TRE

TRE apoia SESI de Belo Horizonte em eleições simuladas com urnas eletrônicas

Publicado em

Nesta quinta-feira (9), o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), em apoio à iniciativa do SESI ESNASP, participou da votação simulada para as eleições municipais, com a utilização de urnas eletrônicas. Amanhã, sexta-feira (10), o evento será no SESI/SENAI Horto.

As ações fazem parte de um projeto educativo desenvolvido pelo SESI, o qual visa a atender a disciplina “Democracia em Debate”, trazida pelo novo ensino médio. O objetivo é ensinar aos alunos, futuros eleitores, como funciona a Justiça Eleitoral no Brasil, demonstrar a segurança das urnas eletrônicas e sua importância para o processo democrático, além de demonstrar, na prática, todo o processo eleitoral.

Alunas simulando mesários

Desde o mês de outubro, o TRE, através da Escola Judiciária Eleitoral – EJE e da 31ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, vem apoiando o projeto pensado pela professora Taina Camila Resende.

Palestras sobre o processo eleitoral, treinamento de mesários e membros de junta apuradora, confecção de todo o material necessário para a votação, bem como o acompanhamento dos trabalhos que foram desenvolvidos pelos alunos, desde a preparação das seções eleitorais, até a apuração dos votos, tudo foi viabilizado pela equipe da Justiça Eleitoral.

Leia Também:  TRE-MG terá horário diferenciado em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino

O trabalho em parceria com a Justiça Eleitoral, somente terminará no dia 22 de novembro, quando ocorrerá a diplomação dos candidatos eleitos em cerimônia no auditório do TRE.

Aluna SESI votando

Ao parabenizar a equipe da Justiça Eleitoral envolvida no projeto, Shirley Ribeiro, diretora do SESI ESNASP, ressaltou a felicidade que os alunos demonstraram em participar de todo o processo eleitoral. Segundo a diretora, a votação de hoje foi o fechamento de um trabalho desenvolvido durante todo esse ano. “Estamos positivamente surpreendidos com o profissionalismo demonstrado pela equipe do TRE, fazendo com que uma eleição simulada se tornasse real para nossos alunos. Eles acharam o máximo”, disse.

Siga-nos no X (antigo Twitter) e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

Fonte: TRE – MG

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TRE

Novo Sistema de Filiação Partidária será apresentado aos partidos políticos

Published

on

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai apresentar a nova versão do Sistema de Filiação Partidária (Filia) em encontro que reunirá representantes dos partidos políticos e servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e dos cartórios eleitorais espalhados pelo Brasil. O evento ocorrerá no Auditório III do edifício-sede do TSE, no dia 28 de novembro, terça-feira, das 14h às 17h.

Organizado pelas Secretarias Judiciária (SJD) e de Tecnologia da Informação (STI) do TSE, o encontro tem o objetivo de detalhar as novas funcionalidades do Filia e esclarecer eventuais dúvidas sobre a nova versão do sistema.

O evento será transmitido pelo canal do TSE no YouTube.

Funcionalidades

A nova versão do Filia foi ajustada conforme as alterações promovidas pela Lei nº 13.877/2019 e pela Resolução TSE nº 23.668/2021. Ela contempla várias melhorias, como a alteração do processamento das filiações partidárias, que passará a ser automático e diário; a notificação do presidente nacional do partido, no caso de mudança de agremiação por filiado eleito; e a possibilidade de notificação de filiado, via e-Título, nos casos de filiação sub judice.

O novo Filia também aprimorou a sua integração com o cadastro eleitoral para atualizar informações relativas à suspensão e ao restabelecimento dos direitos políticos, nome completo do filiado e situações de óbito, além de aperfeiçoar os modelos da certidão de filiação partidária, inclusive com a criação da certidão de filiação suspensa. 

Leia Também:  Tribunal mantém a cassação do prefeito de Mateus Leme

Módulos

O FILIA é composto por três módulos: Interno, Externo e Consulta Pública. O Módulo Interno, de uso obrigatório e exclusivo da Justiça Eleitoral, tem como objetivo o gerenciamento das informações relativas a filiações partidárias, bem como o cadastramento de usuário e senha do representante nacional do partido.

Já o Módulo Externo, de uso das legendas, permite o cadastramento de usuários credenciados das respectivas esferas partidárias, a inserção dos dados dos filiados no sistema para submissão à Justiça Eleitoral.

Qualquer órgão partidário poderá registrar as filiações no sistema, observadas as disposições estatutárias e os níveis de permissão de acesso. Somente poderão ser cadastrados nos perfis de Administrador Nacional, Administrador Estadual/Regional e Administrador Municipal/Zonal os presidentes, vice-presidentes ou delegados credenciados das respectivas esferas partidárias.

Já o Módulo Consulta Pública permite a emissão e a validação de certidão.

De acordo com a Resolução TSE nº 23.668, permanece disponibilizado, exclusivamente aos presidentes dos órgãos partidários nacionais e estaduais/regionais, conforme sua circunscrição eleitoral, o acesso a todas as informações biográficas de seus filiados constantes do cadastro eleitoral, incluídas as relacionadas a nome completo, gênero, número do título de eleitor e de inscrição no Cadastro de Pessoa Física, endereço e telefones, observada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, sendo vedada a disponibilização de dados biométricos do eleitor (Lei nº 9.096/1995, artigo 19, parágrafos 3º e 4º).

Leia Também:  Teste da Urna: começou a segunda etapa de pré-inspeção do código-fonte

 *Notícia reproduzida do site do TSE

Siga-nos no X (antigo Twitter) no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

Fonte: TRE – MG

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PATROCÍNIO

COLUNA MINAS GERAIS

MINAS GERAIS

POLICIAL

FAMOSOS

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA