CidadeNotícias

DEIRÓ RETIRA PROJETO DE PAUTA NA CÂMARA E PLANEJA COBRANÇA DE ÁGUA NOS DISTRITOS

Depois da materia acima veiculada no site www .jornaldepatrocinio.com, alertando quanto a co-brança indevida, injusta e inconstitucional.


O prefeito Deiró, mais que de pressa, como noticiou o site do maisumonlIne. E em comunicado aos vereadores na manhã de quinta (03), o presidente da Câmara de Patrocínio, Valtinho (ex) do Jandaia informou do cancelamento da reunião entre os vereadores e o superintendente do DAEPA, Ronaldo Correia de Lima.


O encontro, que aconteceria na tarde da quinta, seria para dirimir dúvidas no projeto de aumento em 15% da tarifa de água em Patrocínio. O motivo do cancelamento é justificado, mencionando que o prefeito Deiró Marra teria solicitado a devolução do (já polêmico) projeto ao Executivo.


E segundo fontes sulfurosas, o chefe do executivo também solicitou a as-sessoria do DAEPA, para executar projeto que venha restabelecer a justiça no uso da água nos distritos rurais, responsabilizandos estes consumidoRes a contribuirem com os gastos do fornecimento e tratamento, tanto da água, quanto do esgoto. Haja visto que o Daepa vem fazendo investimentos consideráveis. E é momento de reconhecerem pelos serviços prestados nos distritos. E nessa transição inicial, os hidrometros poderão ser parcelados, de modo mitigar o impacto aos consumidores rurais, que não arcarão com os investimentos já realizados.


E o reconhecimento da prestação desse serviço essencial, que deve ser remunerado pelo consu-midor vem de encontro com a cobrança da ANA – Agência Nacional de Água, que através dos CBH’s- Comites de Bacias Hidrográficas, efetivara no próximo ano a cobrança pelo uso da água. E os departamentos de água, industrias, produtores rurais irrigantes irão pagar pela captação e uso do recurso hídrico. E o valor arrecadado será revertido em projetos de conservação das nascentes através de agências gestoras de cada região. E o Daepa terá mais essa despesa, pelo uso da água forneci-da captada.


Tal projeto está aprovado pela ANA, se faz necessário pois não há investimentos para a preservação deste bem que dá vida. E os usuários da água deveriam repassar % em projetos de conservação das nascentes e dos curso de água. Porém os 5% da receita bruta não são investidos a contento e muito pouco se fez para tal. E já estamos numa crise hídrica e se nada for feito, futuramente não teremos o que beber.

Com o intuito de aumentar a eficiência do Sistema de Abastecimento de Água no Distrito de São João da Serra Negra, o DAEPA promoveu três grandes obras.

  • Aumentou a reservação de água através da CONSTRUÇÃO DE UMA BARRAGEM, que garantirá um volume para a captação de 16 L/S, que supera a demanda do Distrito, além de manter a distribuição de água constante durante o período da seca.
  • Combateu as perdas de água e interrupção do sistema através da SUBSTITUIÇÃO DA ADUTORA POR UMA COM MATERIAL MAIS RESISTENTE.
    *Aumentaou a qualidade da água através da construção de uma NOVA ETA – ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA.
    Na matéria o Daepa não informa o montante investidonas obras mencionadas.
https://jornaldepatrocinio.com/moradores-de-patrocinio-sera-penalizado-mais-uma-vez-com-aumento-da-tarifa-de-agua-e-esgoto/

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo