GeralNotícias

LEI DA VEREADORA ELIANE NUNES É APROVADA E CRIA A PRIMEIRA ROTA TURÍSTICA E CULTURAL DE PATROCÍNIO

“Assim, inauguramos a primeira Rota Turística de Patrocínio, que será um instrumento de valorização do nosso patrimônio, nossa história e nossas memórias, para visitantes, educandários e a população patrocinense em geral”, abordou a vereadora Eliane Nunes.

A Lei Municipal n° 5.223/2021, de autoria da vereadora Eliane Nunes, estabelece a Rota Turística Histórico Cultural da Cidade de Patrocínio/MG.

A ROTA

A Rota Turística Histórico Cultural da Cidade de Patrocínio inicia-se no Museu Municipal (Praça da Igreja Matriz), onde criou-se a história do nosso Município, que na inauguração, além da explanação sobre o Casarão apreciamos a apresentação de um terno de Folias de Reis.

Na sequência nesta parte onde nasceu Patrocínio, foi apresentado outro Bem do nosso Patrimônio: o Colégio Dom Lustosa, com a apresentação dos Corais “Sons de Paz” e “Sintonia”.

Bem próximo, seguimos para o prédio da “Antiga Cadeia”, na Rua Eduardo Ribeiro, Bairro São Vicente, onde o Sr. Joaquim Correia Machado Filho, do Jornal de Patrocínio, contou-nos curiosidades da sua vivência enquanto criança. Neste local, apreciamos ainda um momento intimista de gaita com o músico Edson Sá Júnior.

Seguimos com a Rota para a Praça Honorato Borges, conhecendo a história da Escola Municipal Honorato Borges e do prédio da Superintendência Regional de Ensino, com as apresentações de capoeira com o Mestre Tio Ney e de viola caipira com o professor Marcos.

Na sequência, passamos pela Praça e Igreja Santa Luzia que são bens inventariados.

Após chegamos à Estação Ferroviária de Patrocínio (tombada em 2007), com a apresentação do artista Agnaldo França com um momento que nos remeteu às viagens de trem.

Para finalizar a Rota subimos à Serra do Cruzeiro (tombada em 2002) e fomos recepcionados com o Congo Estrela Guia aos pés do Cristo Redentor. Recebemos a bênção do Padre Artur Oliveira, de forma virtual, pedindo proteção para nossa terra e nossa gente.

Essa foi a primeira parte da Rota Histórica Cultural, que conta o surgimento da nossa cidade e assim, o crescimento de Patrocínio se dá no sentido ao Cristo Redentor.

“Foi com um orgulho enorme que participei da Inauguração da Ro-ta Turística Histórico Cultural de Patrocínio. Como é importante es-truturar rotas municipais para apresentar à população a riqueza histórica, Cultural e Pa-trimonial da nossa ci-dade. A partir desta es-truturação é que pode-remos oferecer este instrumento a visitantes que irão se encantar com tudo que temos a oferecer”, frisou a ve-readora Eliane Nunes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo