CONHEÇA A KOMBIQUEIJO QUE VAI LEVAR O QUEIJO MINAS ARTESANAL PELAS ESTRADAS MINEIRAS

Diário do Comércio
Com anúncio marcado para o próximo dia 5 de dezembro, o Modo de Fazer o Queijo Minas Artesanal (QMA), símbolo da cultura e identidade mineira, pode finalmente se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Em apoio a essa candidatura histórica, um grupo de apaixonados pela iguaria lançou na quinta-feira (7), em Araxá, no Alto Paranaíba, a missão Rumo ao Patrimônio Cultural. Durante o mês de novembro, a bordo de uma Kombi, eles farão uma jornada especial que levará um queijo de mais de quatro quilos para percorrer as dez principais regiões produtoras do Estado.
Organizada por Maricell Hussein, integrante da Comissão para a Promoção da Candidatura, a missão é tanto uma celebração quanto um ato simbólico de união dos mineiros em torno desse movimento que busca o reconhecimento deste símbolo de Minas no cenário mundial. “A missão não é apenas uma viagem, é um evento cultural em movimento. Vamos mostrar que todos estão focados e unidos em prol dessa causa”, destaca a também organizadora da ExpoQueijo Brasil.
KOMBIQUEIJO
A Kombi estilizada, carinhosamente chamada de KombiQueijo, é um atrativo à parte. Dentro dela, em uma redoma de vidro, um Queijo Minas Artesanal de quatro quilos percorrerá todas as regiões produtoras do Estado. A comitiva será recebida com festa por prefeituras, associações e produtores ao longo do caminho.
O percurso também poderá ser acompanhado por todos os entusiastas. “A KombiQueijo tem um QR Code e poderá ser rastreada em tempo real, permitindo ao público acompanhar cada parada e as celebrações ao longo do caminho”, explica Maricell Hussein.
TRAJETO
Araxá é o ponto de partida da missão. Na sequência, o grupo segue para as regiões produtoras do Triângulo Mineiro, Cerrado, Serra do Salitre e Canastra. A aventura, então, ganha outros ares nas regiões de Serras da Ibitipoca, Campo das Vertentes e Diamantina, passando pelo Serro e Entre Serras da Piedade ao Caraça.
Antes da conclusão da jornada, a KombiQueijo faz uma parada em Belo Horizonte, programada para o dia 17 deste mês, onde o queijo será exibido e recebido no Mercado Central. A previsão é que o retorno a Araxá ocorra no dia 18 de novembro. Serão quase três mil quilômetros percorridos.
Qual é a sua reação?






