TRE

Presidente do TRE recebe o ministro Luis Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça

Publicado em

Nesta sexta-feira (17), o presidente do Tribunal Regional de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, se reuniu com o ministro do Superior Tribunal de Justiça Luis Felipe Salomão, atual corregedor nacional de Justiça, para tratar de assuntos institucionais. O encontro ocorreu na sede do TRE.

O presidente Octavio Boccalini ressaltou a importância do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para garantir eficiência, transparência e responsabilidade social da Justiça brasileira. “O diálogo entre os Tribunais e o CNJ é importante ferramenta para a integração da Justiça brasileira e, consequentemente, aprimora os serviços prestados. Com isso, o cidadão será o mais beneficiado”, disse.

O ministro Luis Felipe Salomão externou sua satisfação em visitar o Tribunal Regional Eleitoral, onde foi recebido pelo presidente Octavio Boccalini e por integrantes da Corte Eleitoral. “Foi bom ver o funcionamento da Casa e saber como andam os trabalhos eleitorais. No ano que vem vai ser um ano difícil, teremos eleições municipais, e é bom saber que a preparação vem caminhando bem e ficamos orgulhosos dessa participação” afirmou.

Leia Também:  Integrantes do TRE mineiro são agraciados com a "Ordem do Mérito Legislativo de 2023"

Acompanharam o ministro Luis Felipe Salomão, Fábio Uchôa Pinto de Miranda Montenegro, desembargador da Corregedoria Nacional de Justiça e do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Mauro Pereira Martins, desembargador do TJRJ e conselheiro do CNJ e Mônica Drumond, assessora e coordenadora de inspeção da Corregedoria Nacional.

Também estiveram presentes ao encontro o desembargador Ramom Tácio de Oliveira, vice-presidente e corregedor regional eleitoral; o desembargador federal Miguel Ângelo, membro da Corte eleitoral; Roberta Rocha Fonseca, juíza auxiliar da Presidência; Marcelo da Cruz Trigueiro, juiz auxiliar da Vice-presidência e Corregedoria Regional Eleitoral.

Foto com os representantes do TRE e ministro do CNJ, no Gabinete da Presidência

 Amagis

Após a visita ao TRE, o desembargador Octavio Boccalini, o desembargador Ramom Tácio, o desembargador Afrânio Vilela, e a juíza Roberta Fonseca acompanharam o ministro Luis Felipe Salomão e sua comitiva a uma visita institucional a AMAGIS, onde foram recepcionados pelo juiz Luiz Carlos de Rezende e Santos, presidente da instituição, além de outras autoridades.  

Fotografia de autoridades em visita a AMAGIS

 CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi criado pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004 e instalado em 14 de junho de 2005, nos termos do art. 103-B da Constituição Federal. Trata-se de um órgão do Poder Judiciário com sede em Brasília (DF) e atuação em todo o território nacional. Sua missão é promover o desenvolvimento do Poder Judiciário em benefício da sociedade, por meio de políticas judiciárias e do controle da atuação administrativa e financeira.

Leia Também:  Objetos históricos são expostos na sede do Tribunal Regional Eleitoral

Siga-nos no X (antigo Twitter) e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

Fonte: TRE – MG

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TRE

Presidente do TRE participa da entrega de medalha para o Ministro Afrânio Vilela

Published

on

O presidente do TRE, desembargador Octavio Boccalini, participou, nesta sexta-feira (1º), da solenidade de entrega da “Medalha Guido de Andrade”, honraria concedida pela Associação dos Magistrados Mineiros. O evento ocorreu no Auditório da Amagis, localizado à rua Albita nº 194, nesta Capital. 

A comenda foi entregue ao Ministro Afrânio Vilela pelo presidente da Amagis, Juiz Luiz Carlos de Rezende e Santos, que ressaltou sua dedicação à magistratura, com competência, dedicação e senso de justiça. 

O ministro Afrânio Vilela destacou que receber a comenda significa uma grande valorização moral, pois “quem ostenta no peito esta comenda tem a responsabilidade de dar continuidade ao nome e trabalho deste cidadão que foi Guido de Andrade.” Disse, mais, “que Guido foi meu amigo pessoal e acompanhou minha carreira na magistratura desde o inicio”.

A diretora-geral do Tribunal, Cassiana Lopes Viana, também esteve presente na solenidade. 

Medalha 

A Comenda Desembargador Guido de Andrade foi instituída pela Associação dos Magistrados Mineiros em 2007, com objetivo de homenagear aqueles que prestaram relevantes serviços à Amagis e ao fortalecimento da Magistratura. 

Leia Também:  Funcionamento da Justiça Eleitoral mineira nos dias 14 e 15 de agosto

José Guido de Andrade 

O desembargador José Guido de Andrade, que dá nome à comenda da Amagis, foi um ícone da magistratura mineira. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais, em 1956. 

Ingressou na magistratura em 1961 e foi juiz das Comarcas de Resende Costa, São Gotardo, Carandaí e Juiz de Fora. Em 1979, assumiu a função de juiz em Belo Horizonte e, em 1984, foi promovido a juiz do antigo Tribunal de Alçada. Foi promovido a desembargador em 1988. 

Em 1995, foi vice-corregedor-geral de justiça e presidente da Amagis. Em 1997, José Guido foi eleito corregedor-geral de justiça sendo, ainda, 1º vice-presidente do TJMG, em 2001. Em 1991, foi integrante da Comissão Especial, designada pelo ministro da Justiça, que apresentou sugestões às alterações do Código de Processo Penal. Aposentou-se compulsoriamente em 2002, após 40 anos dedicados à magistratura. 

*Com informações da Amagis e do TJMG

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

Leia Também:  Reconhecida fraude à cota de gênero praticada pelo PSL nas Eleições 2020 em Divinópolis

Fonte: TRE – MG

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PATROCÍNIO

COLUNA MINAS GERAIS

MINAS GERAIS

POLICIAL

FAMOSOS

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA