Falta de Documentação, Patrocínio Perde Recursos para Equipar Galpão de Catadores de Lixo

Patrocínio perdeu a oportunidade de equipar o galpão de catadores de lixo com recursos do Novo PAC (Governo Federal), através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), devido à falta de documentação.
Segundo funcionários da Semad, o município havia apresentado uma proposta para adquirir equipamentos como pista de triagem, prensas e empilhadeiras para a Coopercac (Cooperativa de Catadores de Lixo de Patrocínio).
No entanto, para complementar a proposta, o município precisava enviar documentos pendentes ao Governo Federal, comprovando a titularidade da área do galpão e a forma de prestação do serviço de manejo de resíduos sólidos urbanos. Isso incluía a cópia do contrato de concessão ou programa, ou um destaque da Lei Complementar municipal que atribui a responsabilidade pelo manejo de resíduos sólidos urbanos à secretaria ou órgão municipal competente.
O prazo para protocolar os documentos no sistema era ate o dia 21 de janeiro de 2025. A Diretoria de Resíduos Sólidos Urbanos da Semad informou que foi solicitado um pedido de prorrogação, mas não foi possível, e que o pedido foi enviado por e-mail para o gabinete da prefeitura. gabinete@patrocinio.mg.gov.br
A Coopercac, responsável pela coleta de lixo reciclável na cidade, opera em um barracão cedido pela administração municipal no bairro Carajás, distante das residências dos catadores, que moram no bairro Congonhas/Amir Amaral. Os cooperadpos trabalham em situação de insalubridade, sem infraestrutura e principalmente sem incentivo do poder público e privado.
Na gestão passada, durante a Semana do Meio Ambiente de 2023, a Coopercac assinou um contrato de cooperação, no qual um empreendedor rural, como compensação ambiental, repassou mais de R$ 70 mil para o Fundo Municipal de Meio Ambiente, o qual seria destinados à cobertura do barracão da Coopercac no bairro Congonhas. No entanto, a obra ainda não foi realizada, e o recurso permanece no fundo, aguardando destinação.
Lixo reciclavel - Coleta seletiva - É um ilusão, a coleta seletiva em Patrocinio é uma atividade que nem é pra inglês ver, apenas é mais item de TAC entre Ministerio público e administração municipal, porém pequena é a coleta, nao atinge 1% do municipio e sem reconhecimento e incentivo educacional.
Sugestão - No dia D das cooperativas, dia de cooperar, as promotoras desse evento poderia auxiliar a coo-irmã , coopercac, dotando a de equipamentos necessários a reciclágem. Isso sera o dia D.
Qual é a sua reação?






