NotíciasSaúde

MINAS GERAIS GANHA PRIMEIRO ROBÔ ESPECIALIZADO EM CIRURGIAS ORTOPÉDICAS

Participe do Grupo no Telegram

Batizado de Rosa, robô foi adquirido pelo Hospital São Lucas, de Belo Horizonte, e é considerada a tecnologia mais avançada do mundo na área; sistema garante procedimentos mais seguros e eficientes, além da recuperação mais rápida do paciente

A cirurgia robótica vem crescendo cada vez mais no Brasil e, segundo dados de uma pesquisa feita pela empresa Intuitive Surgical, Minas Gerais é o terceiro estado que mais realiza procedimentos desse tipo no país. Um exemplo recente dessa inovação foi a aquisição, pelo Hospital São Lucas, de Belo Horizonte, do Rosa, um robô cirurgião utilizado em procedimentos de substituição total do joelho por próteses e que torna as intervenções mais precisas e seguras, contribuindo também para a recuperação mais rápida do paciente. O Rosa é o primeiro de Minas especializado em Ortopedia e marca a nova fase do Hospital, que foca cada vez mais nas cirurgias minimamente invasivas.

O Robô, desenvolvido pela multinacional Zimmer Biomet, é um dos vários investimentos que o Hospital São Lucas tem realizado na área de inovação e tecnologia. O sistema, considerado o mais avançado no mundo em procedimentos ortopédicos, traz benefícios significativos para o médico, como explica o chefe do Serviço de Ortopedia do Hospital, Juraci de Oliveira. “O cirurgião consegue ter o desempenho máximo na cirurgia. Por meio de um sistema intuitivo que auxilia na tomada de decisões, ele pode planejar cortes precisos e validar o local exato da prótese, impedindo folgas e garantindo o correto ajuste à anatomia do paciente. Isso contribui para a maior eficácia e segurança do procedimento”, diz.

Oliveira pontua que o robô é colaborativo, já que todo o planejamento é feito pelo médico no próprio sistema e o Rosa aponta onde serão as incisões, que são feitas pelo cirurgião.

Com procedimentos mais eficientes e seguros, ele ressalta que quem ganha é o paciente, já que há uma redução das dores e das complicações no pós-operatório, acelerando também a recuperação. “Quanto mais rápida é a evolução do paciente, mais cedo ele volta às suas atividades normais. Ou seja, o impacto dessa tecnologia vai muito além da mesa de cirurgia, pois influencia desde o planejamento da operação até a total reabilitação do paciente”, comenta o chefe do Serviço de Ortopedia.

O aposentado Paulo Januário Vasconcelos, de 82 anos, foi um dos primeiros pacientes operados pelo Rosa. “Sempre gostei muito de esporte e caminhada, mas tive uma queda e adquiri um problema no joelho. Decidi fazer a cirurgia e, agora, estou com esperança de retomar minhas atividades. Eu não tinha noção do pioneirismo do robô, mas eu e minha família estamos impressionados com a minha rápida recuperação”, comemora.

O Hospital São Lucas é a primeira instituição a oferecer essa tecnologia no estado. “Aliar a competência do nosso Corpo Clínico à tecnologia de ponta, visando à excelência do cuidado comprovam a nossa escolha assertiva no sentido de nos tornarmos cada vez mais referência em inovação na saúde”, finaliza o chefe do Serviço de Ortopedia.

Sobre o Hospital São Lucas

Com quase um século de história, o Hospital São Lucas é uma das instituições de saúde mais tradicionais de Belo Horizonte, sendo referência na saúde suplementar mineira e atuando com foco na excelência, eficiência e no atendimento humanizado. Somado à tradição, o hospital vem investindo cada vez mais em inovação e na modernização do seu parque tecnológico, o que inclui a incorporação da cirurgia robótica, a reforma de todas as salas de Centro Cirúrgico, entre outras ações.

Sugestões de fontes:

Chefe de Serviço de Ortopedia do Hospital, Juraci de Oliveira.

Comunicação Institucional da Santa Casa BH

Angélica Hodge (31) 3238.8182 / 99875.7030

Laio Amaral (31) 3238.8280 / 99328.5291

CIRURGIAS ORTOPÉDICAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncios Detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios