, em Belo Horizonte, também foram entregues kits e 15 drones que serão utilizados pela equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
O Governo de Minas Gerais promoveu, ainda, o lançamento dos programas Minas Contra o Fogo e Fiscalização Ambiental Preventiva na Agropecuária (Fapa). As ações fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente de 2023.
Governador Romeu Zema discursa durante solenidade, que contou com a presença do desembargador Wanderley Paiva ( Crédito : Cecília Pederzoli / TJMG )
O superintendente adjunto de Logística e Sustentabilidade do TJMG, desembargador Wanderley Salgado de Paiva, destacou a importância da parceria entre os três Poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo), além do Ministério Público, para a preservação ambiental. “Este evento tem um significado enorme. O TJMG está na vanguarda da defesa do meio ambiente em Minas Gerais”, disse.
O governador do Estado, Romeu Zema frisou a iniciativa com o MPMG, que permitiu a aquisição das 20 viaturas. “Vejo que, com trabalho conjunto, estamos conseguindo fazer de um problema uma grande oportunidade. Temos avanços significativos em Minas Gerais, mas temos ainda muito a fazer”, afirmou.
O procurador-geral do Estado, Jarbas Soares Júnior, elogiou o compromisso do TJMG com a proteção do meio ambiente, considerando o tribunal “mais avançado em todo o país” nesse cenário, e defendeu a atuação em conjunto das instituições. “Hoje é o dia de afirmarmos nosso compromisso com o meio ambiente. Também é o dia de olharmos para adiante. As instituições devem trabalhar sempre em conjunto, razão pela qual estamos aqui utilizando recursos que são do povo, não do Ministério Público. As viaturas e os drones fazem com que os olhos do Estado cheguem onde os carros e as pessoas não conseguem chegar. Isso tudo vai permitir uma melhor atuação da Polícia Ambiental”, garantiu.
O comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, lembrou que a proteção ao meio ambiente tornou o Estado um dos grandes produtores de alimentos e outros derivados no Brasil. “Com muito planejamento, muita engenharia, muita tecnologia e, principalmente, muita presença do Estado, temos alguma chance de proteger o meio ambiente. A entrega dessas viaturas permitirá que tanto a Semad, quanto a PM e todas as pessoas envolvidas no sistema de fiscalização cheguem nos mais diversos ambientes com segurança e efetividade”, concluiu.
Durante o evento, foi assinado, ainda, protocolo de intenções entre a Semad, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), e a PMMG. O documento visa estabelecer mecanismos de cooperação técnica para instruir e sensibilizar produtores rurais mineiros a respeito de melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter regularização ambiental de empreendimentos. Também foi entregue ao Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil do Estado kits do programa Minas Contra o Fogo, com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e instrumentos de combate ao fogo.
20 viaturas foram entregues às Polícia Militar de Meio Ambiente ( Crédito : Cecília Pederzoli / TJMG )
Presenças
Compuseram o dispositivo de honra, além do superintendente adjunto de Logística e Sustentabilidade do TJMG, desembargador Wanderley Salgado de Paiva, o governador Romeu Zema; o procurador-geral do Estado, Jarbas Soares Júnior; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Tadeu Martins Leite; o comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento; a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo; o presidente da Faemg, Antônio de Salvo; o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emate-MG), Otávio Martins Maia; o chefe do Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente da Polícia Civil do Estado, delegado-geral Bruno Tasca Cabral; o comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; o chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil Palácio Tiradentes, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia; a comandante estadual de Policiamento de Meio Ambiente, coronel Gracielle Rodrigues; o secretário Municipal de Meio Ambiente, José Reis Nogueira de Barros; deputado federal Zé Silva; deputado federal Igor Timo; deútado estadual Gustavo Santana; deputado estadual Tito Torres; deputado estadual Duarte Bechir; deputado estadual Adriano Alvarenga; prefeito de Andrelândia,Francisco Carlos; prefeito de Além Paraíba, Miguel Belmiro; e o prefeito de São Gonçalo do Rio Preto, Dilson Moreira.