AgriculturaNotícias

EXPOCACCER NA VANGUARDA DO MANEJO BIOLÓGICO

Considerada pioneira pelas ações desenvolvidas em prol da sustentabilidade na cafeicultura do Cerrado Mineiro, a Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado sai na frente mais uma vez e cria o primeiro grupo de cafeicultores da região para investimento na metodologia TMT de manejo biológico.

O grupo trata-se de uma parceria da Expocaccer e do Engenheiro Agrônomo, pesquisador e criador da Metodologia, Celso Tomita, que torna a Expocaccer a primeira cooperativa de café do país a ter um grupo destinado a avaliar, discutir e aplicar os resultados obtidos sobre o manejo biológico na cafeicultura do Cerrado Mineiro.

O método TMT proposto pelo especialista tem como objetivo utilizar agentes do controle biológico, a fim de proporcionar a saúde do solo, diminuição de custos e aumento da produtividade aliado a responsabilidade ambiental.

De acordo com Tomita, o manejo biológico é uma solução que veio para agregar mais saúde e qualidade aos processos que envolvem pessoas, a planta e o solo que produzem o café. “O café é um organismo vivo, o manejo biológico veio como uma ferramenta para promover a vida no sistema do solo e da planta, proporcionando redução do custo de produção e ganhos em produtividade com responsabilidade ambiental, onde todos os resíduos gerados na produção são reciclados e aplicados na lavoura promovendo assim sustentabilidade do negócio com biologia ativa.”

A cooperativa inicialmente capacitou os engenheiros agrônomos especialistas do Educampo Expocaccer, que aplicarão a metodologia junto aos cooperados integrantes dos seus grupos.

Para medição dos resultados obtidos por meio do meio método TMT serão considerados a produtividade associada a diminuição dos insumos químicos. Com isso, através do protocolo GHG (padrão de quantificação de emissões compatível com a norma ISO 14.064, que oferece uma estrutura de contabilização de gases de efeito estufa), será calculada também a diminuição da emissão de gases de efeito estufa.

O grupo será voltado exclusivamente para cooperados e contará com a gestão do Departamento de Sustentabilidade e Certificações da Expocaccer. “Produzir com qualidade e de forma ambientalmente correta e economicamente viável, faz parte da cafeicultura do futuro. Estamos falando de um mercado que está crescendo e nossos cooperados estão atentos a esta realidade. A agricultura responsável é uma demanda mundial. Por meio do grupo de manejo biológico da Expocaccer, os cafeicultores terão a oportunidade de aprender e aplicar as técnicas com o conhecimento adquirido nos treinamentos ministrados por um dos mais respeitados especialistas da área”, ressalta o Gerente de Estratégia e Desenvolvimento Sustentável da Expocaccer, Paulo Ferreira.

De acordo com Tomita, por meio do grupo de manejo biológico, os cooperados da Expocaccer também contribuirão com a redução das emissões de carbono nas fazendas, contribuindo assim para diminuição dos efeitos nocivos dos gases de efeito estufa.

A iniciativa do grupo faz parte das ações da agenda ESG da Expocaccer, que inclui não somente o incentivo ao manejo biológico, mas também a todas as boas práticas agrícolas e sociais que promovam uma cafeicultura sustentável, em todos os seus níveis. “Vamos realizar o aproveitamento dos resíduos do campo, promovendo circularidade econômica total no seu sistema de produção, ou seja, tudo será reaproveitado. Com a redução significativa dos resíduos químicos teremos maior integração de um sistema que inclui diminuição das emissões de carbono na atmosfera associado à proteção ambiental, somando-se a uma prática economicamente viável à ambientalmente correta”, finaliza Tomita.

As práticas conservacionistas já foram iniciadas junto a seus cafeicultores. Nos dias 9 e 10 de novembro os técnicos do Educampo visitaram a Agrobeloni onde viram na prática o processo de multiplicação de bactérias, fungos e também a produção de biofertilizantes da metodologia TMT.

Os cooperados interessados em participar do grupo poderão obter mais informações pelos contatos: (34) 99902-7770 ou (34) 3839- 9300.

ASCOM Expocaccer – Por Anna Lívia Leal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncios Detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios