TRE

TRE participou de ação social em Belo Horizonte

Publicado em

Nesse sábado (28), o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) participou do projeto “Rua de Direitos”, organizado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que teve como objetivo a disponibilização de serviços para pessoas em situação de rua da capital mineira. A ação ocorreu no Centro de Referência das Juventudes – CRJ, localizado na Rua Guaicurus, 50, Centro.

A equipe da Justiça Eleitoral atendeu 64 pessoas no local. Foram realizados alistamentos com coleta de biometria, justificativa por ausência às urnas, impressão do título eleitoral, impressão de certidões diversas e orientações relacionados aos serviços prestados pela Justiça Eleitoral.

Projeto Rua de Direitos, em atendimento a pessoas em situação de rua em Belo Horizonte

Projeto “Rua de Direitos”

O projeto “Rua de Direitos” é organizado pelo Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Comitê POP Rua/Jus do TJMG. Além do TRE, participaram, outros órgãos públicos e entidades privadas, como a Defensoria Pública, Ministério Público, TRF-6, PUC Minas, UFMG, Servas, Senac e outros.

As iniciativas voltadas para as pessoas em situação de rua atendem às recomendações da Resolução 425/2021, do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu, no âmbito do Poder Judiciário, a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, visando garantir a eficácia do acesso dessa parcela da população à Justiça e a seus direitos.

Leia Também:  Glossário esclarece conceito de inscrição eleitoral

Projeto Rua de Direitos, em atendimento a pessoas em situação de rua em Belo Horizonte

Siga-nos no X (antigo Twitter) e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

Demandas de imprensa devem ser enviadas para o e-mail [email protected] Telefones: (31) 3307-1175 / 1360 / 1383

Fonte: TRE – MG

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TRE

Novo Sistema de Filiação Partidária será apresentado aos partidos políticos

Published

on

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai apresentar a nova versão do Sistema de Filiação Partidária (Filia) em encontro que reunirá representantes dos partidos políticos e servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e dos cartórios eleitorais espalhados pelo Brasil. O evento ocorrerá no Auditório III do edifício-sede do TSE, no dia 28 de novembro, terça-feira, das 14h às 17h.

Organizado pelas Secretarias Judiciária (SJD) e de Tecnologia da Informação (STI) do TSE, o encontro tem o objetivo de detalhar as novas funcionalidades do Filia e esclarecer eventuais dúvidas sobre a nova versão do sistema.

O evento será transmitido pelo canal do TSE no YouTube.

Funcionalidades

A nova versão do Filia foi ajustada conforme as alterações promovidas pela Lei nº 13.877/2019 e pela Resolução TSE nº 23.668/2021. Ela contempla várias melhorias, como a alteração do processamento das filiações partidárias, que passará a ser automático e diário; a notificação do presidente nacional do partido, no caso de mudança de agremiação por filiado eleito; e a possibilidade de notificação de filiado, via e-Título, nos casos de filiação sub judice.

O novo Filia também aprimorou a sua integração com o cadastro eleitoral para atualizar informações relativas à suspensão e ao restabelecimento dos direitos políticos, nome completo do filiado e situações de óbito, além de aperfeiçoar os modelos da certidão de filiação partidária, inclusive com a criação da certidão de filiação suspensa. 

Leia Também:  Lamim tem nova prefeita

Módulos

O FILIA é composto por três módulos: Interno, Externo e Consulta Pública. O Módulo Interno, de uso obrigatório e exclusivo da Justiça Eleitoral, tem como objetivo o gerenciamento das informações relativas a filiações partidárias, bem como o cadastramento de usuário e senha do representante nacional do partido.

Já o Módulo Externo, de uso das legendas, permite o cadastramento de usuários credenciados das respectivas esferas partidárias, a inserção dos dados dos filiados no sistema para submissão à Justiça Eleitoral.

Qualquer órgão partidário poderá registrar as filiações no sistema, observadas as disposições estatutárias e os níveis de permissão de acesso. Somente poderão ser cadastrados nos perfis de Administrador Nacional, Administrador Estadual/Regional e Administrador Municipal/Zonal os presidentes, vice-presidentes ou delegados credenciados das respectivas esferas partidárias.

Já o Módulo Consulta Pública permite a emissão e a validação de certidão.

De acordo com a Resolução TSE nº 23.668, permanece disponibilizado, exclusivamente aos presidentes dos órgãos partidários nacionais e estaduais/regionais, conforme sua circunscrição eleitoral, o acesso a todas as informações biográficas de seus filiados constantes do cadastro eleitoral, incluídas as relacionadas a nome completo, gênero, número do título de eleitor e de inscrição no Cadastro de Pessoa Física, endereço e telefones, observada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, sendo vedada a disponibilização de dados biométricos do eleitor (Lei nº 9.096/1995, artigo 19, parágrafos 3º e 4º).

Leia Também:  Juíza Flávia Birchal de Moura toma posse como integrante titular do TRE

 *Notícia reproduzida do site do TSE

Siga-nos no X (antigo Twitter) no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

Fonte: TRE – MG

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PATROCÍNIO

COLUNA MINAS GERAIS

MINAS GERAIS

POLICIAL

FAMOSOS

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA