Evento de cafeicultura moderna acontece neste fim de semana

Abr 8, 2025 - 08:03
Abr 8, 2025 - 08:05
 0  108
Evento de cafeicultura moderna acontece neste fim de semana
almoço dudu

MOTOS E MOTOS

 11 e 12 de abril 

Evento tradicional de cafeicultura acontece neste fim de semana

A Semana Nacional da Cafeicultura Moderna reúne produtores e especialistas em Patos de Minas.

anuncie aqui
ptc academia

Igor Nunes

A cidade de Patos de Minas recebe, nos dias 11 e 12 de abril de 2024, a Semana Nacional da Cafeicultura Moderna, evento tradicional no calendário da cafeicultura brasileira. Promovida pela Santinato & Santinato Cafés, em parceria com o curso de Agronomia do UNIPAM e com a AUMA Café, a iniciativa tem como objetivo reunir cafeicultores, profissionais do agronegócio, técnicos agrícolas, gerentes de fazenda, acadêmicos e apreciadores do café para discutir temas técnicos e práticos relacionados à produção cafeeira.

A programação terá início na sexta-feira, 11 de abril, a partir das 7h30, no Centro de Convenções e Eventos do UNIPAM. Neste dia, serão realizadas palestras técnicas ministradas por profissionais de instituições de referência nacional, abordando assuntos como nutrição de plantas, manejo de podas, controle de pragas e doenças, manejo da irrigação e o panorama do mercado de café.

No sábado, 12 de abril, também a partir das 7h30, o evento continua com o dia de campo demonstrativo, que será realizado na Fazenda AUMA. Nesta etapa, os participantes terão contato direto com práticas aplicadas no campo, tecnologias e inovações voltadas ao aumento da produtividade e à sustentabilidade da atividade cafeeira.

A Semana Nacional da Cafeicultura Moderna busca oferecer uma oportunidade para o compartilhamento de conhecimento técnico e científico, além de promover a troca de experiências entre os diversos agentes envolvidos na cadeia produtiva do café. O evento se destaca por contribuir com o aprimoramento das práticas de manejo e pelo incentivo à adoção de soluções sustentáveis no setor cafeeiro.

Sobre a produção brasileira de café

A primeira estimativa da safra brasileira de café para 2025, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) aponta para uma produção total de 51,8 milhões de sacas de café beneficiado, representando 4,4% a menos que à safra anterior. Em um ano marcado pelo ciclo de baixa bienalidade, os efeitos da restrição hídrica e altas temperaturas nas fases de floração impactaram a produtividade, que deverá atingir uma média nacional de 28 sacas por hectare.

As projeções para a safra atual demonstram um cenário de maior restrição na oferta global de café, com estoques em patamares historicamente baixos e uma demanda crescente no mercado internacional. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o estoque mundial de café, ou seja, a diferença entre o que será produzido e o que será consumido proporcionará o menor estoque das últimas 25 temporadas. Esse quadro tem sustentado a alta nos preços internacionais, com o café arábica e o robusta registrando elevações significativas nas bolsas de Nova Iorque e Londres, respectivamente.

Em 2024, o Brasil alcançou o maior patamar na exportação de café, com o envio de 50,5 milhões de sacas de 60 quilos ao mercado internacional, cerca de 30% em relação ao ano anterior, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O mercado de café brasileiro continua a enfrentar desafios significativos devido às condições climáticas adversas e às flutuações econômicas. Desta maneira o cafeicultor deve estar atento ao manejo do seu cafezal, empregando sobretudo tecnologias que visem promover a produtividade das plantas, mas também a sustentabilidade da atividade, seja na esfera financeira ou ambiental, promovendo o mínimo de impacto nocivo à natureza e oportunizando menores despesas.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

motos e motos