Ministério Publico

Programa de Atendimento ao Superendividado analisa 223 dívidas em audiências de conciliação

Publicado em

Entre os meses de setembro e outubro de 2023, o Programa de Atendimento ao Superendividado (PAS) realizou 23 audiências conciliatórias de consumidores superendividados, com elaboração de plano de pagamento compulsório, nos termos do art.104-A da Lei Federal nº 14.181/2021.

Nas audiências, foram negociadas 223 dívidas, como empréstimos consignados, cartão de crédito consignado, empréstimos pessoais, entre outras. As negociações ocorreram entre os consumidores superendividados e os credores – a maioria instituições financeiras -, e contaram com a elaboração de plano de pagamento e a celebração de diversos acordos.

Por outro lado, também foram ajuizados inúmeros pedidos de suspensão da exigibilidade dos débitos e a interrupção dos encargos de mora para os consumidores superendividados, junto ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Esses pedidos estão relacionados a dívidas de empréstimos de bancos e financeiras Itaú Unibanco S/A, Banco Bradesco S/A, Banco BMG S/A, Santander, Agibank, entre outras, com base no art. 104-A, §2º da Lei Federal nº 14.181/2021.

Leia Também:  MPMG consegue liminar na Justiça autorizando hospital a realizar transfusão de sangue em recém-nascido

As suspensões ajuizadas no Cejusc foram motivadas porque os bancos não apresentaram documentação necessária para a devida análise e comprovação das dívidas, ou porque não comparecimento em audiência, por falta de propostas efetivas de negociação para a formalização do plano de pagamento e do informativo financeiro das dívidas devidamente preenchido.

O Programa de Atendimento ao Superendividado é uma parceria do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) – por meio do Procon-MG -, do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (Procon-BH), da OAB-MG e da Faculdade Milton Campos.

Fonte: Ministério Publico MG

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Ministério Publico

Homem denunciado por estuprar enteada de 11 anos em Caxambu e Baependi é condenado a mais de 47 anos de prisão

Published

on

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) obteve a condenação de um homem a 47 anos, sete meses e 15 dias de reclusão, em regime fechado, por manter conjunção carnal com sua enteada, que tinha 11 anos a época dos fatos, ocorridos em 2020, em Caxambu e na zona rural de Baependi, no Sul do estado. Além disso, foi apurado que ele manteve relações sexuais com a mãe da menina, na presença da menor, a fim de satisfazer a própria lascívia.

Segundo a denúncia, a vítima residia com a tia, que tinha a sua guarda provisória, na zona rural de Baependi. O denunciado por sua vez, residia com a genitora da menor, em Caxambu. À época dos fatos, a tia apresentou problemas saúde em razão de gravidez, necessitando de atendimento médico e, como não tinha com quem deixar a menor, levou a garota à residência de sua mãe biológica.

Na ocasião, de acordo com as investigações, o denunciado cometeu os abusos contra a vítima, além de obrigá-la a presenciar relações sexuais que mantinha com a mãe dela.

Leia Também:  MPMG lança plano diretor para a melhoria de estruturas de suas unidades em todo o estado

A denúncia apontou que, após os fatos, a vítima retornou à residência de sua tia em Baependi, sendo que, em dia e horário não especificados, o padrasto e a mãe da menina compareceram ao local, quando ele praticou novamente conjunção carnal com a menor.

Em função do estupro de vulnerável, o denunciado foi processado em condenado em 1ª e 2ª instâncias da Justiça estadual.

Fonte: Ministério Publico MG

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PATROCÍNIO

COLUNA MINAS GERAIS

MINAS GERAIS

POLICIAL

FAMOSOS

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA