
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica de Patrocínio tem registrado nos últimos dias vários casos de dengue. Os vírus da doença são transmitidos pela fêmea do mosquito Aedes aegypti (quando também infectada pelos vírus) e podem causar tanto a manifestação clássica da dengue quanto a forma considerada hemorrágica.
Durante entrevista à Difusora 95 FM, o secretário municipal de Saúde, Luiz Eduardo Salomão, enfatizou que o Município vive um momento crítico com relação ao número de casos positivados para a dengue.
Segundo o secretário, a pasta segue realizando o combate com os agentes de endemia e com o carro fumacê. No entanto, o mesmo alerta à população para que cada um faça sua parte e observe se não há foco de dengue em sua residência ou entulho que possa atrair o mosquito e proliferar a doença.
Destacou que os profissionais das Unidades Básicas de Saúde e do Pronto Socorro estão preparados para identificar possíveis casos positivados e dar atenção específica a cada um deles.
Dados da Secretaria Municipal de Estado de Saúde, no ano de 2023 em Patrocínio foram registrados até o momento 377 casos de dengue.
